Menu

Educação

Atualizado em 18 de junho de 2012, às 9:42 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Sisu 2012-2013 inscrições segundo semestre

O Sisu está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2012. Confira informações sobre o processo seletivo e saiba como se inscrever.
535961 guia para enem 2012 Guia Enem 2012 Confira um guia completo para o Enem 2012, com várias dicas para você passar na prova.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado neste sábado (3 de novembro) e domingo (4 de novembro). A avaliação é composta por quatro provas objetivas, cada uma contém 45 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia de exame os participantes terão de fazer 45 questões de múltipla escolha sobre ciências humanas e outras 45 sobre ciências da natureza. Já no segundo dia de avaliação, serão 45 questões de linguagens e códigos, que inclui português e inglês ou espanhol, e mais 45 questões de matemática. Os candidatos terão ainda que realizar uma redação, que também conta no montante de pontos que define sua média aritmética no Enem.

535961 Enem 2012 01 Guia Enem 2012
O Enem será aplicado nesses dias 3 e 4 de dezembro (Foto: Divulgação)

Novidades Enem 2012

As principais mudanças do Enem 2012 são quanto à correção da redação. No ano passado, os textos eram corrigidas por dois profissionais e, quando havia diferença de mais de 300 pontos, a redação era encaminhada a um supervisor que tinha a missão de dar a nota final do candidato.

Diante dos muitos processos judiciais de candidatos que questionaram suas notas finais nas redações, o MEC decidiu que cada avaliação será corrigida por dois corretores obrigatoriamente, de modo independente, e que avaliarão cinco competências. Caso as notas dos dois corretores tenham uma diferença de até 200 pontos, a nota final será feita a partir de uma média aritmética das duas avaliações. Mas, se a diferença da nota final entre os dois profissionais que a creditaram for maior que 200 pontos, haverá uma terceira correção.

- Certificado de conclusão do Ensino Médio

A partir da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio, as pessoas que fizerem a prova em busca da certificação de conclusão do ensino médio terão de ter um desempenho melhor do que em anos anteriores. A pontuação mínima necessária subiu de 400 para 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.

Local de provas do Enem 2012

Os cartões de confirmação com os locais de prova de cada candidato estão sendo entregue aos inscritos desde o dia 10 de agosto. Para quem não recebeu essa carta ou quer confirmar o lugar que realizarão as provas, saiba que é possível fazer essa consulta por meio do site do Enem (http://sistemasenem2.inep.gov.br). Para consultar o local de prova do Enem 2012 basta acessar o link, clicar no botão “Locais de prova”, adicionar o número do CPF e a Senha no campo que esses dados são solicitados. Quem esqueceu a senha poderá recuperá-la clicando no item “Esqueci minha senha”.

Simulados para Enem 2012

Por meio da realização de simulados o candidato pode adquirir mais experiência para o Enem 2012, já que as questões dessa “avalição sem validade”, o aluno deve responder questões parecidas com as que caem no teste do Enem. Mas, para que os simulados ajudem no Exame Nacional do Ensino Médio é preciso seguir as mesmas regras, ou seja, fazer a prova em no máximo 4h30. Para treinar para essa avaliação que pode ajudar no ingresso a universidade, o Mundo das Tribos criou vários textos com dicas de locais aonde você possa encontrar simulados gratuitos para o Enem, confira:

- Simulado gratuito do Enem

- Sites Onde Encontrar Simulados Enem

- Anglo Vestibulares: simulado Enem 2012 na internet

- Simulado Enem gratuito online 2012

- Simulado do Enem

535961 Enem 2012 04 Guia Enem 2012
A Universia Brasil levantou possíveis temas de redação para o Enem 2012 (Foto: Divulgação)

Temas de redação para o Enem 2012

Treinar a redação também é fundamental para conquistar boas chances de ter uma nota bem acima da média no Enem e é importante estipular um tempo médio, de no máximo, 60 minutos. Para nessa preparação para o exame, segue uma lista feita pela Universia Brasil com alguns possíveis temas de redação para o Enem 2012:

  1. As Questões Ambientais
  2. Bullying
  3. Violência nas Escolas
  4. A Violência no Trânsito
  5. Participação Política
  6. Álcool X Trânsito
  7. Desarmamento
  8. Desigualdade Social
  9. Esporte como fator de inclusão social
  10. Comportamento jovem nas mídias sociais

Os temas abaixo já fora utilizados em redações de edições anteriores do Enem:

  • 1998- “Viver e aprender”
  • 1999- “Cidadania e participação Social”
  • 2000-“Direito da criança e do adolescente: Como enfrentar esse desafio Nacional”
  • 2001- “Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito”
  • 2002- “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?”
  • 2003- “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras do jogo?”
  • 2004- “Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?”
  • 2005- “ O trabalho Infantil na sociedade brasileira “
  • 2006- “O poder de transformação da leitura.”
  • 2007- “O desafio de se conviver com as diferenças.”
  • 2008-“Aquecimento Global”
  • 2009-“O individuo frente à Ética”
  • 2010-“ Trabalho na construção da dignidade humana”
  • 2011- “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”

Provas anteriores do Enem

Outro meio de conhecer o Enem é refazendo provas que já foram aplicadas em anos anteriores. Por isso, separamos abaixo os cadernos de questões do Enem de 2011 e seus respectivos gabaritos para que você possa treinar. Através dessas apostilas do Enem ficará mais fácil saber como será a avaliação esse ano.

- Provas Enem 2011 (1° dia)

- Caderno Azul

- Caderno Amarelo

- Caderno Branco

- Caderno Rosa

- Provas Enem 2012 (2° dia)

- Caderno Amarelo

- Caderno 6 – Cinza

- Caderno 7 – Azul

- Caderno 8 – Rosa

- Gabarito Enem 2011 (1° dia de prova)

- Azul

- Amarelo

- Branco

- Rosa

- Gabarito Enem 2011 (2° dia de prova)

- Amarelo

- Cinza

- Azul

- Rosa

535961 Enem 2012 03 Guia Enem 2012
Alguns cuidados ao fazer a prova do Enem são importantes tomar (Foto: Divulgação)

Cuidados na prova do Enem

Para você não jogar fora a oportunidade de ir bem no exame, nós separamos algumas dicas úteis que vão auxiliar nesse dia tão especial. Mas antes de ver os cuidados que se deve ter durante o Enem, lembre-se que manter a calma é essencial. No dia anterior nada de estudar e dormir tarde. Descanse e faça coisas que vão o deixar relaxado para dar o seu melhor na avaliação. Agora, vamos as dicas para evitar problemas durante o Enem:

- Verifique o local de prova com antecedência e se nunca tiver ido a essa escola faça o percurso antes do dia da avaliação.

- Saia de casa em um horário que permita a chegada ao local de prova ao menos 30 minutos antes do seu início.

- Leve esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e documento original com foto, como o RG ou CNH.

- Desligue o celular e alarmes que estiverem ativados antes de entrar na sala da prova (se possível, deixe o celular em casa).

- Não leve para o Enem em hipótese alguma:  calculadoras, pagers, bips, gravadores, aparelhos de mp3 (ou similares) e relógios (serão proibidos na prova).

- Confira o caderno de questões e o cartão de resposta antes de começar a avaliação.

- Aguarde o comando dos fiscais de sala para começar o Enem.

Universidades do Enem

O maior motivo que levam milhares de jovens a realizar o Enem é a possibilidade de ingresso na universidade. Somente nessa edição, mas de 70 instituições de ensino vão usar parcial ou integralmente as notas do exame no seu processo de seleção.

Conheça as universidades que vão utilizar o Enem na seleção de estudantes: UFAC, UFBA, UFRB, Uneb, Univasf-BA, UFC, UEAP, Unifap, Ufam,  UFAL, Uncisal, Uesb, Uesc, Unifor, Unilab, UnB, Ufes, UFVJM, Unicentro-PR, UFPel, UFScar, Unicamp, USCS, UFS, Unila, UTFPR, UFPE, UFRPE, Univasf-PE, UFPE, Univasf-PI, UFF, UFRJ, Unirio, UFRRJ, UEMS, UFJF, UFSJ, UFTM, Ufop, UFMG, UFU, UFV,  UFPA, UEPB, UFCG, UFPB, UFPR, UEL, UFRN, Unifal, Unifei, Ufopa, , UFG, UFMA, UFMT, Unemat, Ufersa, UFRGS, UFSM, Unipampa, UFRR, Unir, UFFS-SC, Uesc, UFABC, Unifesp, Unesp,  Furg, Uergs, UFCSPA, UFMS, UEPG, Uern, UFFS e UFT.

Gabaritos Enem 2012

Os gabaritos das provas objetivas do Enem 2012 serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Quem esperou o tempo mínimo de permanência na sala de provas de duas horas pode levar para casa o caderno de questões do Enem e poderá conferir junto ao gabarito, mas o resultado oficial não será o obtido pela comparação das marcações que você fez no caderno de questões e sim o que o MEC vai divulgar.

535961 Enem 2012 02 Guia Enem 2012
O resultado do Enem 2012 poderá ser visto em dezembro (Foto: Divulgação)

Resultado do Enem 2012

Os participantes poderão acessar os resultados individuais do Enem 2012 a partir de 28 de dezembro no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br. Após a divulgação desses dados é que os processo de seleção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para Todos (Prouni) terão seus cronogramas divulgados.

Leitura interessantes Enem 2012

Para finalizar esse guia direcionado a quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio desse ano, separamos alguns textos que falam mais sobre o Enem e certamente vão auxiliar a entender melhor como funciona a prova, os meio de se conseguir bolsas de estudo utilizando a média do Enem e até métodos de estudos para ir melhor na prova. Confira abaixo:

- Critérios que invalidam a redação Enem 2012

- Como se aplica o Enem 2012 nos vestibulares

- Dicas de Como Estudar para o Enem

- Enem 2012 – SiSu 2012, Inscrições, Vagas, Universidades

- Enem 2012 – Prouni 2012, Inscrições, Vagas, Datas

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL