Menu

Educação

Atualizado em 26 de setembro de 2014, às 15:08 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > SiSU MEC – sisu.mec.gov.br – Inscrições SiSU MEC

O Sistema de Seleção Unificada distribui vagas para cursos superiores. Saiba mais lendo o texto ‘SiSU MEC – sisu.mec.gov.br – Inscrições SiSU MEC’.

SiSU MEC – sisu.mec.gov.br – Inscrições SiSU MEC’ é o que você quer saber? Então leia essa matéria e descubra tudo sobre o sistema criado pelo Ministério da Educação para distribuir vagas em cursos superiores gratuitos.

41928 SiSU MEC – sisu.mec .gov .br – Inscrições SiSU MEC 1 SiSU MEC   sisu.mec.gov.br   Inscrições SiSU MECSiSU MEC - sisu.mec.gov.br - Inscrições SiSU MEC. (Foto: Divulgação)

Como funciona o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem.

O Sisu MEC é gerenciado pelo Ministério da Educação e funciona principalmente por causa da parceria com universidades federais. Trata-se de um sistema informatizado, que classifica os candidatos de forma automática. Cada curso superior com vagas disponíveis também adota uma nota de corte, ou seja, uma nota mínima para que o candidato possa se inscrever.

O processo seletivo SISU MEC é realizado duas vezes por ano, logo no início de cada semestre letivo. A inscrição é totalmente gratuita e consiste em apenas uma etapa pela internet.

Leia mais: Lista de instituições que participam do Sisu 2013

41928 SiSU MEC – sisu.mec .gov .br – Inscrições SiSU MEC 2 SiSU MEC   sisu.mec.gov.br   Inscrições SiSU MECO Sisu distribui vagas gratuitas para cursos superiores. (Foto: Divulgação)

O Sisu tem 115 universidades parceiras, que estão presentes em todos os estados brasileiros. O sistema é utilizado para distribuir vagas de cursos de bacharelado, licenciatura e superior tecnológico. Na edição do 2º semestre de 2014, o curso mais concorrido do Sisu foi Medicina da UFMG, com 163 candidatos por vaga.

SiSU MEC – sisu.mec.gov.br – Inscrições SiSU MEC

As inscrições Sisu MEC são realizadas pela internet, através do site oficial sisu.mec.gov.br. Para acessar o sistema, o candidato precisa informar o número de inscrição e a senha da última edição do Enem.

Quando estiver dentro da plataforma do Sisu MEC, o candidato deve definir duas opções de cursos, escolhendo por ordem de preferência. Enquanto o período de inscrição estiver aberto, ele pode ficar à vontade para alterar a sua escolha.

41928 SiSU MEC – sisu.mec .gov .br – Inscrições SiSU MEC SiSU MEC   sisu.mec.gov.br   Inscrições SiSU MECAs inscrições no Sisu acontecem pela internet. (Foto: Divulgação)

O período de inscrição do Sisu dura, em média, uma semana. Depois, o MEC publica a primeira lista de chamada e realiza as matrículas. As vagas que sobram são preenchidas pelos candidatos da segunda chamada. Se, depois de duas convocações, ainda existirem vagas para cursos SiSu, então os estudantes da lista de espera são contemplados.

Há pouco tempo o Sistema de Seleção Unificada encerrou as inscrições do 2º semestre de 2014. Agora, os estudantes terão que aguardar janeiro de 2015 para disputar uma vaga. O Ministério da Educação, no entanto, ainda não publicou maiores detalhes sobre o Sisu MEC 2015.

Em breve serão publicadas mais informações sobre o ‘SiSU MEC – sisu.mec.gov.br – Inscrições SiSU MEC’. Aguarde!

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.