Menu

Tecnologia

Atualizado em 20 de setembro de 2012, às 5:20 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Sexting: o que é, riscos

Saiba mais sobre o sexting, fenômeno que envolve o envio de fotos explícitas pelo celular. Veja os riscos oferecidos por essa prática.

O novo fenômeno conhecido com sexting tem sido muito comentado e, para os pais, parece uma situação confusa e assustadora. Esse fenômeno é conhecido pelo ato de enviar fotos ou mensagens sexualmente explícitas para outras pessoas, principalmente pelo celular. O problema é que essa prática pode oferecer alguns ricos aos envolvidos. Saiba mais sobre o assunto e veja quais os riscos da prática do sexting. Confira.

516956 O sexting é o ato de tirar fotos e enviar pelo celular para outras pessoas Foto divulgação. Sexting: o que é, riscosO sexting é o ato de enviar fotos ou mensagens sexualmente explícitas pelo celular para outras pessoas (Foto: divulgação).

O que é sexting

O fenômeno de fotografar ou filmar a si próprio em situações explícitas e enviar as imagens pelo celular surgiu nos Estados Unidos, onde é conhecido como “sexting”, neologismo que une sex (sexo) e texting (troca de mensagem de texto pelo celular). Em pouco tempo essa mania se espalhou por todo o mundo.

A exposição de forma consciente, encaminhando fotos sensuais para garotos pelos quais estão interessadas está se tornando cada vez mais comum entre os adolescentes.

Veja também cuidados com os aplicativos no celular 

Riscos do sexting

Apesar das imagens serem normalmente enviadas para namorados ou namoradas, muitas vezes elas acabam sendo enviadas para celulares de outras pessoas, devido à facilidade de compartilhar fotos e outros arquivos. Além disso, as fotos se espalham em questão de segundos para as redes sociais.

Segundo Patricia Peck (especialista em Direito Digital e idealizadora do Movimento Criança Mais Segura na Internet), o sexting consiste no envio de imagens, mensagens ou vídeos com conteúdo sexual para toda a rede de amigos dos adolescentes e, consequentemente, gera impactos psicológicos e sociais.

Agir contra essa prática tem sido uma dificuldade enfrentada pelas escolas e famílias. Na maioria das vezes, quando os pais se dão conta, os filhos já estão praticando o sexting, as imagens ou vídeos já estão correndo pela internet.

O sexting gera situações embaraçosas quando as fotos são passadas para outras pessoas. O estresse emocional, causado por essa situação constrangedora, é irreparável. Essa prática é considerada um crime, em muitos países.

516956 O sexting é praticado principalmente por adolescentes Foto divulgação. Sexting: o que é, riscosO sexting é praticado principalmente por adolescentes (Foto: divulgação).

Como os pais devem agir

1. Converse com seu filho sobre o assunto. Pergunte a ele o que pensa sobre essa situação e fale a ele sobre as consequências causadas por isso;

2. É importante conversar com seu filho sobre confiança e respeito pelo próximo;

3. Converse sobre o que está acontecendo com os adolescentes na atualidade e diga que isso não é legal;

4. Mostre na vida podemos fazer escolhas, porém temos que arcar com as consequências.

516956 O sexting se torna um problema quando a foto cai em mãos de outras pessoas ou nas redes sociais Foto divulgação. Sexting: o que é, riscosO sexting se torna um problema quando a foto cai em mãos de outras pessoas ou nas redes sociais (Foto: divulgação).

Veja também dicas para namoro virtual 

O sexting é um fenômeno mundial que cresce a cada dia que passa. Ele é caracterizado pelo envio de fotos explícitas pelo celular para o parceiro ou para outras pessoas. Esse fenômeno pode gerar sérios problemas, uma vez que essas imagens podem cair nas redes sociais e em questão de segundos o mundo inteiro pode visualizá-las. É importante que os pais conversem com os filhos sobre o assunto e falem sobre as consequências que essa atitude pode causar.