Menu

Economia

Atualizado em 25 de julho de 2011, às 23:20 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Simulação de Aposentadoria por Tempo de Serviço

simulação de aposentadoria 1 300x225 Simulação de Aposentadoria por Tempo de ServiçoO sonho de todo brasileiro é poder se aposentar um dia com um salário digno que garanta as suas necessidades primarias e secundárias, mas para poder se aposentar corretamente dentro do que a lei exige é preciso seguir alguns requisitos necessário como tempo de contribuição e idade mínima. Hoje podemos constatar inúmeras fraudes na aposentadoria de pessoas querendo driblar o sistema. Pessoas mau intencionadas forjam documentos para driblar a lei referente ao tempo de serviço principalmente pessoas ligadas a agricultura. Muitos filhos de agricultores que migraram para a cidade, ainda jovem, hoje querem averbar o tempo que “supostamente” estiveram trabalhando na lavoura para fechar o prazo mínimo exigido por lei para aposentadoria por tempo de serviço. Quando a fraude é descoberta essas pessoas automaticamente perdem o seu beneficio e correm o risco de ter que devolver todo o dinheiro que já lhes foi pago indevidamente. Para que você possa se aposentar dignamente sem correr nenhum risco de perder o seu beneficio é preciso estar com todas as exigências legais em dia, sejam elas quais forem.

Direito de se aposentar

Tem direito a aposentadoria todo cidadão que tiver tempo de contribuição necessário e idade mínima. Para homens terem direito a aposentadoria integral ou proporcional é necessário ter 35 (trinta e cinco) anos de contribuição e 53 (cinqüenta e três) de idade e as mulheres para terem direito precisam ter no mínimo 48 (quarenta e oito) anos de idade e 25 (vinte e cinco) de contribuição. Os trabalhadores que foram inscritos  a partir de 25 de julho de 1991 devem ter ao menos 180 contribuições mensais e os filiados antes dessa data devem seguir a tabela progressiva. Para saber se você já tem direito de se aposentar ou ver o tempo de serviço que ainda falta para requerer a sua aposentadoria, você pode fazer uma simulação no site da previdência http://www.previdencia.gov.br sem precisar sair de casa com apenas alguns cliques você fica por dentro de todas as informações necessárias para a sua aposentadoria, se já esta pronto para se aposentar ou quanto tempo ainda falta de contribuição.

simulação de aposentadoria 2 300x187 Simulação de Aposentadoria por Tempo de ServiçoComo requerer a aposentadoria por tempo de serviço?

Para requere a aposentadoria por tempo de serviço o trabalhador pode solicitar o agendamento prévio pela central 135, através do Portal da Previdência Social na internet ou através da própria agência mediante o cumprimento das exigências legais. É simples e fácil de fazer sem ser preciso a intervenção de advogados, pois é um direito adquirido por todo cidadão que contribui para a Previdência Social. As informações  sobre os seus dados no CNIS poderão ser obtidas no portal da Previdência Social na opção “Extrato de Informações Previdenciária” com a senha de acesso obtida através do agendamento pelo telefone 135 ou na Agencia da Previdência Social de sua preferência.

aposentadoria 3 300x202 Simulação de Aposentadoria por Tempo de ServiçoComo realizar a simulação

Para fazer a simulação da  aposentadoria o trabalhador deve acessar o site da previdência a cima e entrar no link “Trabalhador com Previdência” e escolher o tópico “Calcule sua Aposentadoria”  que vai aparecer na tela a opção de contagem de contribuição, é necessário estar em mãos o numero de PIS ou Pasep e preencher os campos solicitados e, após as orientações o segurado deverá ter as informações de tempo de serviço. Dependendo do tempo do trabalhador, ele já poderá ou não pedir a sua aposentadoria. Viu como é fácil? Você mesmo pode fazer esse serviço e obter as informações necessárias para uma possível aposentadoria por tempo de serviço.

Para concluir:

A aposentadoria por tempo de serviço é um direito de todo trabalhador que contribuir para a Previdência Social desde que todas as exigências necessárias sejam cumpridas dentro da lei.