Menu

Serviços

Atualizado em 11 de junho de 2010, às 19:31 por Dany Negrao
Você está em: MundoDasTribos > Sispass Relação de Passeriformes

Sispass Relação de Passeriformes Sispass Relação de Passeriformes

A legislação brasileira é rígida no quesito criação de animais, principalmente quando o assunto é pássaro e animais silvestres. Para a criação desses dois tipos é preciso toda uma documentação e papelada. Se você for trabalhar comercialmente com a venda de pássaros, por exemplo, você precisa de um registro e uma licença, mas a maioria hoje deseja fazer a criação de pássaros, seja por carinho às aves ou mesmo para torneios.

A venda sem licença e para pessoas que não tem a documentação necessária é crime e pode ser considerado contrabando ilegal de animais, um crime muito sério aqui no país. Com a extinção de muitas espécies pela compra e venda ilegal, a fiscalização do IBAMA está cada vez mais rígida e funcional. Pois bem, se você deseja criar pássaros, também conhecidos como passeriformes, saiba que você precisa ter o documento Sispass, que te reconhece como um criador legal, dentro da lei. É um registro no IBAMA que diz que você pode criar pássaros dentro dos limites permitidos por lei,

Existem espécies que não podem ser mantidas em cativeiro, mesmo com licenças, documentos e permissões. Por isso é preciso estar atento aos pássaros que podem e não serem criados em viveiros e gaiolas. A criação de pássaros autorizada é feita pelo IBAMA, órgão superior no quesito proteção animal. É um dos principais órgãos no mundo à cuidar e proteger os animais, seja de criadores mal intencionados ou o contrabando.

Um pássaro em cativeiro precisa nascer e crescer naquele ambiente. Nunca se deve prender animais já adultos que estão acostumados com a liberdade da Natureza. Com isso o pássaro ou qualquer outro animal pode vir a falecer. O que o IBAMA está tentando passar para os criadores de pássaros é que essa não é uma idéia muito legal, muito positiva. Mesmo assim, qualquer pessoa pode emitir o Sispass IBAMA. Para isso basta ir até uma das unidades do órgão ou mesmo entrar em contato por e-mail ou telefone.

No registro de criador de pássaros Sispass terá um numero de licença, seus dados pessoais e outras informações que te permitirão a criação de pássaros de determinadas espécies. A Sispass relação de passeriformes você encontra acessando o site do IBAMA ou eles te passam através de um contato.

IBAMA – SCEN Trecho 2 – Ed. Sede – Cx. Postal nº 09566

CEP 70818-900 – Brasília-DF – Tel. 61-3316-1212