Símbolos da Páscoa 2016

PUBLICIDADE

A páscoa é uma comemoração religiosa, tradicional entre os cristãos. A comemoração se deu devido à passagem bíblica da ressurreição de Jesus cristo três dias após ter sido crucificado e morto. Data esta, muito comemorada no Brasil, apesar de todo o seu simbolismo por trás de feriados e tradições, bem como não consumir carne na sexta feira santa, cujo é feriado nacional. E claro, os tradicionais ovos de chocolate, a evolução dos ovos de galinha enfeitados e ofertados como presente nesta as pessoas queridas nesta data. Para entender melhor os significados dos símbolos da páscoa 2016, vamos analisar sua história e de onde se originaram símbolos usados até hoje.

Símbolos da Páscoa 2016 (Foto: Exame/Abril)
Símbolos da Páscoa 2016 (Foto: Exame/Abril)

Símbolos da Páscoa 2016

A palavra páscoa vem da palavra hebraica “pessach” (“passagem”), o seu significado para o povo hebreu, era o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se repartiu ao meio para “abrir passagem” aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida). Um dos significados dos símbolos da páscoa 2016, para os cristãos, é que a data representa a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus.

Leia mais informações sobre: Símbolos da Páscoa para Colorir | Figuras e Coelhinhos

PUBLICIDADE

O símbolo do ovo

Antigamente, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era selada com o fim do inverno e o principio da primavera. Tempo em que animais e plantas surgiam novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos. É um dos principais símbolos da páscoa.

Coelho é símbolo da data (Foto: Exame/Abril)
Coelho é símbolo da data (Foto: Exame/Abril)

Nas culturas pagãs, o ovo fazia referência ao recomeço da vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, oferecendo a eles boa sorte. Os chineses tradicionalmente distribuíam ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida. A história mais curiosa é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.

Outras história do ovo de páscoa

Os cristãos primitivos do oriente foram os pioneiros a darem ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de religiosas.

Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja distribuía aos fiéis os ovos bentos. A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos feitos de chocolate, se deu pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.

O coelho como símbolo

Por seu elevado capacidade de se reproduzir, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa, uma vez que ele simboliza a igreja. A igreja tem a missão fecundar de espalhar os ensinamentos cristãos, a palavra de Deus, para todos os povos; sem distinção, ou seja, aumentar a quantidade de discípulos. Desta forma, uma grande quantidade de pessoas é representada pela fertilidade do coelho.

Ceia para Semana Santa também é importante (Foto: Exame/Abril)
Ceia para Semana Santa também é importante (Foto: Exame/Abril)

Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados. É a nova Aliança de Deus realizada através de Jesus, agora não só com um povo, mas com todos os povos. O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. Há também a passagem de Moisés, guiado por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, sacrificando um cordeiro.

PUBLICIDADE

Leia mais informações sobre: Cartões de Páscoa 2016 para Amigos e Familiares

Círio Pascal

O Círio Pascal simboliza o ressurgimento de cristo para iluminar o nosso caminho. É uma grande vela acesa na igreja. Significa que “Cristo é a luz dos povos”. Na vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego “alfa” e “ômega”, que significam: Deus é princípio e fim. Os do ano atual são gravados no Círio Pascal também.

O famoso pão e vinho (Foto: Exame/Abril)
O famoso pão e vinho (Foto: Exame/Abril)

O pão e o vinho eram alimentos comuns entre vários povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para perpetuar sua presença constante entre e nas pessoas de boa fé. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna e sua presença no meio de nós. E também foi os dois alimentos consumidos por Jesus, na denominada “ultima ceia”.

Estes são sem duvida os símbolos mais importantes da páscoa, que ainda é representada pelos sinos, colomba pascal, girassóis e etc. Agora é possível fazer uma idéia do porque a páscoa é tão importante e cheia de significado para povo brasileiro, considerado um dos países com a maior concentração de cristãos, tendo em vista que a maior parte do significado dos símbolos da páscoa tem um fundamento religioso.

Leia também:

3 Comentários

  • amei o coelhinho dentro do ovo,o girassol,a cruz,a velae etc.que essa pascoa todos sabam coomemora-la com amos,carinho,paixao e etc.

  • não achei legal

  • Ola´quero muitos amigos muitos mesmo.Que esta Páscoa venha mesmo para mudar passar das cisas negativas para um mundo de luz paz e muita serenidade.Que possamos entrar numa era do BEM VIVER verdadeiramente.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.