Menu

Saúde

Atualizado em 19 de fevereiro de 2009, às 22:21 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Sintomas e Causas da Queda dos Cabelos

fotodaquedadocabelo Sintomas e Causas da Queda dos Cabelos

A perda diária de alguns fios de cabelo é um processo natural, pois todo fio tem o seu tempo de vida: nasce, cresce e cai.

Muitas pessoas ficam em pânico quando penteiam os cabelos e percebem diversos fios de cabelo na escova ou no pente, mas o que elas não sabem é que é normal a queda de 50 a 100 fios por dia, e assim que um fio cai, ele é substituído por outro no mesmo folículo, dando início a um novo processo de crescimento. O ciclo capilar varia de pessoa para pessoa, mas algumas podem chegar a ter um ciclo de até oito anos.

Motivos da Queda de Cabelo

Porém a queda excessiva dos cabelos pode acontecer por diversos fatores, e o mais comum é a Anemia, resultado de uma alimentação pobre em Ferro. Outra coisa que pode causar a queda anormal dos fios é mantê-los presos constantemente. Ao contrário do que muitas pessoas dizem lavar os cabelos todos os dias não o prejudica;

Outros causadores da queda dos fios de cabelo:

  • Estresse;
  • Alopécia Areata: É o tipo de queda de cabelo que leva a uma área pequena e arredondada totalmente sem cabelos e podem chegar ao tamanho de uma moeda ou maior;
  • Pílulas anticoncepcionais;
  • Tratamentos de câncer;
  • Doenças da tireóide.

Estrutura básica do fio de cabelo.

estrutura cabelo Sintomas e Causas da Queda dos Cabelos

O cabelo tem três camadas básicas, a cutícula, o córtex e a medula. A cutícula é camada mais externa da escala de proteção. É a principal estrutura do cabelo e é responsável pela força, brilho, textura, maciez e maleabilidade dos fios. O Córtex é responsável pela resistência e elasticidade dos cabelos. A medula é responsável pelo crescimento e capitação de vitaminas aminoácidos e minerais para o fio.

Por tanto agora vocês já sabem de alguns causadores da queda dos fios de cabelo, cuide bem deles pois são o seu cartão de visitas.

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.