Sensibilidade no Couro Cabeludo, Causas e Cuidados

PUBLICIDADE

Algumas pessoas podem se queixar de dor ou sensibilidade no couro cabeludo. Esta situação acontece ao se usar capacete, boné, chapéus ou qualquer tipo de elástico ou presilha para prender os cabelos. O simples fato de comprimir algumas áreas do couro cabeludo ou tracionar os cabelos de uma determinada região acaba sendo suficiente para promover uma leve sensação de incômodo. Nestes casos raramente o paciente experimenta algum problema mais grave para os cabelos ou couro cabeludo e o mesmo se resolverá sem que seja preciso qualquer tratamento quando o paciente excluir a causa.

Sensibilidade no Couro Cabeludo, Causas e Cuidados

Apesar de, na maioria das vezes, vir acompanhado de problemas simples de serem resolvidos, a sensibilidade e a dor de couro cabeludo podem ser causadas por problemas importantes e que exigem tratamento rápido para evitar maiores complicações.

Pessoas que apresentam cabelos finos, ralos ou que são calvos podem desenvolver dor no couro cabeludo quando se expõem ao sol por conta das queimaduras, causadas pelas radiações ultravioletas. Para estes casos a prevenção com o uso de filtros solares ou bonés ajudam muito a evitar que esta situação se instaure.

PUBLICIDADE

O excesso de oleosidade também pode deixar o couro cabeludo mais sensível. Isto porque facilita o aparecimento de um problema conhecido como dermatite seborréia. Também é comum percebermos que pessoas que utilizam químicas nos cabelos, sejam alisantes ou relaxamentos, tendem a ter o couro cabeludo mais dolorido. A irritação provocada por estes tipos de produtos pode causar desde um simples processo inflamatório até queimaduras.

Doenças do couro cabeludo que cursam com inflamação podem eventualmente ter a dor ou a sensibilidade como parte das queixas de seus portadores. A alopecia areata e o lupus são patologias que podem apresentar este quadro. Doenças infecciosas como aquelas relacionadas aos fungos, e as relacionadas a bactérias, normalmente vem acompanhadas de dor. Estes quadros devem ser imediatamente tratados por conta de sua possível evolução, causando zonas de calvície irreversíveis nos pacientes acometidos.

Para prevenir as doenças do couro cabeludo você pode proceder da seguinte maneira:

Procure lavar o cabelo com água de morna para fria, com temperatura por volta de 22ºC, não durma com os cabelos molhados e nem úmidos, use xampus para seu tipo de cabelo e condicionador apenas nas pontas, não utilize produtos ou tome comprimidos sem orientação médica, alimente-se de forma saudável, beba água e tente evitar o estresse, procure um dermatologista na primeira suspeita de qualquer tipo de doença do couro cabeludo.

PUBLICIDADE

Você pode usar alguns produtos que podem ajudar no tratamento do problema como:

1- Kérastase biotic massage bio-regulateur – ampola de tratamento 2x25ml

2- Revlon professional sos calm roll-on – tratamento 20ml;

3- Kérastase biotic concentré bio-recharge – tratamento 5x15ml;

4- Wella sp balance scalp mask – máscara de tratamento 200ml.

PUBLICIDADE

Mas certamente existem outros produtos e marca que podem lhe auxiliar na hora de tratar o problema de sensibilidade no couro cabeludo.

Como Tratar Problemas no Couro Cabeludo

Quando a dor e o desconforto de couro cabeludo persistem, o ideal é procurar um médico para um diagnóstico preciso e a escolha das medidas de tratamento coerentes para a melhora. É quase certo que com a conduta correta o quadro desaparece e o paciente fica sem dor e satisfeito. Procure um dermatologista que ele terá os remédios certos para você melhorar.

Leia também:

1 comentário

  • no meio da minha cabeça cosa e esta dolorido o que eu faço?

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.