Menu

Serviços

Atualizado em 26 de janeiro de 2012, às 16:11 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Site para procurar pessoas perdidas

Existem sites especializados no assunto, mas que são desconhecidos pela maioria das pessoas.
382888 desaparecido Site para procurar pessoas perdidasA web tem criado facilidades para encontrar pessoas desaparecidas

Os avanços tecnológicos têm facilitado a vida das pessoas. Internet, celulares, computadores, carros e aviões são algumas das invenções que acabaram diminuindo a distância entre as pessoas, tornando muito mais fácil a comunicação com os amigos e familiares. Além de tornar a vida mais agradável e fácil, a tecnologia também serve para fazer pessoas felizes, tornando rápido e prático o que, há algumas décadas atrás, seria uma tarefa quase impossível.

Um dado que provoca tristeza e preocupação é o índice de crianças e adolescentes desaparecidos no Brasil. Para se ter ideia, desaparecem por dia, na cidade de São Paulo, em torno de 11 pessoas. Se todo o território nacional for considerado, o número chega a 500 desaparecidos diariamente; uma média de quase 200 mil casos por ano.

Segundo a Associação Brasileira de Busca e Defesa das Crianças Desaparecidas, o número de crianças e adolescentes que desaparecem anualmente chega a 40 mil. Infelizmente, do total de menores, cerca de 15% nunca retornarão à seus lares.

O avanço tecnológico propiciou uma oportunidade para essa situação mudar e o índice de pessoas que não são encontradas diminuir cada vez mais. Existem sites especializados no assunto, mas que são desconhecidos pela maioria das pessoas.

Dicas importantes

382888 Família feliz Site para procurar pessoas perdidasRecuperar um ente querido que desapareceu é o sonho de muitas famílias

A prevenção continua sendo a melhor ferramenta para evitar esse problema. Conscientizar as crianças de que não devem conversar nem dar informações a estranhos, certificar-se de que saibam de cor o endereço, telefone e nome dos pais e, no caso de filhos adolescentes, procurar saber quem são os amigos, são medidas simples que podem fazer toda diferença. Pessoas com problemas de memória ou especiais, não devem ser deixadas desacompanhadas.

O sumiço de uma pessoa não pode ser visto, pelas autoridades competentes, como simplesmente um número a mais na lista de estatísticas. A lei 11.259/06 é bem clara em especificar que, mediante registro de ocorrência de desaparecimento de criança ou adolescente, a delegacia responsável deve imediatamente começar uma busca, além de acionar aeroportos e terminais rodoviários. Essa é uma prática que nem sempre é cumprida, porém, nessa situação, é de fundamental importância que o cidadão exija seus diretos.

Principais sites de procura

Os sites nacionais mais conhecidos são:

Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

Iniciativa do Ministério da Justiça e Secretaria dos Direitos Humanos, esse site possibilita cadastrar os dados da pessoa desaparecida, servindo inclusive, como base de dados de pesquisa para outros sites especializados no assunto.

Desaparecidos

Desaparecidos MG

Pessoas Desaparecidas

Centro Brasileiro para Crianças Desaparecidas

Desaparecidos Brasil

Acessando os links é possível visualizar fotos e dados que ajudam a localizar as pessoas desaparecidas. Quem pretende encontrar alguém, pode fazer o cadastro, que é gratuito para todos os sites. A dica é inserir o máximo de informação possível e torcer para que tudo dê certo.

Caso algum desaparecido seja reconhecido em um dos sites, a primeira providência a ser tomada é entrar em contato com o Disque-Denúncia local ou ligar para o 190. Não é necessário se identificar e qualquer informação é sempre bem-vinda. É preciso ter em mente que existe  uma família à procura dessa pessoa, e sofrendo muito com isso.

382888 Modernidade facilida a vida 2 Site para procurar pessoas perdidasUse a internet para encontrar uma pessoa desaparecida
Conteúdo avaliado com média: