Search

Site da receita federal, www.receita.fazenda.gov.br

Conheça as ferramentas disponíveis e as vantagens oferecidas pelo site da Receita Federal. Regularize a sua situação sem precisar sair de casa!
Google plus

O Site da receita federal, www.receita.fazenda.gov.br disponibiliza vários serviços para os usuários, garantindo segurança e comodidade durante o acesso. O conteúdo abrange diferentes assuntos que ajudam a manter o controle da tributação e combater as irregularidades.

O site da Receita Federal garante diversas facilidades.

Site da receita federal, www.receita.fazenda.gov.br

Prático, moderno e instrutivo, o portal da Receita Federal permite que o internauta conheça as leis e normas que regem os tributos no Brasil. O acesso também concede informações a respeito de programas públicos, benefícios e consultas de recursos. No caso do internauta não compreender alguma ferramenta do site, ele pode entrar em contato com a central de atendimento para tirar dúvidas e obter instruções mais claras.

Além dos serviços de consultas online, o site também permite que os usuários façam o download de softwares úteis para o dia-a-dia da pessoa jurídica ou física, como é o caso do programa de emissão de formulários. Desta forma, fica claro que a Receita Federal vai muito além da Declaração de Imposto de Renda e permite realizar uma série de serviços sem sair de casa.

Veja também: Consulta CNPJ Receita Federal

O portal e-CAC tem serviços protegidos por Certificado Digital.

Usando as ferramentas disponíveis na internet, o indivíduo ou empresa não precisa ir até o prédio da Receita para resolver a sua situação, na verdade ele pode contar com o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Ao usar os recursos da Receita, é possível proteger os dados através de sigilo fiscal, uma garantia do Certificado Digital.

Acesse o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), obtenha mais informações a respeito das ferramentas e desfrute da comodidade dos serviços online.

Sobre a Receita Federal

A Receita Federal do Brasil (RFB) é responsável pela administração dos tributos federais, ou seja, controla todo o dinheiro que circula no país. Subordinada ao Ministério da Fazenda, ela tem várias funções, como consolidar a legislação, estabelecer políticas tributárias, supervisionar os serviços de fiscalização, fazer o processamento do CPF e CNPJ e realizar investigação fiscal.

A Receita Federal é responsável pela administração de tributos, por isso todos devem prestar contas a ela.

O papel da Receita Federal é importante para combater a sonegação, a pirataria, o contrabando, o tráfico d drogas e outras atividades consideradas ilegais.

Consultas Pessoa física e Empresa no Site da Receita Federal

O acesso aos serviços as Receita Federal foi facilitado graças à internet. O site oficial do órgão permite realizar a declaração de imposto de renda, emitir certidões negativas, solicitar comprovantes de inscrição e situação cadastral (CPF/CNPJ) e consultar processos. O espaço do RFB online garante o acesso a outros recursos, que permitem regularizar a situação tanto da pessoa física como jurídica. Confira alguns serviços oferecidos no site da Receita Federal:

Serviços para o Cidadão

 Aduana Legislação e Processos
 Cadastros Pagamentos e Parcelamentos
 Certidões e Situação Fiscal Restituição e Compensação
 Cobrança, Fiscalização, Isenção Senhas e Procurações
 Declarações e Demonstrativos Outros
 Dívida Ativa da União

Serviços em Destaque

 Declaração do Imposto de Renda 2015
 Processamento da Declaração do Imposto de Renda
 Consulta Pendências – Situação Fiscal
 Consulta Comprovante de Pagamento – DARF e DJE
 Caixa Postal
Serviços para a Empresa
 Aduana  Legislação e Processo
 Cadastros Pagamentos e Parcelamentos
 Certidão e Situação Fiscal Regimes e Registros Especiais
 Cobrança, Fiscalização, Isenção Restituição e Compensação
 Conveniados e Parceiros Senhas e Procurações
 Declarações e Demonstrativos Simples Nacional
 Dívida Ativa da União – DAU Outros

 

Serviços em Destaque

Veja também: Consulta CPF Receita Federal 

Para facilitar a vida do usuário, a Receita Federal criou um canal no youtube com dicas diversas que facilitam para o melhor entendimento do usuário. Abaixo está o canal do youtube da Receita Federal onde você pode ver todas as matérias através da playlist.


