Você já conhece a Dieta do Carboidrato? Clique Aqui X

Menu
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > SiSU MEC – Inscrições no MEC para Seleção Unificada

Benefício federal pode ser usado para quem deseja ingressar no ensino superior.
0 5 Votos 0 - Votar

O SiSU MEC – Inscrições no MEC para Seleção Unificada é um programa do governo federal que ajuda jovens de todo o país a ingressar no ensino superior. Através de várias etapas, o programa visa selecionar alunos que precisam da vaga numa universidade, mas quem não tem condições de pagar. O programa funciona em todo território nacional e há um limite máximo no número de pessoas que podem utilizar o programa nas faculdades.

41934 SiSU MEC Inscrições no MEC para Seleção Unificada 1 SiSU MEC   Inscrições no MEC para Seleção Unificada SiSU MEC - Inscrições no MEC para Seleção Unificada (Foto Ilustrativa)

SiSU MEC – Inscrições no MEC para Seleção Unificada

Para ter acesso ao SiSU MEC – Inscrições no MEC para Seleção Unificada, o estudante necessita participar do maior vestibular do país, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A partir desta avaliação, onde inúmeros estudantes participam pelo Brasil inteiro, é que é possível saber se dá ou não para entrar na lista do Sisu, pois é preciso atingir uma nota para aí então participar do programa unificado. Depois disso, aí existem outras etapas importantes que devem ser passadas pelos estudantes. Mas, antes disso,  o importante é focar no Enem e se preparar para a prova nacional.

Leia mais informações sobre: SISU 2015 EDITAL E INSCRIÇÃO

Exame Nacional do Ensino Médio

O Enem é um exame muito importante, ainda mais com essa nova proposta em que ele está oferecendo, muitas universidades estão aceitando a nota referente ao exame como nota de vestibular, isso poupa muitas inconveniências para quem lida com o estresse do final de ano na tentativa de conseguir uma boa faculdade para estudar.

As inscrições para as vagas por intermédio do Sistema de Seleção Unificada oferecidas por universidades federais, agora serão ao todo cerca de 51 instituições publicas oferecendo aproximadamente 47,9 mil vagas. O sistema de seleção unificada vai ser efetivado em três etapas.

Enfim, vamos aguardar que esse procedimento se efetive com êxito e que os estudantes possam se beneficiar com as novidades previstas pelo Enem. Vamos aguardar progresso na tentativa de investir na educação do nosso país, por intermédio de ações como essas. Lembrando que o corte na educação não afetou o programa.

Três etapas para conseguir o benefício

Os candidatos terão três etapas para concorrer. A primeira vai do dia 29 de janeiro a 3 de fevereiro. A cada dia, a partir do dia 30, o estudante vai saber qual a nota de corte do curso que escolheu. Por exemplo: no dia 29, ele se inscreve para o curso de Engenharia na universidade A. Na madrugada de sexta para sábado, o sistema faz um processamento e, de acordo com as notas de quem se inscreveu, gera uma nota de corte no sábado.

A partir das 6h do sábado, este aluno poderá ver a nota e avaliar se tem chances ou não de entrar no curso. De posse dessa informação, ele poderá escolher outro curso e/ou outra instituição. Novamente, do sábado para o domingo, o sistema refaz o processamento e gera uma nova nota de corte de acordo com as inscrições acumuladas deste sexta-feira.

41934 SiSU MEC Inscrições no MEC para Seleção Unificada 4 SiSU MEC   Inscrições no MEC para Seleção Unificada Para conquistar o benefício existem três etapas (Foto Ilustrativa)

As notas são ponderadas de acordo com o que a instituição quer. Um curso de medicina, por exemplo, pode dar mais importância à nota de matemática do que à nota de português. Esse é um dos motivos pelos quais a nota de corte é mutável.

Este processo termina no dia 3 de fevereiro. Somente a partir daí o sistema gera a lista de alunos selecionados e as instituições se encarregam de fazer sua seleção. No dia 15 de fevereiro, o MEC reabre nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes. Essa nova etapa continua até o dia 20, quando será gerada uma nova lista de selecionados. Uma terceira etapa semelhante está prevista entre os dias 1º e 3 de março, com resultado no dia 5.

A escolha do curso

Em cada uma das três etapas os candidatos poderão optar por concorrer definitivamente a vagas em apenas um curso.

As inscrições SiSU MEC/PROUNI 2010 já começaram, levando-se em consideração de que o exame previsto vai acontecer mais ou menos na metade deste ano, leia este outro artigo com todas as informações: sisu.mec.gov.br – SISU MEC. Os candidatos em que tiveram a oportunidade de participar do Enem 2009 já poderão estar usufruindo das oportunidades oferecidas pelo SiSU.

41934 SiSU MEC Inscrições no MEC para Seleção Unificada 2 SiSU MEC   Inscrições no MEC para Seleção Unificada Mesmo com cortes na educação, programa continua valendo para todo o País (Foto Ilustrativa)

Assim que as vagas para SiSU MEC2010 estiverem abertas informaremos pra vocês, por isso fiquem ligados em nosso blog, e nas atualizações em que vamos fazer, mas ainda tem um bom chão pela frente, vamos aguardar que não hajam problemas como no ano passado na aplicação das provas do Enem e que tudo ocorra bem.

Leia mais informações sobre: COMO SE INSCREVER NO SISU 2015

Sisu online

Para que você possa participar do processo seletivo SiSU através do portal oficial é solicitado ao candidato que informe o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem 2009 por intermédio da opção “Acesse o Sistema de Seleção Unificada”.

Não fique de fora das oportunidades oferecidas pelas 51 instituições do SiSu Enem 2010, já informamos como realizar as suas inscrições e participar dos processos seletivos, agora é com você.

Para saber mais informações, baste acessar o site sisu.mec.gov.br . Quer saber mais sobre o Sisu ou Enem? Confira as dicas que preparamos sobre esses e outros assuntos!

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL