Tecnologia

Sete dicas para não cair em golpes do WhatsApp

Por Isah

Veja sete dicas para não cair em golpes do WhatsApp. Milhares de oportunistas estão aproveitando o aplicativo para roubar dados financeiros dos usuários, prometendo falsos cupons de desconto ou enviando vírus embutidos em links. Leia a matéria para entender melhor o problema e descubra como não cair na cilada dos golpistas.

Sete dicas para não cair em golpes do WhatsApp. (Foto Ilustrativa)

Nos últimos tempos, o WhatsApp tem se destacado como uma poderosa ferramenta de comunicação. Ele permite trocar mensagens de texto, áudio e imagem, basta contar com uma conexão à internet no seu smartphone. O aplicativo tem quase 1 bilhão de usuários ativos e conta com inúmeros recursos que favorecem a interação entre as pessoas. O único problema é que o app tem se transformado em cenário de golpes.

Veja também: Aprenda a identificar mentiras no WhatsApp

Sete dicas para não cair em golpes do WhatsApp

Confira a seguir sete dicas para não cair em golpes do WhatsApp:

1. Não abra links desconhecidos

Qualquer pessoa pode ter acesso ao WhatsApp, por isso os recursos de segurança são bem limitados. O mensageiro roda em praticamente todos os sistemas operacionais móveis (Android, iPhone, BlackBerry, Nokia e Windows) e ainda por cima tem uma versão para desktop. Se você por acaso receber um link desconhecido através do aplicativo, não clique. Verifique a procedência antes de expor o seu aparelho ao risco.

2. Não confie nos cupons de promoção

Não confie em cupons de desconto. (Foto Ilustrativa)

Se uma loja famosa enviar um cupom de desconto via WhatsApp, desconfie. Fique realmente preocupado se você não fez cadastro em promoção ou se o valor do benefício é muito tentador. Antes de abrir o link suspeito, entre em contato com a central de atendimento da empresa responsável e peça mais informações.

3. Configure a sua privacidade

Uma boa dica para se prevenir de golpes no WhatsApp é fazer algumas alterações nas configurações de privacidade. Você pode, por exemplo, limitar a visualização da sua foto de perfil e desabilitar o “visto por último”. Se for o caso, use o botão bloquear para evitar a abordagem de um contato desconhecido ou suspeito.

Configure a sua privacidade no app. (Foto Ilustrativa)

4. Não baixe conteúdo duvidoso

Quando você receber um vídeo, uma imagem ou um áudio com conteúdo duvidoso, evite baixá-lo no seu smartphone. O arquivo pode estar infectado com Malware, um tipo de vírus que rouba informações e toma conta do aparelho de forma perigosa. Os golpistas normalmente atacam através de vídeos adultos, de violência ou sobre política.

Saiba mais: WhatsApp para computador onde baixar, como instalar e usar

5. Evite baixar conteúdo de apk externa

Interessados em encontrar versões atualizadas de aplicativos, muitos usuários baixam apps em APK e instalam no celular. Isso pode ser uma grande armadilha, afinal, a atualização pode ser falsa e se comportar como um invasor no seu aparelho. Portanto, dê preferência aos apps disponíveis no site do WhatsApp ou nas lojas oficiais de aplicativos.

6. Cuidado com o WhatsApp Falso

Evite instalar a versão falsa do aplicativo. (Foto Ilustrativa)

Existem algumas versões do WhatsApp que são falsificadas e podem prejudicar o seu aparelho, como é o caso do WhatsApp Azul. Evite instalar esse tipo de aplicativo, pois ele pode instalar um vírus e roubar os seus dados bancários.

7. Não informe dados bancários

Por fim, a dica básica se segurança no WhatsApp é: jamais use o mensageiro para fornecer dados pessoais ou bancários. Algum golpista pode interceptar essas informações e assim hakear a sua conta.

Leia mais: Falha de segurança do WhatsApp coloca usuários em risco

Colocando em prática as sete dicas para não cair em golpes do WhatsApp, você reduz as chances de se tornar mais uma vítima das ciladas e sofrer prejuízos financeiros. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre segurança na internet.

 

Recomendado para você
Tecnologia

Facebook login, como entrar no facebook.com.br

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

Sky Pré-Pago Onde Comprar, Quanto Custa, Assinatura

Tecnologia

Itelefônica Webmail

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *