Cursos Senai

Senai Rio de Janeiro 2012 – Cursos técnicos

A partir do dia 2 de fevereiro será possivel se inscrever nos cursos do Senai-RJ (Foto: Divulgação)

Em 2012 o Senai do Rio de Janeiro vai oferecer mais de seis mil vagas gratuitas para cursos técnicos em todo o Estado. As oportunidades de qualificação fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem como objetivo principal aumentar e tornar mais fácil o acesso à educação profissionalizante. Podem se cadastrar no projeto alunos de escolas públicas, que estejam no segundo ou terceiro ano do Ensino Médio.

No primeiro semestre de 2012 serão ofertadas 3.795 vagas e os candidatos poderão se inscrever a partir do dia 2 de fevereiro, no portal eletrônico da Secretaria do Estado (www.rj.gov.br/web/seeduc), que também terá a função de selecionar os estudantes. O processo de escolha das pessoas que serão beneficiadas com o Pronatec por meio do Senai levará em consideração o desempenho escolar dos inscritos. No segundo semestre desse ano mais 2.475 oportunidades serão ofertadas em todo Rio de Janeiro.

Os cursos serão ofertados pelo Pronatec (Foto: Divulgação)

Os interessados podem escolher entre as seguintes especializações de formação técnica: Alimentos (Vassouras), Administração (Jacarepaguá e Nova Friburgo), Automação Industrial (Benfica, Itaguaí, Duque de Caxias, Macaé, Jacarepaguá, Niterói e Volta Redonda), Mecânica (Barra Mansa, Itaguaí, Macaé, Campos, Niterói, Petrópolis, Resende, Nova Friburgo, Santa Cruz e Volta Redonda), Manutenção Automotiva (Resende e Tijuca), Comunicação Visual (Maracanã), Edificações (Tijuca), Eletrônica (Barra Mansa, Benfica, Jacarepaguá e Nova Iguaçu), Segurança do Trabalho (Barra Mansa, Duque de Caxias e Maracanã),Eletrotécnica (Campos, Petrópolis, Niterói, Jacarepaguá, Macaé, Santa Cruz e Volta Redonda), Refrigeração e Climatização (Jacarepaguá), Design de Móveis (Petrópolis), Logística (Macaé e Niterói), Petróleo e Gás (Benfica, Campos e Macaé), Informática (Maracanã), Multimídia (Maracanã) e Solda (Niterói, Petrópolis, Resende, Nova Iguaçu, Santa Cruz e Volta Redonda).

Os cursos serão ministrados de segunda a sexta-feira, de manhã, tarde e noite, de acordo com a modalidade escolhida. Segundo o estudo Decisão Rio, do Sistema FIRJAN, o Estado do Rio de Janeiro vai receber, até o ano de 2013, investimentos públicos e privados que somam R$ 181,4 bilhões. Desse modo, os jovens que optarem pela área técnica terá boas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Os candidatos nos cursos técnicos poderão participar do programa de orientação profissional Terças sem Dúvidas no Senai, que será promovido no dia 7 de fevereiro. Durante o evento, serão sanadas as dúvidas sobre as especializações, o processo de inscrição e também sobre como é a rotina profissional de cada uma das carreiras que estão disponíveis para a escolha do estudante. As inscrições para o  encontro podem ser feitas através do www.firjan.org.br/semduvidas . Mais informações sobre as vagas do Senai que serão oferecidas gratuitamente acesse o portal  www.vocenaindustria.com.br.

Conheça também Cursos 100% Online com Tutoria e Certificado

 

Recomendado para você
Comentários
  1. sidnei gon disse:

    gostaria de saber sobre o corso de mecanico automotivo eu moro em porto real e aqui não temos curso disponivel e faz falta uma empresa como essa pois a maioria dos empregados das industrias vem de fora de são paulo.

  2. MTJac disse:

    Olá Sidnei, basta acessar o site oficial da escola escolher a unidade que fica mais perto de sua casa e ver se este curso está disponível. A unica coisa qu são será garantida é a gratuidade do curso.

    Att,

  3. Leoni disse:

    Gostaria de receber informações sobre as datas do curso sobre “Instalações elétricas em unidades explosivas no SENAI Benfica – RJ, em cinco dias úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *