Menu

Educação

Atualizado em 6 de janeiro de 2014, às 15:05 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > SISU MEC 2014: Como se inscrever

O Ministério da Educação está ofertando muitas oportunidades para quem está querendo ingressar na universidade através do Sisu.

Os interessados em uma oportunidade de estudar em uma universidade em 2014 pode se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), mas para isso, é preciso ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e não ter zerado em nenhuma das fases da avaliação.

670027 SISU MEC 2014 Como se inscrever 000 SISU MEC 2014: Como se inscreverO Sisu abriu suas inscrições (Foto: Divulgação)

Os estudantes podem fazer a sua inscrição por meio da internet, sendo que as inscrições vão até sexta-feira, dia 10 de janeiro. No site do programa os estudantes já podem consultar as oportunidades disponíveis em pelo menos 115 instituições vinculadas pelo Sisu.

Quem pode se inscrever no Sisu?

Podem se inscrever no Sisu os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio de 2013 e não zerou na redação. Para se inscrever o estudante precisa do número de inscrição e da senha no Enem. Se por acaso o estudante estiver sem o número da inscrição é possível recuperá-la por meio do site do exame.

670027 SISU MEC 2014 Como se inscrever SISU MEC 2014: Como se inscreverO Sisu oferece muitas opções de cursos diferenciadas (Foto: divulgação)

Duas opções de cursos

Ao se inscrever no Sistema de Seleção Unificada, o estudante pode optar por até duas opções de curso, sendo que as escolhas devem ser realizadas por ordem de preferência. Mas tenha muita atenção, pois é possível alterar estas opções durante todo o período de inscrição.

O candidato também necessita expressar se quer concorrer às oportunidades de ampla concorrência, as oportunidades reservadas à lei federal de cotas ou às vagas que vão às demais políticas afirmativas das instituições. Por determinação da lei federal de cotas, as instituições devem reservar pelo menos 25% das vagas do Sisu para estudantes que realizaram por todo o ensino médio em escolas públicas.

Algumas universidades participantes do Sisu aderiram a notas mínimas para inscrição em determinados tipos de cursos. Se a nota do candidato não for considerada suficiente para concorrer a àquele curso ele será recuperado.

Uma vez por dia, o sistema do Sisu vai calcular a nota de corte para cada curso com base no número de oportunidades disponíveis e no total dos candidatos que estão inscritos naquele curso por modalidade de concorrência.  Até o dia 10 de janeiro, no período de inscrição, o candidato pode consultar sua classificação parcial na opção de curso escolhido em seu boletim na página do Sisu.