Tecnologia

Sites para testar velocidade da internet

Por Andre

Existem vários sites para testar velocidade da internet, através dos quais você pode conferir se a velocidade de navegação contratada junto à sua operadora é realmente aquela que está sendo oferecida, na prática.

Sites para testar velocidade da internet (Foto: Divulgação)

Muitos internautas vivem reclamando de lentidão na web, seja na hora de baixar ou enviar arquivos ou mesmo durante a navegação, para abrir uma página, por exemplo. De vez em quando, é comum que isso aconteça, devido à instabilidade da rede ou a outros motivos, mas se ocorrer com frequência, é bom verificar qual é o problema.

Utilizando os serviços dos sites para medir velocidade, é possível saber se o problema está na velocidade da conexão. Nesse caso, os valores apresentados após o teste estarão abaixo do que deveria ser oferecido, e você deve entrar em contato com a operadora. Se não for resolvido, procure a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e o Procon.

Rede Wi-Fi: como melhorar o sinal

Como melhorar o sinal do wireless do notebook

Sites para testar velocidade da internet

O Speed Test é um dos sites de medição de velocidade de conexão mais populares (Foto: Divulgação)

Alguns dos melhores sites para testar velocidade da internet são:

Brasil Banda Larga (recomendado pela Anatel)

Speed Test

Minha Conexão

RJNET

Todos esses sites para medir velocidade da conexão citados acima são gratuitos e apresentam, nos resultados, a velocidade de download, a velocidade de upload, taxas de transferência de download e upload, latência e a data e a hora da medição, entre outros dados.

Vale lembrar também que algumas operadoras possuem os seus próprios medidores de velocidade de conexão. Sendo assim, outra dica é entrar em contato com a prestadora de serviço e solicitar a medição da sua velocidade de conexão.

Como ost testes funcionam

Vários fatores podem interferir na velocidade da sua internet (Foto: Divulgação)

Os testes de velocidade de internet funcionam de maneira semelhante. Tais ferramentas fazem o download de dados a partir de um ou mais servidores e medem o quão rápidos esses arquivos foram recebidos. O mesmo procedimento se dá para verificar a taxa de upload.

Para obter melhores resultados, é importante não usar o computador para outras funções durante o teste, pausando downloads que estiver fazendo e fechando alguns programas, por exemplo.

Medir velocidade da conexão no smartphone

As ferramentas também podem ser usadas para medir a velocidade da internet no celular e no tablet (Foto: Divulgação)

Os sites para testar velocidade da internet citados acima servem para medir a conexão tanto na banda larga fixa quanto na banda larga móvel. No caso dos dispositivos móveis, há ainda outros aplicativos que facilitam a tarefa, disponíveis no Google Play (Android) e na App Store (iOS).

Recomendado para você
Tecnologia

Facebook login, como entrar no facebook.com.br

Tecnologia

Planos UOL Wi-Fi, Preços, Como Funciona

Tecnologia

Como criar um QR Code

Tecnologia

Itelefônica Webmail

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *