Sisutec.mec.gov.br – Cursos Gratuitos Pronatec

Confira as informações sobre sisutec.mec.gov.br – Cursos Gratuitos Pronatec e saiba como aproveitar essa oferta de qualificação grátis, ideal para quem deseja atualizar seus conhecimentos para ingressar no mercado de trabalho.

sisutec.mec.gov.br - Cursos Gratuitos Pronatec (Foto Ilustrativa)
sisutec.mec.gov.br – Cursos Gratuitos Pronatec (Foto Ilustrativa)

Gerenciado pelo Ministério da Educação, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica seleciona novos alunos para cursos técnicos gratuitos oferecidos por instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, em todo o Brasil.

Uma boa parte dessas oportunidades disponibilizadas no ensino profissional gratuito faz parte do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), lançado em 2011 pelo governo federal, que objetiva facilitar o ingresso da população carente em cursos profissionalizantes, ministrados nas instituições parceiras.

CONTEÚDO

sisutec.mec.gov.br – Cursos Gratuitos Pronatec

Vários cursos técnicos na área de saúde são oferecidos pelo programa (Foto Ilustrativa)
Vários cursos técnicos na área de saúde são oferecidos pelo programa (Foto Ilustrativa)

Os cursos grátis Pronatec, disponibilizados através do Sisutec, têm como público-alvo os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). É que a seleção dos alunos tem como base as notas do Enem 2019.

Quem fez o Enem no ano anterior pode não só concorrer a uma vaga no ensino superior gratuito, através do Sisu, mas também pleitear vagas em cursos técnicos Pronatec grátis, usando as notas obtidas no exame.

A quantidade de vagas para cursos Sisutec ainda não foi definida, mas a expectativa é de que dezenas de milhares de vagas sejam oferecidas.

Cursos Sisutec gratuitos

Os cursos de Informática são bastante procurados (Foto Ilustrativa)
Os cursos de Informática são bastante procurados (Foto Ilustrativa)

A lista de cursos gratuitos Sisutec é bastante ampla, variando de acordo com a região e a instituição. Interessados em se qualificar encontram habilitações como Técnico em Farmácia, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia, Técnico em Administração e Técnico em Recursos Humanos.

Entre as opções, também há Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Lazer, Técnico em Construção Naval, Técnico em Impressão Offset, Técnico em Plásticos, Técnico em Petróleo e Gás, Técnico em Rádio, Técnico em Produção de Moda, Técnico em Design de Joias, Técnico em Confeitaria, Técnico em Alimentos e Técnico em Mineração, além de várias outras.

Inscrições Sisutec

Página do Sisutec para inscrições (Foto Ilustrativa)
Página do Sisutec para inscrições (Foto Ilustrativa)

O prazo para inscrições Sisutec ainda não foi aberto, mas o Ministério da Educação deve começar a receber os cadastros em breve. E para não perder essa chance de se qualificar de graça, fique atento ao site oficial do programa, http://sisutec.mec.gov.br, onde todas as informações serão divulgadas.

Para participar do Sisutec segundo semestre, você deve ter feito o Enem 2019 e tirado nota acima de zero na redação, além de cumprir outros requisitos.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0