Menu
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > SENAI Uberlândia Cursos Gratuitos

O Senai Uberlândia forma profissionais para trabalhar nas indústrias mineiras, através das modalidades de aprendizagem, ensino técnico e qualificação.

Saiba mais detalhes sobre o “SENAI Uberlândia Cursos Gratuitos”. A instituição é a principal responsável pela formação de mão de obra capacitada na cidade mineira e sua oferta de cursos tem contribuído com o desenvolvimento das indústrias locais.

SENAI Uberlândia Cursos Gratuitos. (Foto Ilustrativa)

SENAI Uberlândia Cursos Gratuitos. (Foto Ilustrativa)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) mantém escolas em todo o estado de Minas Gerais, com o propósito de treinar os profissionais para atuar em diferentes setores industriais. Os cursos contam com modernas instalações e professores experientes.

Em Uberlândia, o Senai conta com três escolas para atender a população de 654 681 habitantes. As unidades também recebem matrículas de alunos que moram nos municípios da região. As oportunidades educacionais são ampliadas a cada dia graças ao compromisso do Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais).

Leia também: Processo Seletivo Senai MG 2015-2016 – Cursos Grátis

SENAI Uberlândia Cursos Gratuitos

As oportunidades do SENAI Uberlândia Cursos Gratuitos são oferecidas através de uma iniciativa da própria instituição. Os candidatos são selecionados através de processo seletivo. A oferta de vagas gratuitas, por sua vez, foi ampliada na cidade graças à execução do Pronatec.

O Pronatec é um programa do governo federal, cujo objetivo consiste em ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica. Através da iniciativa, são oferecidos cursos técnicos e de formação inicial e continuada gratuitamente.

Cursos oferecidos pelo Senai Uberlândia

Confira a seguir os cursos profissionalizantes promovidos pelo Senai Uberlândia:

Aprendizagem Industrial

Os cursos de aprendizagem ofertados gratuitamente pelo Senai-MG. (Foto Ilustrativa)

Os cursos de aprendizagem ofertados gratuitamente pelo Senai-MG. (Foto Ilustrativa)

A aprendizagem industrial é uma modalidade de educação profissional voltada para jovens de 14 a 24 anos de idade. Ela tem como propósito facilitar a conquista do primeiro emprego e desenvolver as habilidades para trabalhar na indústria. No Senai Uberlândia, são oferecidos cursos de Almoxarife de Obras, Auxiliar de Panificação, Confecção de Moda, Eletromecânica, Eletrônica, Processamento de Alimentos, Processos Administrativos e Transformação de Plástico.

Em setembro de 2015, o Senai Uberlândia lançou um novo processo seletivo para programas de aprendizagem industrial. Para se inscrever, era preciso estar cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental e ter idade mínima de 14 anos. Os alunos foram selecionados através de uma prova escrita. Atualmente, estão sendo recrutados para trabalhar nas indústrias parceiras do Senai.

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos formam profissionais para encarar os desafios do mercado de trabalho. No Senai Uberlândia, sempre são abertas turmas para Alimentos, Eletrônica, Mecânica, Química, Edificações, Eletrotécnica e Segurança do Trabalho.

Cada curso técnico do Senai Uberlândia dura, em média, um ano e seis meses. A modalidade de habilitação profissional é paga, mas a instituição oferece vagas gratuitas no âmbito do Pronatec.

Saiba mais:Senai MG 2016 cursos gratuitos e inscrições

Qualificação Profissional

No âmbito do Pronatec também são ofertadas vagas gratuitas.  (Foto Ilustrativa)

No âmbito do Pronatec também são ofertadas vagas gratuitas. (Foto Ilustrativa)

Quem deseja se profissionalizar de forma rápida e eficaz deve recorrer à qualificação profissional. Em Uberlândia, o Senai executa essa modalidade através dos cursos de almoxarife, caldeiro, desenhista de moda, costureiro de calçados, confeiteiro, costureiro industrial, instalador hidráulico, eletricista de automóveis, mestre de obras, padeiro, entre outros. As vagas gratuitas são ofertadas pelo Pronatec. 

Educação à distância

O núcleo de educação à distância do Senai-MG tem crescido consideravelmente, oferecendo cursos profissionalizantes pagos e gratuitos. Os títulos que abordam temas transversais são ofertados sem qualquer tipo de custo para o aluno, como segurança do trabalho, legislação trabalhista, propriedade intelectual, finanças pessoais e empreendedorismo. A previsão é que novas turmas sejam formadas em junho de 2016.

Aproveite também a oferta de cursos gratuitos EAD. (Foto Ilustrativa)

Aproveite também a oferta de cursos gratuitos EAD. (Foto Ilustrativa)

Inscrições para cursos gratuitos Senai MG 2016

Em Uberlândia, assim como nas demais cidades de Minas Gerais, os cursos gratuitos da modalidade de aprendizagem industrial são ofertados a partir de abril de 2016. Já os cursos que integram o Pronatec dependem de um repasse de verba do MEC para o Senai.

Endereços Senai Uberlândia

SENAI CFP Dr. Celso Charuri
Endereço: Rua Elis Regina, 370 – Santa Rosa.
Telefone: (34) 3293-3200

SENAI CFP Fábio de Araújo Motta
Endereço: Rua Ernesto Vicentini, 245 – Bairro Presidente Roosevelt
Telefones: (34) 3228-5200 / (34) 3228-5225

SENAI CETAL Fábio de Araújo Motta
Endereço: Rua Ernesto Vicentini, 245 – Bairro Presidente Roosevelt
Telefones: (34) 3228-5200 / (34) 3228-5225

Veja também: Cursos gratuitos Senai Pronatec MG 2016

Aproveite as oportunidades do SENAI Uberlândia Cursos Gratuitos. Para conhecer melhor as alternativas de educação profissional, visite a unidade do seu interesse ou entre em contato por telefone.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL