Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Simulação Aposentadoria INSS

A simulação da aposentadoria do INSS pode ser feita no site do Dataprev de forma simples e eficiente. Veja como aqui.

A simulação de aposentadoria INSS é um serviço disponibilizado pelo Dataprev, empresa responsável pelo registro de dados da Previdência Social. Através desse recurso, é possível realizar cálculos e conhecer os valores correspondentes a sua aposentadoria. Como o numero de aposentadorias cresce a cada ano, milhares de pessoas buscam por esse serviço.

Simulação Aposentadoria INSS (Foto: Divulgação)

Simulação aposentadoria INSS

A modernização no sistema do INSS só resultou em benefícios para os contribuintes, afinal, os pedidos de aposentadoria são processados com agilidade e o sistema virtual permite uma consulta eficiente aos dados e andamento de processos. O salário da aposentadoria varia de um trabalhador para o outro, considerando-se o valor da contribuição ao longo dos anos de serviço. A simulação aposentadoria INSS pode ser feita diretamente no site do Dataprev no link https://www5.dataprev.gov.br.

Aposentadoria tem nova regra 85/95 (Foto: Divulgação)

Simulação Aposentadoria INSS: Simulador Online Dataprev

Para usar o simulador online, acesse o site oficial do Dataprev, informe os dados solicitados pelo sistema. Após preencher o formulário por completo, clique na opção “Calcular” e obtenha os valores da renda mensal de acordo com a contagem de tempo de contribuição. O sistema do Dataprev permite outros serviços online relacionados aos benefícios previdenciários, então aproveite a visita ao site para conhecê-los.

Faça simulação da aposentadoria no site Dataprev (Foto: Divulgação)

Simulação de valor

A simulação de valor, para ser feita no site do Dataprev é preciso calcular primeiro o tempo de contribuição e para tanto é preciso informar todas as contribuições desde o ano 1994. Para obter todas as informações é só procurar o INSS.  A simulação não apresenta valor legal é apenas uma forma de o contribuinte ter uma ideia de quanto tempo falta para se aposentar ou se já está na hora de requerer o seu benefício. No caso de aposentadoria é preciso se dirigir até a agência do INSS mais próxima munido de toda documentação para dar entrada no pedido de aposentadoria.

Conheça o simulador de aposentadoria no Dataprev (Foto: Divulgação)

Aposentadoria possui nova regra

A aposentadoria passa a ter nova regra a partir de 2015 com a aplicação da regra 85/95 que é a soma dos pontos da idade com o tempo de contribuição. Essa soma deve dar 95 para homens e 85 para mulheres para que a aposentadoria seja integral sem ter que aplicar o fator previdenciário. A progressividade ajusta os pontos para a aposentadoria de acordo com a expectativa de vida dos brasileiros. Se essa nova regra não fosse aderida as aposentadorias teriam um fim, pois passaria a ter mais aposentados do INSS do que trabalhadores contribuintes. Dessa forma até as futuras gerações poderão contar com o benefício da aposentadoria do INSS.

 


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL