Tecnologia

Sistema de alerta de catástrofes do Twitter chega ao Brasil

Por Andre

Bastante difundido no exterior, onde é muito utilizado para emitir avisos em diferentes tipos de situações emergenciais, o sistema de alerta de catástrofes do Twitter já está disponível no Brasil.

Com o serviço, os usuários do microblog podem ser avisados sobre a ocorrência de alagamentos, terremotos e outros tipos de desastres naturais (Foto: Divulgação)

O “Twitter Alertas”, como também é conhecido o serviço, é um importante aliado para diversos tipos de organizações e entidades, que transmitem aos seus seguidores, na rede de microblogs, vários alertas sobre situações de emergência que envolvem a segurança pública, o mau tempo e a acessibilidade, especialmente quando os meios tradicionais de comunicação não estiverem disponíveis.

Organizações que atuam em países como os Estados Unidos, o Japão, a Inglaterra, a Coreia do Sul e a Irlanda, entre outros, já utilizam o serviço para avisarem aos seus seguidores no Twitter sobre os perigos provocados por enchentes, nevascas, furacões e outros desastres naturais, podendo ser usado também em diversas outras situações de crise ou emergência.

Como funciona

Mensagens SMS, notificações e tweets sinalizados são enviados para os seguidores dos perfis que disponibilizam a ferramenta (Foto: Divulgação)

Ao se tornar seguidor de uma conta no Twitter que disponibiliza a função de alertas do Twitter, o usuário passa a receber, em seu celular, mensagens de texto SMS avisando sobre catástrofes, desastres naturais, ocorrência de terremotos, tsunami, desabamentos, atentados e outras situações de risco.

Os usuários do aplicativo do Twitter para Android e iOS, seguidores de perfis que contam com a ferramenta, também recebem notificações diferenciadas em seus aparelhos, cujos tweets são sinalizados com um sino laranja, para dar maior visibilidade e chamar a atenção.

Dessa forma, é possível receber informações oficiais e confiáveis de entidades que estejam atuando diretamente na prevenção ou na resolução de tais problemas, evitando que mais pessoas se envolvam naquelas ocorrências.

No exterior, organizações como a Cruz Vermelha, departamentos de Polícia e Bombeiros e Departamentos de Segurança Nacional já utilizam a funcionalidade em seus perfis oficiais na rede social.

Entidades que já usam o serviço no Brasil

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio é a primeira entidade brasileira a aderir ao serviço (Foto: Divulgação)

A primeira organização a usar o sistema de alertas do Twitter no Brasil é o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro (COR), que reúne informações de 30 entidades municipais e estaduais, avisando aos internautas sobre ocorrências de chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsitos, entre outras situações emergenciais.

Para receber os avisos, basta cadastrar a sua conta no Twitter na página do COR no serviço de microblog (https://twitter.com/OperacoesRio/alerts), clicando na opção “Ativar Alertas de @OperacoesRio”.

Recomendado para você
Tecnologia

Como criar um QR Code

Tecnologia

Entrar no Hotmail: www.hotmail.com.br

Tecnologia

Planos UOL Wi-Fi, Preços, Como Funciona

Tecnologia

Itelefônica Webmail

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *