Menu

Curiosidades

Atualizado em 11 de abril de 2012, às 15:15 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Sexta-feira 13: origem

Conheça as principais teorias que tentam explicar como surgiu o medo e o azar da sexta-feira 13.
426016 Sexta feira 13 origem Sexta feira 13: origemExistem várias histórias que tentam justificar a sexta-feira 13.

A sexta-feira 13, popularmente conhecida como o dia do azar, desperta medo nas pessoas e incentiva várias superstições. Sua origem possui diferentes versões, mas em todas as culturas a data é associada às lendas e crendices de causar arrepios.

Cercada de mistérios e incertezas, a sexta-feira 13 já serviu de inspiração para filmes e eventos, que procuram explorar ao máximo o medo que as pessoas costumam sentir da data. O impacto do dia do mau agouro é tão forte que acaba refletindo em alguns aspectos sociais, e econômicos.

Em 2004, o National Geographic realizou uma pesquisa nos Estados Unidos e concluiu que 900 milhões de dólares são perdidos nas sextas-feiras 13. Isto acontece porque as pessoas sentem medo de fechar novos negócios ou fazer investimentos nesta data.

Do ponto de vista social, o medo exagerado da sexta-feira 13 pode alterar o comportamento do indivíduo e afetar suas relações com as outras pessoas. Em alguns casos, o medo da data chega a ser tão grande que causa uma fobia de nome longo e estranho, chamada parascavedecatriafobia.

A origem da sexta-feira 13

Existem várias teorias que tentam explicar as superstições que envolvem a sexta-feira 13, mas não se sabe ao certo o porquê deste dia ser tão amaldiçoado. Confira a seguir alguns possíveis esclarecimentos sobre a origem da data.

Mitologia Nórdica

426016 Sexta feira 13 origem 2 Sexta feira 13: origemLoki, o espírito do mal.

Entre as crenças e histórias compartilhadas pelas tribos da região, existe uma que procura explicar o fato da sexta-feira 13 ser tão mal vista pelas culturas. Diz à lenda que 12 deuses foram convidados para um grande banquete, exceto Loki, um espírito malfeitor e causar de discórdias. Indignado com a situação, ele armou uma briga que resultou na morte de Balder, tido como favorito entre os deuses.

As tribos nórdicas também espalharam pela Europa outra versão sobre a origem da sexta-feira 13, desta vez abordando a história da deusa do amor e da beleza. Friga era uma divindade que foi transformada em bruxa quando os membros das tribos nórdicas resolveram se converter para o cristianismo. Furiosa, ela passou a fazer reuniões todas as sextas com 11 bruxas e o demônio, com o objetivo de rogar pragas aos humanos.

Cristianismo

426016 Sexta feira 13 origem 1 Sexta feira 13: origemJesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira, depois de participar de uma ceia que teve 13 pessoas.

Para os cristãos, a sexta-feira 13 é uma data de má sorte porque costuma ser associada a vários acontecimentos ruins da religião. De acordo com relatos, no dia 13 de outubro de 1307, o rei Felipe IV da França, sentindo o seu poder ameaçado, ordenou a perseguição aos Cavaleiros Templários. Foi uma sexta-feira 13 sangrenta para os cristãos.

Uma das teorias mais conhecidas é a que envolve a perseguição de Jesus Cristo. Antes de ser crucificado numa sexta-feira, o Messias participou de uma ceia que contou com 13 participantes, sendo que um deles era o seu traidor.