Curiosidades

Senado Federal Lança Aplicativo para Iphone – Blogueiros no Senado

No último dia 28, eu e outros blogueiros fomos convidados a visitar o Senado Federal em Brasília-DF para conhecer os trabalhos que são executados na área de Comunicações, inclusive tendo a honra de acompanhar o lançamento da App de Iphone.

O convite foi feito pela Secretaria de Comunicação Social do Senado. Entre os blogueiros presentes, além de mim, estiveram lá também Inagaki, Sam ShiraishiCardosoRodrigo, Gregori Pavan, Gabriel .

O principal objetivo do Senado Federal com este convite aos blogueiros é de interagir com a população brasileira através das mídias sociais e deixar os projetos, ideias e tudo o que acontece no Senado de forma mais transparente às pessoas, já que, por inúmeros motivos, a população e a política não mantém uma relação estreita, devido a falta de confiança  criada ao longo deste anos.

A ideia de estreitar os laços da política com a população do Brasil vem sendo aprimorada desde o ano passado, teve sua primeira realização no ano passado no Café com Blogs no Senado, idealizado no mês de abril de 2010. Além disso, participamos do lançamento Oficial do aplicativo para IPhone que aconteceu na terça-feira. (Explicarei do aplicativo mais adiante)


Blogueiros discutem ações de Midias Sociais no Senado Federal

Ações como estas, podem parecer simples aos olhos de muitas pessoas que não conhecem o Senado Federal e sua infraestrutura, em contrapartida, aquelas pessoas que tiveram o privilégio de conhecer, são capazes de compreender que toda ação deve ser bem planejada devido à complexidade de seus processos envolvidos.

No momento em que chegamos à sala do Presidente já havia uma equipe de profissionais da área de comunicação nos aguardando para um bate-papo junto com José Sarney. Foram 2 horas de conversa, onde vários assuntos foram abordados, entre eles alguns temas voltados à educação, reforma política, entre outros. No bate-papo ficou evidente que a Política tem ainda um longo caminho a ser trabalhado para que desperte o interesse da população brasileira às informações do Senado Federal de forma clara, fácil e rápida.

O que mais chamou a minha atenção nestes dois dias no Senado, foi o entusiasmo do Presidente José Sarney, que respondeu todas as perguntas, inclusive algumas bem técnicas, mostrando que não mede esforços para estreitar a relação do Senado com a população através da internet e seus meios que favorecem tais ações.

Esta conversa foi capaz de evidenciar a força que a blogosfera possui, afinal, através dela o Senado Federal quer entender como interagir com os internautas. Eu comentei na entrevista que ocorreu no gabinete dos Senadores, que muitos internautas buscam assuntos relacionados ao Senado e que os resultados que lhes são mostrados, comumente não são relevantes o suficiente, sendo necessário algumas vezes “refinar” a consulta para finalmente encontrar o que deseja.

E se existisse algum meio de deixar a informação de leis mais simples de entender? Talvez a população se interessasse mais por assuntos voltados à politica. É isso que o Blog do Senado vem realizando, através de uma linguagem simples, transmite as principais notícias que estão em pauta no Planalto.

Vídeo do Senado – Presidente José Sarney comenta dos Blogueiros

Veja a seguir o vídeo em que o Presidente do Senado José Sarney comenta como foi o encontro com blogueiros no dia 28/03.

Senado na internet

Atualmente a população pode interagir com o Senado através de seu site oficial (http://www.senado.gov.br/) twitter (http://www.senado.gov.br/noticias/twitter.aspx) , blog do Senado, além de contas no Facebook, Flickr e canais do YouTube no qual são divulgadas informações diariamente.

Sobre o aplicativo

O aplicativo foi lançado já pensando que no Brasil existem muitos usuários e milhões de aparelhos celulares com acesso à internet. O seu funcionamento é bastante simples, depois de baixa-ló gratuitamente pelo App Store(Aplicativo do Senado para Iphone) basta tocar na tela para iniciar.

Em resumo a idéia do Aplicativo é aumentar o alcance do site do Senado à população, assim todas aquelas pessoas que possuem um celular com acesso à internet podem ficar atualizadas com tudo que acontece por lá.

Senti a falta de uma busca para conteúdo antigo, acredito que seja um item de grande importância, já que, muitas pessoas buscam não somente notícias atuais, mas também Leis e demais informações em arquivos anteriores.

Abaixo, segue o link dos posts dos amigos que também estiveram presentes no Senado:

Vaicomtudo

Meio Bit

Gregori

Fica aqui o agradecimento da equipe do Mundodastribos ao convite da equipe de Comunicação Social do Senado.  Ações como esta, só demonstram que o blog vem realizando um bom trabalho!

Críticas ou Sugestões ? Utilize os comentários do blog!

Recomendado para você

Comentários

5 respostas para “Masterchef Junior – Inscrição”

  1. anna layz disse:

    eu quero mim escreve

  2. Francisco Guilherme Alvas da Silva disse:

    ola eu sou o guilherme sou de altos PI eu queria muito participar do master chef júnior eu sei cozinhar e fazer bolos espero que eu consiga participar

  3. Karla disse:

    Bom Dia Andre tudo bom, neste artigo você vai encontrar passo a passo de como se escrever para participar do MasterChef Junior
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  4. André disse:

    Olá , meu nome é André tenho 10 anos meu sonho , é participa do MastChefe Júnior da 3 temporada , é gostaria de saber como manda vídeo para pode entrar ?

  5. paola ricardo de oliveira disse:

    ola meu nome e paola tenho 11 anos, e meu sonho e de participar do master chef junior fico muito imprecionada dos pra tos que os candidatos eles tem muita criatividade e meu sonho e de participar e quero muito ver os juraados de pessoa e espero que meu sonho se realizebj a tds e obr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *