Menu

Saúde

Atualizado em 5 de julho de 2012, às 9:07 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Síndrome do alcoolismo fetal: o que é

A síndrome do alcoolismo fetal é ocasionada ao uso de bebidas durante a gestação. Conheça quais as consequências desse ato prejudicial.

277329 memória 1 300x300 Alimentos que ativam a memória Às vezes a memória costuma pregar peças nas pessoas com pequenos esquecimentos, “deu um branco” como costumam dizer. Com o passar do tempo esses lapsos acabam ficando costumeiros e as pessoas nem ligam mais para o que acontece. Mas esse “branco” que dá na memória é o aviso de que alguma coisa não esta bem.

O cérebro assim como todos os membros e órgãos do corpo humano necessita de cuidados especiais. Ele precisa ser estimulado diariamente para fortalecer as suas inúmeras funções, com exercícios próprios para memória. Mas o fator mais importante nisso tudo é a alimentação, é preciso ingerir alimentos que proporcionam vitaminas e tudo o que o cérebro necessita para ser saudável.

Com o passar dos anos o organismo sofre alterações, as células vão se modificando por causa dos radicais livres que elevam a diminuição do ritmo de energia. A ação dos radicais livres faz com que desapareçam as sinapses reduzindo significativamente a capacidade de comunicação entre as células prejudicando o funcionamento do cérebro.

A melhor maneira de reduzir os radicais livres do organismo é o fornecimento de antioxidantes que podem ser encontrados nos alimentos. Alguns com mais e outros com menos, mas é importante saber os que mais ajudam o cérebro a ativar a memória.

Confira os alimentos que ativam a memória:

- Peixe – poderoso antioxidante principalmente os que são encontrados em água fria como salmão, sardinha, anchova, atum e arenque. Também é fonte rica em ácidos graxos, ômega 3.

- Oleaginosas – são ricas em vitamina E e Selênio, mas também é excelente fonte de antioxidantes, são elas: castanha, nozes, avelã, amêndoas e amendoim.

- Frutas Vermelhas – combatem os radicais livres com pigmento antioxidantes e ajudam na memória, são elas: morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate.

277329 memoria 2 300x300 Alimentos que ativam a memória - Gema de ovo – excelente para a memória e contém colina, precursor do neurotransmissor acetilcolina. Muito eficiente à doença de Alzheimer.

- Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados – alimentos que ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. São fontes de vitaminas do complexo B. E para completar tem a carne vermelha rica em ferro que ajuda na memória.

- Frutas e Vegetais Amarelos – alimentos rico em betacaroteno, antioxidante muito importante que combate o envelhecimento das células. São eles: mamão, manga, pêssego, cenoura e abóbora.

É importante que o cérebro seja constantemente motivado a funcionar de forma mais complexa. Alguns exercícios são muito importantes como fazer tarefas costumeiras como trocar de mão para escrever, faz com que o cérebro funcione de maneira mais abrangente.

E assim sucessivamente com outras funções. A leitura também é muito importante como estímulo para a memória, assim como muitos jogos disponíveis na internet e em revistas.

O sono é fundamental para a memória, pois é durante a noite quando o sono é profundo que o cérebro desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memória. As pessoas que passam a noite acordadas tem muito mais dificuldade de concentração e de aprendizado.

277329 memoria 3 300x300 Alimentos que ativam a memória

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL