Bem Estar

Síndrome de Borderline: sintomas

Incontestavelmente, estamos vivendo em uma época onde falar de problemas de ordem psíquica se tornou mais corriqueiro do que lavar as mãos. Por mais estranho que pareça, visto que a tecnologia e o desenvolvimento de novas curas para vários malefícios vêm sendo cada vez mais abrangentes, nos deparamos com um contraponto no aumento de novas doenças e, em alguns casos, desconhecidas pelos médicos e pela ciência.

No entanto, para você que procura ter uma vida saudável e cuidar de seu corpo e mente, veja a seguir o que é a síndrome de Boderline e seus respectivos sintomas:

Conheça o transtorno da personalidade limítrofe e identifique os seus sintomas (Foto: Divulgação)

O que é a síndrome de Borderline

O transtorno de Personalidade Limítrofe, também conhecido como síndrome de Borderline, é um distúrbio que a ciência caracteriza como a fronteira entre a razão e a loucura. As pessoas que sofrem deste malefício apresentam uma maior dificuldade para controlar os seus impulsos, principalmente na esfera afetiva e emocional, tomando atitudes muitas vezes prejudiciais a si mesmas e às suas famílias, comprometendo também o campo psicológico daqueles que a rodeiam.

Amy Winehouse sofria a síndrome de Borderline (Foto: Divulgação)

Um exemplo de um famoso com síndrome de Borderline era a cantora Amy Winehouse, que por apresentar os sintomas desta doença em uma fase já avançada, se autodestruiu através do uso de drogas, automutilação e outras características que evidenciam emoções conflitantes de uma forma muito rápida, capaz de levar o indivíduo à loucura.

Confira a matéria: Como lidar com pessoas bipolares.

Sintomas da Síndrome de Borderline

O principal sintoma característico da síndrome de Borderline é uma oscilação de humor frequente, apresentando quadros de irritabilidade e agressividade comportamental e até mesmo um comportamento autodestrutivo, como se machucar, proferir palavras negativas sobre si mesmo e outras formas de auto punição.

Uma pessoa que sofre a síndrome de Borderline possui auto estima baixa e procura se autopunir (Foto: Divulgação)

Uma pessoa que sofre com a doença de Borderline tem a autoestima baixa, com alta sensibilidade e uma grande dificuldade para estabelecer seus objetivos, de modo que muda com frequência seus círculos de amizade, tendo muito medo de ser abandonada e por isso, deixa os amigos antecipadamente. Outra característica é a depressão e a dificuldade ao se expressar, levando a pessoa a um certo nível de irritabilidade e alteração crônica de seu comportamento.

A síndrome de Borderline é uma doença complexa e de difícil entendimento. Para evita-la, é muito importante um maior empenho acerca do controle emocional e mental, para que assim possamos selecionar aquilo o que sentir e fazer de uma forma mais consciente e inteligente.

Leia também: Síndrome de Burnout – a doença do trabalho.

Recomendado para você
Bem Estar

Cartão Fidelidade Gol

Bem Estar

Saiba como denunciar um caso de bullying

Beleza

Unhas Decoradas 2017

Bem Estar

Festa Junina em Pernambuco 2017 – Programação de Shows

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *