Tecnologia

Serviço que localiza aparelhos Android

Por Isah

Em agosto deste ano, o Google lançou o gerenciador de dispositivos Android. A ferramenta ajuda a localizar os tablets e smartphones perdidos ou roubados. O app de rastreamento funciona na versão 2.2 ou superior do sistema operacional.

O Google já oferece aos seus usuários o rastreamento de Android. (Foto:Divulgação)

Funções do rastreador de Android

O novo serviço do Google, que foi batizado de Android Device Manager, mostra a localização do aparelho dentro de um mapa. Para acessar ao recurso, basta ter um computador com conexão à internet.

A princípio, o Android Device Manager está desligado. Se o usuário quer ativar o recurso, ele precisa acessar Configurações > Segurança > Administrar dispositivo.

Dentro do gerenciador, o usuário consegue ver o nome do seu dispositivo e tem liberdade para realizar ações de segurança. Se a intenção é localizar o aparelho que foi perdido dentro de casa, basta clicar na opção “tocar”. Por outro lado, se o dispositivo foi roubado, o usuário pode optar por “apagar” (ferramenta que remove o conteúdo) e “bloquear” (ferramenta que impede o acesso portátil).

O aparelho é encontrado com o auxílio de um mapa. (Foto:Divulgação)

No caso do bloqueio, o aparelho Android deixa de funcionar e passa a exigir uma senha para que o acesso aos recursos seja liberado, uma espécie de PIN.

Somente a opção “tocar” fica ativada no gerenciador de Android. Para habilitar as outras, é necessário acessar o menu no smartphone ou tablet. Quem acessa o serviço pela primeira vez precisa aceitar o acordo que permite o uso dos dados de localização.

A localização do dispositivo só acontecerá se o mesmo estiver conectado à internet. Também é importante estar logado para que o Google saiba qual dispositivo Android precisa ser encontrado.

O gerenciador tem a capacidade de mostrar o ponto exato onde o aparelho Android se encontra. No mapa, é possível afastar ou aproximar para descobrir exatamente o endereço. O usuário tem a possibilidade de habilitar o recurso de formatação remota, que exclui tudo simplesmente comum clique.

O recurso para bloquear o aparelho Android em caso de roubo já está disponível. (Foto:Divulgação)

Acesse o Gerenciador de dispositivos Android agora mesmo e conheça todos os recursos oferecidos.

Rastreamento de aparelhos Apple

A Apple também trabalha com um aplicativo de rastreamento dos seus dispositivos, como iPhone, o iPad, o iPod e computadores com sistema operacional Mac. O recurso, batizado de Find my iPhone, está disponível desde 2010 e antes era pago, mas agora já pode ser acessado pelos usuários sem custo algum.

Para encontrar o gadget perdido ou roubado, basta configurar o Apple ID, ou seja, um login que serve para sincronizar os arquivos no programa iTunes. Tal como acontece com o Android, o recurso permite monitorar o aparelho dentro de um mapa, mostrando exatamente a localização.

Recomendado para você

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *