Menu

Turismo

Atualizado em 20 de junho de 2012, às 19:44
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Serra Gaúcha: atrações turísticas, onde ir

A Serra Gaúcha é um local encantador, principalmente durante o seu inverno rigoroso, que atrai muitos turistas.

No inverno, um dos locais mais procurados pelos turistas é a Serra Gaúcha, que proporciona um clima bem frio nessa época, além de oferecer paisagens inimagináveis, arquiteturas típicas europeias e alimentação de tirar o fôlego. Sendo assim, saiba quais são as atrações turísticas e onde ir na Serra Gaúcha.

Você também vai gostar de ler: Roteiro de Viagem pela Serra Gaúcha.

Cidades

A região das Serras Gaúchas é composta pelas cidades de Caxias do Sul, Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Garibaldi, Carlos Barbosa, Antônio Prado, Farroupilha, São Domingos do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Parai, Nova Pádua, Flores da Cunha, São Francisco de Paula, Nova Roma do Sul, Nova Prata, Bom Jesus, Veranópolis, entre outras.

Região Alemã

Cidades como Gramado, Canela e Nova Petrópolis foram colonizadas predominantemente pelos alemães e, por isso, apresentam características culturais, arquitetônicas e gastronômicas desse povo. Ainda há muito dos costumes alemães nessas cidades como danças típicas, hábitos alimentares e idioma.

470697 Serra Gaúcha atrações turísticas onde ir 1 300x300 Serra Gaúcha: atrações turísticas, onde irArquitetura alemã em Gramado. (Foto: Divulgação)

Região Italiana

Os italianos foram outros imigrantes a colonizarem as Serras Gaúchas, mas se concentraram mais em cidades como Garibaldi, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Flores da Cunha, Caxias do Sul e Farroupilha, que ficam nas regiões altas, uma vez que, os alemães já haviam ocupado as baixas. Assim como na região alemã, os italianos deixaram muito da sua cultura nessas cidades, que parecem uma pequena Itália, principalmente por causa da produção de uva e vinho, conhecida em todo o Brasil.

470697 Serra Gaúcha atrações turísticas onde ir 2 300x300 Serra Gaúcha: atrações turísticas, onde irCastelo em Bento Gonçalves. (Foto: Divulgação)

Natureza

Além de aproveitar as delícias oferecidas nas cidades serranas do sul, você poderá conhecer a natureza fenomenal dessa região, que é recheada de cachoeiras, rios, lagos e montanhas.

Canela possui a magnífica cascata do Caracol, que tem uma queda livre de 131 metros de altura. Ela fica dentro de um parque que contém uma escada ecológica com 927 degraus que leva à base da cascata e um mirante a150 metros, de onde é possível ver uma paisagem de rara beleza.

470697 Serra Gaúcha atrações turísticas onde ir 3 300x300 Serra Gaúcha: atrações turísticas, onde irCascata do Caracol, em Canela. (Foto: Divulgação)

Em Gramado, há o Lago Negro, que foi construído por Leopoldo Rosenfeldt após um incêndio que acabou com a mata da região. Após escavá-lo, ele importou árvores da Floresta Negra da Alemanha (por isso, o nome) para decorar as suas margens. As águas do Lago Negro são profundas e refletem o alto dos pinheiros, ficando verdes escuras.

Há muitas atrações turísticas na Serra Gaúcha. Portanto, se você pretende visitá-la, reserve vários dias para poder conhecer cada detalhe dela. Desse modo, você poderá se encantar tanto com as belezas das cidades como dos campos desse lugar magnífico do sul brasileiro.

Para se alimentar bem, conheça os Melhores Restaurantes na Serra Gaúcha.