Google plus


Este artigo possui 12 comentários

  1. marilene
    Publicado em 02/08/2012 às 10:39 AM [+]

    Gostaria d saber como posso consultar meu cpf gratuitamente. obrigada.

  2. MTJac
    Publicado em 02/08/2012 às 2:57 PM [+]

    Este link poderá te ajudar: http://www.mundodastribos.com/consulta-cpf-gratuita.html

  3. Jureslavo José Vieira
    Publicado em 05/03/2013 às 1:50 PM [+]

    Desejo saber se:
    Até que idade um aposentado deve declarar IRPF, OU TEM PARÂMETROS de faix salarial ?

  4. Lourdes Guimarães
    Publicado em 11/03/2013 às 5:27 PM [+]

    O desconto realizado pela fonte pagadora no pagamento do 13 salário do contribuinte,com o I.R.retido na fonte e contribuição previdenciaria,poderão ser computados no cálculo para apuração de re
    stituição do IMPOSTO?

    Por favor aguardo uma resposta “urgente”;

    Muito obrigada.

  5. Elena Camargo
    Publicado em 17/03/2013 às 1:44 PM [+]

    meu marido esta com o seu CPF bloqueado, e como faço entrei na internet e consta uma firma nonseu nome,mas faz mas de 9 anos que ele é isento como faço para saber sua situação.

  6. Sueli
    Publicado em 02/04/2013 às 10:50 PM [+]

    Elena,

    Veja:
    http://www.mundodastribos.com/como-regularizar-meu-cpf-cadastro-pessoa-fisica.html

    Boa Sorte!!

  7. kelly
    Publicado em 11/03/2015 às 4:55 PM [+]

    olá minha filha é portadora da síndrome de down gostaria de realizar a compra de um carro para seu transporte com faço isso?o que é preciso?

  8. juarez de quadros barbosa
    Publicado em 19/03/2015 às 11:02 AM [+]

    Em janeiro/15 solicitei e recebi da Operadora do meu plano uma planilha detalhada : (documento nº, data de pgto., local pgto., atraso mensalidade, co-participação, aditivos, adesão, despesas bancárias, juros/multa, ,,,, total pago) c/ os pagamentos de mensalidades efetuadas no período de ja-dez/2014. Em março/15 entrei em contato c/ a Operadora do meu plano e solicitei que enviassem via e-mail ” declaração / demonstrativo com os pagamentos de mensalidades efetuadas ” no período acima, p/ que eu pudesse declarar à Receita Federal – exerc. 2015. A minha surpresa é que a declaração enviada em março/15 detalhando vencimento, pagto., valor pago feitos mensalmente, não bate com a planilha enviada em janeiro/15. Os juros/acréscimos não foram computados nesta declaração. Entrei em contato com a Operadora do meu plano e a pessoa contactada/responsável pela minha indagação (divergência) informou que o ” sistema ” não considerava p/ efeito de imposto de renda os encargos (juros/mora) pagos. Dúvida : Deve-se considerar os encargos ( juros/mora) na informação para a Receita Federal ou expurgá-los . Se sim, a quem (telefone / e-mail) devo recorrer, já que a Operadora do meu plano esta relutante e inflexível na informação ?

  9. juarez de quadros barbosa
    Publicado em 19/03/2015 às 11:13 AM [+]

    Meu filho (de 31 anos) é beneficiário dependente e eu titular no plano de saúde-dental. Apresentamos declaração de imposto de renda ” em separado “. Pode-se utilizar / informar os gastos totais (meu+dele) com o plano de saúde, na declaração dele (filho) ?
    JQB.

  10. vera lucia rodrigues de souza soares
    Publicado em 02/12/2015 às 10:35 AM [+]

    gostaria de saber se o imposto retido em fonte descontado no beneficio de pensionista..é devolvido todo o ke foi descontado ou so uma parte

  11. Cicera Ferreira de Alencar
    Publicado em 04/12/2015 às 12:03 PM [+]

    Gostaria de agendar a renovação do meu passaporte. Como devo proceder?

  12. rogerio da silva couto
    Publicado em 22/04/2016 às 3:37 PM [+]

    Perdi o numero do recibo da declaração apresentada em 2015. como faço para conseguir o número?

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top