Menu

Serviços

Atualizado em 19 de outubro de 2012, às 16:03 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Sispass Ibama, criação de pássaros silvestres

O Sispass é um sistema criado pelo Ibama com o objetivo de controlar e regularizar a atividade dos criadores de pássaros brasileiros.

O Sispass (Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passiformes) é uma plataforma do Ibama que tem como objetivo legalizar a criação de pássaros silvestres no Brasil. Quem cria e vende aves sem estar devidamente cadastrado neste sistema corre o risco de ser punido, pois a atividade se torna ilegal sem a devida autorização do Ibama.

529771 Sispass ibama criação de pássaros silvestres 2 Sispass Ibama, criação de pássaros silvestresO Sispass é um sistema criado pelo Ibama para regularizar e controlar a atividade dos criadores de pássaros. (Foto:Divulgação)

Há vários serviços online no Sispass, que são capazes de garantir maior praticidade para o criador que deseja gerenciar os pássaros que estão no seu nome. Depois de cadastrado, ele pode emitir boletos, definir sexo, prestar esclarecimentos sobre transporte, fazer transferências para outros criadores, incluir ou retirar aves da lista, declarar óbito, fuga ou nascimento.

Para usufruir de todas as transações possíveis no Sispass, o criador de pássaros deve conhecer as principais regras que regem a atividade de criador de passeriforme. Por exemplo, se ele vende um pássaro para um criador sem cadastro no Sispass, ele está cometendo uma irregularidade e pode ter a sua própria licença caçada.

Saiba mais: SISPASS Ibama

529771 Sispass ibama criação de pássaros silvestres Sispass Ibama, criação de pássaros silvestresQuem cria curió também precisa se cadastrar no Sispass e adquirir a licença. (Foto:Divulgação)

Como fazer o cadastro no Sispass?

O cadastro no Sispass pode ser realizado pela internet, basta acessar a página inicial de serviços e clicar na opção referente. Em seguida, é necessário preencher um formulário com várias informações. Depois de preencher os dados, o criador deve clicar no botão ‘cadastrar’. Na tela seguinte, é importante definir qual o tipo de atividade e emitir o comprovante de registro. Em suma, o criador deve escolher a opção ‘Criador de passeriformes silvestres nativos’.

Após realizar o cadastro pela internet, o criador de pássaros deve comparecer ao Ibama mais próximo para a homologação presencial dos dados cadastrais. Feito isso, ele emitirá a licença e em seguida terá que efetuar o pagamento da taxa cobrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Como usar os serviços online do Sispass?

529771 Sispass ibama criação de pássaros silvestres 1 Sispass Ibama, criação de pássaros silvestresPágina de serviços do Sispass. (Foto:Divulgação)

Depois de pagar a licença, o criador tem o direito de usufruir de todos os serviços online disponíveis no Sispass. O acesso à plataforma acontece mediante a solicitação do CPF e senha, informações armazenadas no sistema no ato da inscrição.

Ao acessar a página de serviços online do Ibama, o criador deve logar e depois clicar na opção ‘Gestão de Criadores de passeriformes silvestres’, dentro da aba ‘serviços’. Imediatamente o usuário será direcionado para uma página onde há todas as transações disponíveis no Sispass.

Entenda como funciona detalhadamente o Sispass através do manual disponível no site. Para fazer o cadastro online, acesse agora o site do Ibama.

Veja também: Como tirar licença para criar pássaros

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.