Menu

Brasil

Atualizado em 30 de março de 2010, às 16:33 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Símbolos da Páscoa

São muitos os símbolos da páscoa que existem e fazem parte da realidade de várias cresças e religiões.

Milhares de pessoas ao redor do mundo festejam a Páscoa e muitos não sabem o real significado dos símbolos da Páscoa, nesse artigo vamos mostrar e detalhar um pouco para todos leitores do blog. A palavra Páscoa surgiu a partir da palavra hebraica “pessach” (“passagem”), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para “abrir passagem” aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).

18167 Receitas de Ovos de Páscoa Caseiros 02 Símbolos da PáscoaOs ovos de chocolate são os principais símbolos da páscoa (Foto: Divulgação)

Leia mais sobre: Receitas de ovos de páscoa caseiros

Na visão dos cristãos, a Páscoa representa a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida, ou seja a Ressurreição. Ela é considerada a festa das festas.

Conheça agora os principais símbolos de Páscoa:

Ovos de Páscoa

É certo que entre todos os símbolos da Páscoa, o ovo de chocolate é o mais querido e desejado entre as crianças e também por alguns adultos.

São muitas as lendas sobre o ovo, em culturas pagãs ele significa começo de vida, já os chineses entregavam ovos coloridos entre os amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

Talvez a lenda mais conhecida seja a dos persas: Para eles, havia caído um ovo gigante na terra, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.

Antigamente os ovos eram pintados e cozidos, eles foram substituidos por ovos de chocolates pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.

O que vemos com mais lógica é que após o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.

Confiras também: Receita: ovo de páscoa com casca recheada

 

18167 Receitas de Ovos de Páscoa Caseiros 03 Símbolos da PáscoaOs coelhinhos estão entre os símbolos da Páscoa (Foto: Divulgação)

Coelhinho da Páscoa

O coelho tem uma grande facilidade de fecundar, diante disso ele se tornou o símbolo mais popular na Páscoa. O coelho simboliza a Igreja, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

 Símbolos da PáscoaO Cordeiro de Deus é um dos Símbolos da Páscoa (Foto: Divulgação)

Cordeiro

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei.

Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu.

18167 Símbolos da Páscoa 004 Símbolos da PáscoaCírio Páscal é um dos símbolos da Páscoa (Foto: Divulgação)

Círio Pascal

É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que “Cristo é a luz dos povos”.

O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.

18167 Símbolos da Páscoa 005 Símbolos da PáscoaOs girassóis também são símbolos da páscoa (Foto: Divulgação)

Girassol

O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

18167 Símbolos da Páscoa 0000203 Símbolos da PáscoaPão e vinho (Foto: Divulgação)

Pão e Vinho

O pão e o vinho, principalmente na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.

18167 Símbolos da Páscoa 0203456 Símbolos da PáscoaA coloma Páscal é uma das delícias da Páscoa (Foto: Divulgação)

Colomba Pascal

O bolo em forma de “pomba da paz” significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei LombardoAlbuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.

18167 Símbolos da Páscoa 01478 Símbolos da PáscoaO sino é um dos símbolos da páscoa (Foto: Divulgação)

Sino

O sino é um símbolo da Páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de Cristo.

Feliz Páscoa para todos!

via Portal da Família

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.