Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Símbolos da Páscoa

São muitos os símbolos da páscoa que existem e fazem parte da realidade de várias cresças e religiões.
5 5 Votos 39 - Votar

Os símbolos da páscoa não existem por a caso. Eles fazem parte da comemoração porque possuem significados especiais, que estão relacionados à cultura ou religião. Nessa matéria, você vai entender a simbologia que existe em cada símbolo e assim vivenciar a magia da data com mais sabedoria.

18167 Símbolos da Páscoa 10 Símbolos da Páscoa Símbolos da Páscoa. (Foto: Divulgação)

A palavra Páscoa surgiu a partir da palavra hebraica “pessach” (“passagem”), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para “abrir passagem” aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).

Na visão dos cristãos, a Páscoa representa a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida, ou seja a Ressurreição. Ela é considerada a festa das festas. Para comemorar esse grande dia, as pessoas costumam realizar um grande almoço em família e presentear os entes queridos com chocolate. Também é possível notar os bons valores da páscoa: paz, amor, esperança e solidariedade.

Leia mais sobre: Receitas de ovos de páscoa caseiros

Símbolos da Páscoa

Conheça agora os principais símbolos de Páscoa:

18167 Símbolos da Páscoa 11 Símbolos da Páscoa Ovos de páscoa. (Foto: Divulgação)

Ovos de Páscoa

É certo que, entre todos os símbolos da Páscoa, o ovo de chocolate é o mais querido e desejado.Em culturas pagãs, a figura do ovo significa começo de vida. Já os chineses entregavam ovos coloridos entre os amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

Antigamente, as pessoas celebravam a páscoa com ovos cozidos e pintados. Hoje, devido ao forte apelo comercial, eles foram substituídos por ovos de chocolates.O que vemos com mais lógica é que após o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, o consumo de ovos aumentou e se propagou em todo mundo.

18167 Símbolos da Páscoa 12 Símbolos da Páscoa Coelhinho da Páscoa. (Foto: Divulgação)

Coelhinho da Páscoa

O coelho tem uma grande facilidade de fecundar, diante disso ele se tornou o símbolo mais popular na Páscoa. O coelho simboliza a Igreja, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

18167 Símbolos da Páscoa 13 Símbolos da Páscoa Cordeiro. (Foto: Divulgação)

Cordeiro

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei.Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu

18167 Símbolos da Páscoa 14 Símbolos da Páscoa Círio Pascal. (Foto: Divulgação)

Círio Pascal

É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que “Cristo é a luz dos povos”. O Círio Pascal é símbolo da ressurreição de Jesus, que ressurgiu para trazer luz ao mundo.

18167 Símbolos da Páscoa 15 Símbolos da Páscoa Girassol. (Foto: Divulgação)

Girassol

O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astro rei, os cristãos buscam em Cristo o melhor caminho para ter uma vida plena de felicidade.

 Símbolos da Páscoa Pão e Vinho. (Foto: Divulgação)

Pão e Vinho

O pão e o vinho, principalmente na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.

 

18167 Símbolos da Páscoa 0203456 Símbolos da Páscoa A coloma Páscal é uma das delícias da Páscoa (Foto: Divulgação)

Colomba Pascal

O bolo representa a vinda do Espírito Santo, graças ao seu formato de “pomba da paz”. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei Lombardo Albuíno com a iguaria. Por causa desse agrado, o soberano renunciou a uma invasão.

18167 Símbolos da Páscoa 01478 Símbolos da Páscoa O sino é um dos símbolos da páscoa (Foto: Divulgação)

Sino

O sino é um símbolo da Páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de Cristo.

Veja também: O que Páscoa tem a ver com chocolate?

Agora que você já conhece os símbolos da páscoa, não deixe de conversar com as crianças sobre essa simbologia e amplie os conhecimentos sobre a data comemorativa.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL