Menu

Saúde

Atualizado em 3 de outubro de 2013, às 8:40 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Síndrome do vaso vagal: o que é, como tratar

Algumas pessoas sentem desmaios ao se levantar ou permanecer muito tempo em pé. Saiba o que é e como tratar a síndrome vaso vagal.

Algumas pessoas apresentam de forma frequente, tonturas e desmaios, buscando a orientação de diversos médicos, sem conseguir o diagnóstico. São diversas as patologias que podem manifestar esses sintomas, entre elas a síndrome vaso vagal. Saiba o que é e como tratar a síndrome vaso vagal.

657950 Alguns medicamentos podem colaborar com a manifestação da síndrome vaso vagal. Foto divulgação Síndrome do vaso vagal: o que é, como tratarAlguns medicamentos podem colaborar com a manifestação da síndrome vaso vagal. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre a síndrome vaso vagal

A pessoa que é portadora da síndrome vaso vagal, costuma apresentar tontura e desmaios frequentes e diários. Esses sintomas são causados pela lentidão na chegada de sangue ao coração e ao cérebro. Devido a sua abrangência, eles são facilmente confundidos com outras doenças que apresentam essas manifestações, como a epilepsia e a labirintite.

Informação do especialista

De acordo com neurologistas, o problema da síndrome vaso vagalnão e uma condição permanente e, comumente acontece, em um momento em que a circulação não funciona adequadamente. Em geral, isso ocorre por acontecer um estímulo exagerado do sistema nervoso autônomo que é o responsável pela regulação do batimento cardíaco, da pressão arterial, da circulação e do consumo de oxigênio pelo cérebro. Dessa forma, quando a pessoa que é portadora do problema permanece em pé por muito tempo e existe alguma dificuldade do sangue retornar das pernas para o coração e desse para o cérebro, ela acaba desmaiando.

657950 O desmaio é um dos principais sintomas da síndorme vaso vagal. Foto divulgação Síndrome do vaso vagal: o que é, como tratarO desmaio é um dos principais sintomas da síndrome vaso vagal. (Foto: divulgação)

A manifestação do problema

Em geral, a pessoa que apresenta a síndrome vaso vagal manifesta os sintomas quando ela está em posição deitada e levanta de forma repentina. Como o sangue demora para ser bombeado para o cérebro, ocorre a manifestação da tontura e do desmaio.

Fatores que manifestam a síndrome vaso vagal

Os especialistas afirmam que existem alguns medicamentos que estimulam o aparecimento da síndrome vaso vagal. Dessa forma, é importante que o indivíduo questione o médico sobre os efeitos colaterais dos remédios para prevenir a manifestação ou intensificação do problema.

Prevenindo o problema

Uma das melhores formas de prevenir os sintomas da síndrome vaso vagalé se levantar de forma vagarosa. O ideal é sentar na cama, aguardar alguns minutos e, depois, ficar em pé. Através disso, o sistema nervoso tem condições de adequar a circulação sanguínea e prevenir a manifestação do problema.

657950 Levantar de maneira vagarosa ajuda a prevenir a manifestação da síndrome vaso vagal. Foto divulgação Síndrome do vaso vagal: o que é, como tratarLevantar de maneira vagarosa, ajuda a prevenir a manifestação da síndrome vaso vagal. (Foto: divulgação)

Muitas pessoas apresentam tonturas e desmaios quando permanecem em pé, essa é a principal manifestação da síndrome vaso vagal. Após conhecer o que é e como tratar a síndrome vaso vagal é ideal seguir as orientações de um especialista, diante da persistência do problema.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.