Seu filho está com piolho: saiba o que fazer

PUBLICIDADE

O piolho é uma parasita comum entre as crianças, e a infestação normalmente acontece na creche ou escola. Quando seu filho começar a reclamar de coceira na cabeça, na nuca, atrás da orelha e em demais pontos dessa região, cuidado! Pode ser piolho. A transmissão é feita pelo contato direto dos fios, ou seja, ela pode ser feita por um simples abração entre os coleguinhas de classe.

Os casos aparecem mais no inverno, quando as crianças tendem a ficar mais próximas e em locais fechados. Assim que diagnosticada a presença do parasita na criança, a mesma deve ficar afastada das demais, ou seja, passar uns dias em casa até que o tratamento seja feito. Mas, o que fazer quando a criança tem piolho?

Existem diferentes tipos de tratamento para piolho, desde os mais simples e caseiros até os mais complexos. Um dos procedimentos mais básicos e eficientes é o corte bem curto do cabelo, ou mesmo a raspagem da cabeça. Esse é mais indicado para meninos, claro. Com o cabelo bem curto, é possível fazer a remoção manual dos piolhos, contando também com a ajuda do pente fino, e o secador de cabelo. É preciso ter paciência e dedicação, pois se restar um, ele pode começar tudo de novo.

PUBLICIDADE

Muitos pais pesquisam sobre como acabar com piolho, mas primeiro, é preciso ter a certeza de que é uma infestação desse parasita e de lêndeas, bastante comum também. Um tratamento bastante eficaz é o uso de medicamentos próprios para o tratamento, como cremes, shampoos e loções. São produtos fáceis de usar e acabam com a praga rapidamente. O shampoo pode ser usado mais de uma vez até que todo o problema tenha fim.

Outra indicação caseira é o sufocamento do piolho. Isso mesmo. Basta lavar o cabelo normalmente com o shampoo e depois aplicar bastante condicionador. Depois do cabelo estar todo encharcado de creme, coloque uma touca de banho ou qualquer tipo de touca plástica na cabeça da criança. Deixe agir por mínimo duas horas. Pode deixar a noite inteira também, enxaguando no dia seguinte. Depois de enxaguar bem, penteie com o pente fino e faça a inspeção.

Ao eliminar os piolhos, não jogue em qualquer lugar. Jogue-os na privada ou coloque-os em um pote com álcool. Lave bem as roupas de cama da criança, de preferência com água bem quente. Depois passe com o ferro quente. Limpe os pentes e escovas usados para a remoção dos parasitas, e deixe separado. Nunca use produtos que não sejam medicamentos da farmácia. Misturas clandestinas podem conter agrotóxicos altamente venenosos.

 

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • por que temos piolhos

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.