Curiosidades

Síndrome do bebê sacudido: o que é?

A falta de paciência diante o choro da criança, pode levar os pais a praticar uma ação que, por vezes, pode ser fatal. Em muitos casos, os pais sacodem a criança, com tanta agressividade que acabam lesando o cérebro do bebê. A esse episódio denominamos síndrome do bebê sacudido. Saiba mais sobre essa enfermidade tão grave e, infelizmente, tão comum.

Essa síndrome pode ser fatal

Definição

A síndrome do bebê sacudido é o nome dado a uma série de manifestações clínicas que ocorrem após o bebê ser submetido a uma “sacudida” manual rigorosa. Como resultado, o cérebro do bebê sofre forças de aceleração e desaceleração dentro do arcabouço ósseo (crânio), podendo originar graves lesões. O tipo e a gravidade das lesões dependerão da quantidade, da duração e da força aplicada durante a ação.

Manifestações clínicas

A criança que sofreu a agressão poderá apresentar, após o episódio algumas manifestações, como por exemplo:

  • Irritabilidade;
  • Letargia;
  • Tremores;
  • Vômitos;
  • Convulsões;
  • Coma;
  • Estupor;
  • Nos casos mais graves, morte.

Todas as crianças que apresentarem qualquer manifestação anteriormente citada, deverá receber assistência médica imediata. Pois, esse trauma leva, em muitos casos, a hemorragia e lesão cerebral, o que pode levar a morte em instantes.

Geralmente o choro é o gatilho para a perda de paciência

Fatores de risco

Crianças que vivem em meios já conhecidos à violência como por exmplo, pais usuários de drogas ou álcool, situação de estresse, pais com baixa idade, ou portadoras de deficiência, estão entre as que mais estão sujeitas a esse tipo de agressão. Vale lembrar que o choro costuma ser o “gatilho” para a ocorrência da síndrome.

Fatores relacionados

Em muitos casos, infelizmente, a síndrome do bebê sacudido passa despercebida nos serviços de atendimento a crianças. Por isso, é importante ficar atento à algumas situações, em que é necessário dar uma maior atenção aos casos.

  • Geralmente, o pai biológico é o agressor mais comum;
  • Os namorados das mães encontram-se em segundo lugar;
  • É preciso ter uma maior atenção, também entre as babás;
  • Por último, as mães são as responsáveis.
É um problema grave que pode ser prevenido

É possível prevenir!

Para que a síndrome do bebê sacudido se torne cada vez menos comum, é importante que especialistas orientem os pais e os cuidadores, quanto ao risco. Ou seja, é preciso orientá-los que em nenhum momento, o bebê deve ser sacudido. Além disso, é preciso informá-los sobre as manifestações que a síndrome poderá trazer aos pequenos, sendo uma outra forma de socorrermos e evitarmos um episódio fatal!

Recomendado para você

Comentários

192 respostas para “Site Meu Vivo, www.vivo.com.br/meuvivo”

  1. cristovao brito disse:

    fui em uma das lojas aqui no Rio e fiquei esperando1hora e 20min esperando o atendimento mais nao pude esperar mais .pois tinha na minha frente mais 2 pessoas .uma loja deste porte fica inademicivel so ter uma pessoa para attender.[localizada na av:rio branco 156 3 piso] sem ninguen da uma justificativa.sou cliente dedsde quando a companhia surgiu no brasil.

  2. Gilberto Gaspar disse:

    Meu telefone fixo está mudo, e a internet funciona , o que será?, já troquei o aparelho e as tomadas.

  3. marcia jesus da silva souzamarcia disse:

    quero fazer um pedido de telefone fixo

  4. Geralda Marques Pereira Vicente disse:

    Quero fazer o cancelamento do plano do meu vivo, vivo controle ilimitado , linha ddd 011995018737

  5. Leonildo barbosa disse:

    A minha fatura é descontada no banco estou devendo OK

  6. fabiane silva de moraes disse:

    eu quero cancelar a internete que esta no nome do meu esposo e faz 4 horas q estou tentando e minguem me atende so colocam musica pra mim escutar não quero ouvir musica se vcs não me atender´pra canselar vou ir no procom e vou cancelar as 2 net q tenho to cansada de espera

  7. José Joaquim Veloso disse:

    quero que imediatamente cancelem meu plano vivo tudo, pois não quero meu número é ( 89) 81252611

  8. jeremias tome de oliveira disse:

    gostaria de recber a fatura do meu vivo todos meses no meu imal, obrigado

  9. Marcilei disse:

    quero resolver problemas da minha net , e ninguém resolve nem no 1058 e nem *8486, esse sistema da vivo é arcaico demais e ficam me mandando número de protocolo que nem fui atendido

  10. carlos roberto da silva disse:

    venho por meio desta ,informar a esta estimada empresa ; – Que nao recebo a minha fatura desde abril ,quero saber oq esta acontecendo do ocorrido ,pois meu telefone movel encontra-se broqueado ;peço no futuro mais atençao ,para q nao ocorra novamente esse problema ;pois os atendentes nao m ajudaram em nada…………………………………………………………..sem mais obrigado

  11. derenilson da silvasantos disse:

    desde de cinco meses atras eu venho tentando revolver um problema com a vivo ja passei por todos os atendentes ninguem resolve so mim enrola com meus pontos acumulados nao tenho nenhuma informaçao so presta para cobrar faturas vou procurar meus direito na procon

  12. Claudiléia de Amorim Santos disse:

    segunda via da conto referente ao mês 04 /15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *