Menu

Saúde

Atualizado em 4 de abril de 2012, às 1:37
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Síndrome do túnel do carpo: como tratar

A Síndrome do Túnel do Carpo ocorre devido a movimentos repetitivos. Conheça um pouco mais sobre o tratamento dessa doença.
420668 54hzvc9vx0qv41kqk62sg4mso Síndrome do túnel do carpo: como tratarA manifestação mais frequente da Síndrome do Túnel do Carpo é o formigamento.

Entendendo a doença

A Síndrome do Túnel do Carpo, Síndrome do Canal ou Síndrome do Túnel Cárpico, trata-se de uma neuropatia (doença dos nervos), desencadeada principalmente pela compressão do nervo mediano localizado no canal do carpo. O canal é encontrado entre a mão e o antebraço. Nele, além do nervo mediano, também passam tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial.

Devido à compressão do nervo, o indivíduo começa a apresentar os sintomas de formigamento e dormência, desencadeados por qualquer ação que colabore com o aumento da pressão no canal.

Causas principais

De maneira geral, a principal causa da Síndrome do Túnel do Carpo é a atividade repetitiva. Os movimentos repetidos levam a lesões consecutivas denominadas LER (lesão por esforço repetitivo). Sendo assim, como o próprio nome afirma, o principal desencadeante é o esforço, que pode variar de um simples hábito de tocar violão, até teclar no computador.

Outras causas que também podem estar relacionadas a doença:

  • Traumatismo;
  • Doenças inflamatórias como a artrite;
  • Distúrbios hormonais;
  • Alguns medicamentos;
  • Alguns tipos de cânceres.
420668 sindrome do tunel do carpo Síndrome do túnel do carpo: como tratarOs indivíduos mais afetados são aqueles que trabalham com movimentos repetitivos, como o uso de computadores.

Manifestação dos sinais e sintomas

A principal manifestação clínica apresentada pelo indivíduo portador da síndrome é o formigamento. Ele é especialmente sentido nos dedos indicador, anelar e médio. Grande parte dos portadores afirma que o sintoma piora principalmente no período noturno.

Como é feito o diagnóstico?

Para que o seja realizado um diagnóstico eficaz e verdadeiro é preciso procurar um médico especializado. Durante a consulta ele colherá uma história clínica detalhada, e realizará dois testes para avaliar alguns nervos que podem estar acometidos. Conheça melhor esses exames.

  • Teste de Phalen – consiste em dobrar o punho e mantê-lo fletido durante um minuto. Nessa posição ocorre um aumento da pressão no canal do carpo e, caso haja compressão do nervo, durante esse teste ocorre piora dos sintomas.
  • Teste de Tinel – percussão do nervo mediano. Se este estiver comprometido a pessoa sentirá sensação de choque e formigamento durante o exame.

É importante ressaltar que em muitos casos apenas os sinais e sintomas já são suficientes para realizar o diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo. Porém, caso o especialista tenha dúvidas, poderá solicitar outro exame específico, conhecido como eletromiografia.

Compreendendo o tratamento

O médico responsável avaliará o grau de acometimento da doença antes de iniciar o tratamento da síndrome. A forma de tratar depende da gravidade do problema.

O primeiro passo para o tratamento de qualquer grau da síndrome consiste em:

  • Imobilização do pulso;
  • Introdução de anti-inflamatórios não pertencentes aos compostos à base de esteroides.

Após uso desses medicamentos, se não houver melhora o médico pode receitar outros fármacos como corticoides, ou, caso haja indicação, pode ser necessário realizar uma cirurgia. Vale ressaltar que a intervenção cirúrgica será a última opção do especialista.

420668 cura natural para a sindrome do tunel do carpo2 Síndrome do túnel do carpo: como tratarAlgumas vezes é necessário imobilizar o membro como tentativa de tratamento.

A Síndrome do Túnel do Carpo é uma doença causada por movimentos repetitivos e que possui como principal sintoma o formigamento dos dedos. Em relação ao tratamento, o mesmo será baseado no grau de acometimento. Por isso, o essencial é que, diante dos sintomas, a pessoa procure um médico especializado, para a realização do diagnóstico correto.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.