Menu

Serviços

Atualizado em 29 de junho de 2012, às 15:39 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Senha do cartão cidadão: como recuperar

Saiba as principais informações a respeito do cartão cidadão e aprenda a recuperar senha para fazer consultas ou sacar benefícios.
476894 Senha do cartão cidadão como recuperar Senha do cartão cidadão: como recuperarÉ necessário criar uma senha para sacar e outra para consultas online.

Depois de solicitar o cartão cidadão, para consultar e sacar benefícios, o trabalhador precisa criar uma senha pessoal e cadastrá-la em uma agência da Caixa. Ele também deve concordar com o termo de responsabilidade, uma espécie de regulamento para o uso correto do recurso.

Para conseguir cadastrar a senha do cartão cidadão, é necessário apresentar o termo de responsabilidade assinado junto com a documentação solicitada pela Caixa Econômica Federal (RG e CPF). Após o recebimento do cartão magnético e cadastramento da senha, o trabalhador pode usar o recurso tranquilamente.

Senha do cartão cidadão
A senha do cartão cidadão, criada pelo usuário, é composta por seis dígitos numéricos. Ela pode ser bloqueada em casos de digitação incorreta por várias vezes seguidas, mas o usuário tem a possibilidade de desbloquear, indo até uma agência da Caixa e se identificando. Também é necessário comparecer a uma unidade do banco para recuperar a senha perdida ou fazer a alteração.

476894 Senha do cartão cidadão como recuperar 1 Senha do cartão cidadão: como recuperarÉ necessário comparecer a uma agência da Caixa para recuperar a senha com segurança.

Senha de internet
Caso o trabalhador perca ou se esqueça da senha cadastrada, ele pode recuperá-la. Ao acessar um serviço online como a consulta ao FGTS, por exemplo, informe o número de identificação social e notifique o esquecimento da senha de internet para que o sistema possa ajudar.

Saiba mais: Cartão cidadão, CAIXA – informações

Cartão cidadão: formas de uso, como adquirir

O cartão cidadão é um recurso criado para facilitar a vida dos trabalhadores brasileiros, principalmente para ter acesso aos benefícios trabalhistas. Emitido através da Caixa Econômica Federal, este cartão magnético atende as necessidades das pessoas vinculadas ao FGTS ou que sejam beneficiadas pelo abono salarial.

476894 Senha do cartão cidadão como recuperar 2 Senha do cartão cidadão: como recuperarSaque o dinheiro do FGTS, abono ou seguro-desemprego com o cartão cidadão.

Através do cartão cidadão é possível realizar várias atividades, como as consultas ao saldo e extrato do fundo de garantia, verificação dos dados do PIS e saques da conta vinculada ao FGTS, abono ou seguro-desemprego. Caso o titular esteja inscrito em algum programa do Governo, como Bolsa Família ou Bolsa Atleta, ele pode usar o cartão para receber o benefício.

Para adquirir o cartão cidadão, o requerente precisa ter cadastro no PIS/PASEP, no NIS (Número de Inscrição Social) ou no NIT (Número de Inscrição do Trabalhador). Estando dentro dos critérios de adesão, o indivíduo deve entrar em contato por telefone para solicitar o cartão ou se dirigir até uma agência da Caixa para fazer o pedido. É necessário apresentar toda a documentação solicitada.

O cartão cidadão só poderá usar com segurança e comodidade se o titular cadastrar a senha numa lotérica ou agência da Caixa. A adesão é totalmente gratuita e o prazo para o recebimento do cartão é de até 15 dias.

 Veja também: Segunda Via Cartão Cidadão

Conteúdo avaliado com média: