Menu
Você está em: MundoDasTribos > Cursos > SENAI Rio – Cursos Técnicos no Rio de Janeiro 2016

O Senai oferece cursos gratuitos no Rio de Janeiro. Conheça as possibilidades de formação profissional.

Conheça as oportunidades do SENAI Rio – Cursos Técnicos no Rio de Janeiro 2016. A entidade sempre lança vagas para habilitação técnica, aprendizagem, aperfeiçoamento e qualificação, com o propósito de capacitar a mão de obra para as indústrias do estado do Rio de Janeiro.

O Senai Rio de Janeiro já começou a oferecer cursos gratuitos 2016. (Foto Ilustrativa)

O Senai Rio de Janeiro já começou a oferecer cursos gratuitos 2016. (Foto Ilustrativa)

O Senai Rio se destaca como um dos mais importantes complexos de educação profissional do estado. As escolas contam com moderna infraestrutura e estão alinhadas às principais tecnologias, dando suporte à formação de trabalhadores para diferentes segmentos industriais.

SENAI Rio – Cursos Técnicos no Rio de Janeiro 2016

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) trabalha com diferentes modalidades profissionalizantes, como é o caso da habilitação técnica. Cada curso profissionalizante gratuito tem duração média de dois anos e procura desenvolver as competências práticas do aluno.

O diploma do Senai Rio cursos gratuitos é reconhecido nacionalmente. Ele ajuda a encontrar uma boa oportunidade de emprego e aumenta a renda dos trabalhadores em até 24%. Nos últimos tempos, a instituição tem oferecido muitas vagas gratuitas, principalmente por causa do Pronatec.

O curso de eletricista industrial é uma das opções do Senai Rio. (Foto Ilustrativa)

O curso de eletricista industrial é uma das opções do Senai Rio. (Foto Ilustrativa)

O curso grátis Senai RJ 2016 oferece conhecimentos teóricos e práticos para desempenhar atividades no setor produtivo. A carga horária varia conforme a modalidade, sendo que a formação procura se alinhar as necessidades do mercado de trabalho.

Confira a seguir as oportunidades do SENAI Rio – Cursos Técnicos no Rio de Janeiro 2016:

Cursos técnicos junto com o ensino médio

Nessa modalidade, os alunos fazem o ensino médio ao mesmo tempo em que adquirem uma habilitação técnica para trabalhar na indústria. Entre os cursos que são oferecidos, vale destacar: Administração, Alimentos, Automação Industrial, Eletrônica, Mecânica, Logística, Petróleo e Gás e Metalurgia.

Cursos técnicos após o ensino médio

Após concluir o ensino médio, o estudante pode aumentar as suas chances de conseguir um emprego ao participar de um curso técnico Senai Rio 2016. As vagas, que normalmente são distribuídas pelo Sisutec, abrangem as habilitações de Mecatrônica, Construção Naval, Mecânica, Segurança do Trabalho, entre outras.

Técnico em Segurança do Trabalho é um dos cursos mais procurados. (Foto Ilustrativa)

Técnico em Segurança do Trabalho é um dos cursos mais procurados. (Foto Ilustrativa)

Cursos técnicos à distância

O Senai Rio de Janeiro 2016 aposta no sistema EAD para oferecer cursos técnicos gratuitos, como é o caso da habilitação em Técnicas de Informática e Comunicação. Não há previsão sobre a abertura de novas turmas para o Senai Rio cursos à distância.

Cursos de aprendizagem

Os jovens de 14 a 24 anos, que vivem no Rio de Janeiro, podem participar dos cursos gratuitos Senai RJ 2016, ofertados através da modalidade de aprendizagem industrial. Para se tornar um aluno, é preciso ter contrato de menor aprendiz com uma indústria afiliada, por até 2 anos. Vale lembrar que, de acordo com a Lei do Aprendiz, todas as empresas de grande e médio porte são obrigadas a preencher o quadro de funcionários com 5% a 15% de aprendizes.

Há vagas abertas para aprendizes. (Foto Ilustrativa)

Há vagas abertas para aprendizes. (Foto Ilustrativa)

Ao longo do programa de aprendizagem, os jovens trabalham nas indústrias contratantes e participam de um curso profissionalizante em uma das unidades do Senai. Em 2016, o sistema FIRJAN abrirá turmas para os cursos de auxiliar de cozinha, eletricista da indústria audiovisual, padeiro, almoxarife de obras, operador de produção automotiva, pedreiro, desenhista de construção civil, pintor de obras, assistente administrativo, operador de telemarketing, caldeiro, mecânico de usinagem, operador de computador, soldador, costureiro, entre outros.

A população carioca e fluminense tem contato com muitas oportunidades educacionais do Senai. Só em 2014, foram abertas 45 mil vagas gratuitas, em 42 escolas e 22 cidades. Em 2016, o objetivo será ofertar 19.341 vagas, em 39 unidades, situadas em 20 municípios. Esses números não incluem as oportunidades que serão ofertadas no âmbito do Senai.

Para conferir novidades sobre o SENAI Rio – Cursos Técnicos no Rio de Janeiro 2016, basta acessar o site www.cursosenairio.com.br. Você também pode ligar gratuitamente para o telefone 0800 0231 231.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL