Sisu edição meio do ano inscrições abertas 2016

PUBLICIDADE

Quem perdeu a primeira chamada do Sisu no começo do ano não pode ficar de fora da chamada Sisu edição do meio do ano inscrições abertas 2016. O site ainda não tem as informações do cronograma do meio do ano, porém o jovem que fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2015 pode ficar atento e pronto para fazer sua inscrição e assim ingressar num bom curso de ensino superior por meio deste programa de gratuidade promovido pelo Governo Federal.

Sisu edição meio do ano inscrições abertas 2016 (Foto: Exame/Abril)
Sisu edição meio do ano inscrições abertas 2016 (Foto: Exame/Abril)

Sisu edição meio do ano inscrições abertas 2016

Assim como na primeira edição do começo do ano, o Sisu edição do meio do ano inscrições abertas 2016 ficará poucos dias disponíveis para que o estudante faça sua inscrição, preenchendo seus dados e optando por alguns cursos. Só para você ter uma ideia, no começo deste ano, as inscrições para o sistema unificado de ensino foram abertas no dia 11 e no dia 14 foram encerradas, ou seja, quem não ficar atento pode perder o prazo da inscrição.

Leia mais informações sobre: Sisu meio do ano cidades e instituições para fazer inscrição

PUBLICIDADE

Como fazer a inscrição?

Fique atento aos prazos para não perder a oportunidade (Foto: Exame/Abril)
Fique atento aos prazos para não perder a oportunidade (Foto: Exame/Abril)

Para fazer a inscrição no Sisu é preciso, primeiramente, ter participado do Enem. Feito isso, o jovem que for se candidatar no sistema precisa utilizar sua identificação e senha do Enem para conseguir fazer as inscrição no sistema do Sisu, tudo isso de forma simples e rápida feita pela internet. Assim que o estudante acessar o site do Sisu, através do plataforma do MEC (Ministério da Educação), é possível ver o ícone laranja ‘Faça sua Inscrição’. Clicando ali, o jovem será redirecionado para inserir dados do Enem 2015 (vale lembrar que as informações não podem ser de outras edições do exame nacional). Feio isso, agora é hora do preenchimento de algumas informações pessoais e fazer as escolhas dos cursos.

Processo rápido

Para entrar no programa é preciso ter feito o Enem do ano anterior (Foto: Exame/Abril)
Para entrar no programa é preciso ter feito o Enem do ano anterior (Foto: Exame/Abril)

Feito sua inscrição, agora é aguardar o processo de seleção. Tudo isso acontece em menos de um mês, como ocorreu no começo deste ano. As inscrições foram abertas no dia 11 de janeiro e foram encerradas no dia 14. Já no dia 18 do mesmo mês foram divulgados os resultados da primeira chamada, sendo que deste mesmo dia até o dia 29 de janeiro, era possível participar da lista de espera (isso seguindo os procedimentos do programa). Entre este período, os selecionados puderam fazer a matrícula entre os dias 22 e 26. E no dia 04 de fevereiro foram divulgadas as listas de esperas com base nos cursos e nas universidades escolhidas.

Leia mais informações sobre: Inscrições para o Sisu 2016 iniciam dia 11 de janeiro

Outros programas do governo federal

Programa ajuda quem quer ingressar na universidade (Foto: Exame/Abril)
Programa ajuda quem quer ingressar na universidade (Foto: Exame/Abril)

Quem não conseguiu o Sisu pode ficar atento ao ProUni (Programa Universidade Para Todos), que também é promovido pelo Governo Federal. Bem parecido com o sistema do Sisu, o ProUni dá uma bolsa de estudos para o jovem que deseja fazer o curso superior. A bolsa pode variar de acordo com a pontuação do aluno no Enem, requisito para participar do programa. Portanto, as novidades deste sistema também podem ser conferidas na página oficial do MEC na internet.

Quer mais dicas sobre este e outros programas? Então confira nossos artigos e fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.