Menu

Carros

Atualizado em 12 de dezembro de 2012, às 14:10 por Jose
Você está em: MundoDasTribos > Sensor de estacionamento: preços, tipos

Encontrado até pouco tempo atrás apenas nos carros importados, o sensor de estacionamento se popularizou e hoje pode ser instalado até nos modelos populares.

Fazer baliza é um desafio para a maioria dos motoristas, até para os mais experientes. Ao realizar este tipo de manobra, o condutor precisa tomar cuidado para não encostar em outro veículo ou em objetos que possam estar atrás do carro, como um carrinho de supermercado, portões, pequenos postes, colunas de prédios etc.

Visando reduzir este tipo de dificuldade, a indústria automobilística tem trabalhado nos desenvolvimento de novos dispositivos. Este é o caso dos sensores de estacionamento que, até pouco tempo atrás, eram encontrados apenas nos carros importados. Hoje, eles também acompanham modelos mais simples e podem ser instalados em qualquer utilitário, incluindo os populares.

552719 Sensor de estacionamento – preços tipos1 Sensor de estacionamento: preços, tiposUm dos grandes desafios da baliza é não encostar no veículo ou nos objetos que podem estar atrás ou a frente do carro. (Foto: Divulgação).

Instalado no para-choque do carro, o sensor tem um funcionamento simples. Usando tecnologia baseada no ultrassom, ele emite uma frequência sonora alta, mas que não é audível ao ouvido humano. Esse sinal reflete no objeto mais próximo e retorna para o sensor e, com base no tempo em que ele leva para voltar, o dispositivo indica a que distância o objeto se encontra do carro.

Essa distância é indicada através de um sinal sonoro, dividido em três estágios de bips. Quanto menor for intervalo entre os bips, mais próximo o obstáculo está do veículo. Vale lembrar que existem diferentes modelos de sensores disponíveis no mercado. Dependendo do dispositivo escolhido, ele pode não detectar pequenos objetos. Outros não identificam obstáculos que estão fora do alcance dos sensores.

Veja também: Sensores de estacionamento com câmera no retrovisor.

Sensor de estacionamento – preços, tipos

552719 Sensor de estacionamento – preços tipos Sensor de estacionamento: preços, tiposA maioria dos sensores indica através de bips a que distância o obstáculo se encontra do veículo. (Foto: Divulgação).

Nos modelos mais simples, o equipamento emite um aviso sonoro que começa com espaços maiores entre um bip e outro. Conforme o carro vai se aproximando do obstáculo (que pode estar tanto a frente quanto atrás), o intervalo entre os bips vai diminuindo até ficar um aviso ininterrupto.

Os modelos mais sofisticados oferecem até display no painel, que indica a distância do objeto mais próximo. Desse modo, o motorista pode realizar a manobra com mais facilidade e saber a quantos centímetros o seu carro está do obstáculo.

Conheça  o mecanismo que permite que o carro estacione sozinho.

552719 Sensor de estacionamento – preços tipos2 Sensor de estacionamento: preços, tiposOs sensores mais modernos vêm com display que indica a distância do objeto mais próximo. (Foto: Divulgação).

Também existem dispositivos que auxiliam a manobra por voz, como é o caso da tecnologia desenvolvida pela Mercedes-Benz. Ela passa as coordenadas que o condutor precisa seguir para colocar o veículo na vaga corretamente, dizendo quando ele deve esterçar a direção, ir para trás ou para frente.

Lembrando que além das lojas automotivas, você pode encontrar esses sensores em sites de compra da internet. No Busca Pé, por exemplo, os preços dos sensores de estacionamento variam de R$70,00 a R$150,00. Aproveite!