Menu

Serviços

Atualizado em 25 de junho de 2013, às 16:09 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Sirpweb: registro profissional

O Sirpweb realizar o registro profissional pela internet de 14 categorias de trabalhadores.

O Sirpweb é um Sistema de Registro Profissional administrado pela Secretaria de Políticas Públicas e Emprego. Ele tem como objetivo facilitar a vida dos trabalhadores brasileiros que dependem do registro para desempenhar as atividades profissionais de forma legal e reconhecida.

636834 Sirpweb registro profissional 2 Sirpweb: registro profissionalO Sirpweb permite o registro de 14 categorias profissionais. (Foto:Divulgação)

O registro profissional do Sirpweb é concedido pelo MTE a 14 categorias: agenciador de propaganda, artista, atuário, arquivista, guardador e lavador de veículos, jornalista, publicitário, radialista, secretário, sociólogo, técnico em espetáculos de diversões, técnico de segurança do trabalho, técnico em arquivo e técnico em secretariado.

Outras profissões não precisam de cadastro no Sirpweb porque são legalizadas por outros órgãos, como a CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo) e o CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo).

Novidades no Sirpweb

Nesta segunda-feira (24), começou a funcionar a solicitação de registro profissional expelido em todos os estados brasileiros. Para realizar o procedimento pela internet, o profissional precisa informar os dados pessoais e os relativos ao registro pretendido.

O sistema vai gerar um número de solicitação, discriminando assim a documentação que deverá ser protocolada na SRTE mais próxima. Todo o processo que envolve o registro pode ser acompanhado de forma descomplicada via internet.

636834 Sirpweb registro profissional 1 Sirpweb: registro profissionalPlataforma Sirpweb. (Foto:Divulgação)

Antes de o sistema ser informatizado e contar com uma nova tecnologia, os profissionais das 14 categorias tinham que solicitar o registro nas superintendências do trabalho, com todos os documentos exigidos. Um prazo era estabelecido para oficializar o registro, sendo que o profissional não podia fazer o acompanhamento.

O Sirpweb foi criado com a intenção de tornar o registro profissional mais simples, prático e transparente.

Para solicitar o registro profissional, acesse o site Sirpweb agora mesmo.

Sobre o Sirpweb

O Sirpweb foi criado para facilitar a obtenção de registro profissional, um cadastro obrigatório para todos os trabalhadores que exercem atividades regulamentadas por legislação própria.

636834 Sirpweb registro profissional Sirpweb: registro profissionalO cadastro é obrigatório para todos os trabalhadores que exercem atividades regulamentadas por legislação própria. (Foto:Divulgação)

O Sirpweb foi implantado como um projeto piloto em novembro de 2012 apenas no Distrito Federal.

Em sua primeira etapa, o Sirpweb foi disponibilizado para os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Na segunda etapa, o sistema informatizado beneficiou profissionais dos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.