Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Sementes de Sucupira: Quais os Benefícios?

Chá da semente é conhecido por ajudar na cura contra câncer e tumores. Saiba mais clicando aqui.

Você já ouviu falar das sementes de Sucupira? Muitas sementes podem ser de grande ajuda para a saúde do organismo, e dentre estas podemos citar a semente de sucupira. A Semente de Sucupira é uma planta medicinal muito usada para o combate do ácido úrico do corpo, amigdalite, artrite, asma, blenorragia, cistos ovarianos e no útero, debilidade orgânica, dermatoses, diabetes, dor de garganta, dores espasmódicas, feridas, hemorragias, inflamações, reumatismo, sífilis e vermes.

Sementes de Sucupira Quais os Benefícios (Foto: M de Mulher/Abril)

Sementes de Sucupira Quais os Benefícios (Foto: M de Mulher/Abril)

Quais os Benefícios das sementes de sucupira?

Ela também é conhecida como sucupira-branca, sucupira-lisa, faveiro, fava-de-sucupira, fava-de-Santo-Inácio, sapupira, supupira-do-campo, sebepira, sebipira, cutiúba, macanaíba e paracarana. Conheça as sementes de Sucupira: quais os benefícios?

Sementes de Sucupira: a árvore e sua origem

A sua origem é de uma árvore nativa rústica e é mais comum nas regiões intermediárias. Sua madeira é muito procurada e famosa. Nos meses de agosto e setembro apresenta floração roxa e azulada. Os Chá medicinais são muito procurados por serem remédios naturais, além desse motivo, eles não contém elementos químicos em sua composição, o que poderia acarretar algum tipo de problema futuro se usado com frequencia e em grande quantidade.

Propriedades da semente de sucupira

Semente é usada para fazer chá com a promessa de curar vários problemas (Foto: Reprodução/ Plantas Medicinais e Fitoterapia)

Semente é usada para fazer chá com a promessa de curar vários problemas (Foto: Reprodução/ Plantas Medicinais e Fitoterapia)

A sucupira é uma planta rica e é muito cultivada por naturalistas, justamente pelo seu poder de cura em diversos tipos de doença. A ação anticancerígina contida na planta e seu ótimo tônico fazem dela uma planta muito importante para saúde de pessoas debilitadas, principalmente porque seu óleo essencial das sementes são úteis também no combate contra tumores de próstata.

Chá de sucupira

E mais, é excelente para articulação. Com tantos benefícios o ideal é saber preparar o chá de sucupira, veja:

Modo de preparo

Para o preparo do chá, deve-se limpar bem as sementes e cerca-la de quatro pedaços. Ferva 1 litro de água por 10 minutos, após ferever a água, mergulhe 5 sementes por um minuto na água quente. As semenetes devem ferver por cerca de dois minutos para fortalecer o chá. Feito todo esse processo, o chá deve ser esfriado e conservado na geladeira nos dias seguintes.

Contra Indicações e Curiosidade – Sucupira

Tem até óleo e cápsulas de sucupira (Foto: M de Mulher/Abril)

Tem até óleo e cápsulas de sucupira (Foto: M de Mulher/Abril)

Não existem relatos de contra indicações do chá da sucupira, porém, recomenda-se tomar em até 15 dias após o processo. Volte a tomar após mais 15 dias de descanso. Não se tem relatos de contra indicações para o uso da sucupira podendo ser tomada por pessoas de todas as idades. A Sucupira é uma árvore com flor azul que ocorre no cerrado e na faixa de transição para a Mata Atlântica e seu fruto só possuí uma semente.

Especialista alerta para o uso da semente de sucupira

Na medicina caseira, principalmente em regiões como o Centro-Oeste brasileiro, é o comum uso dessa planta para fazer chá e combater problemas físicas como diabetes, artrite, câncer de próstata e inflamações. De acordo com a coodernadora de pesquisar sobre produtos naturais bioativos da Unicamp, Mary Ann Foglio, não há estudo científico que comprove os benefícios da planta. Além disso, ela alerta que o uso não é recomendado para os humanos, já que ainda não se tem noção exata do risco que as pessoas correm ao tomar esse produto.

Produtos fitoterápicos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alerta para os produtos utilizados para criar remédio sem autorização dela. Os chamados fitoterápicos possui uma linha grande de plantas e ervas que permitem a produção de remédio naturais para o uso do ser humano com algum objetivo definido, cuidando exatamente da saúde ou fazendo algum tratamento.

A verdade é que a sucupira não é liberada pela Anvisa e quem produzir qualquer remédio utilizando a semente pode sofrer consequências graves perante ao órgão governamental.

Saiba quais são os benefícios do uso da semente de sucupira (Foto: Reprodução/ Plantas Medicinais e Fitoterapia)

Saiba quais são os benefícios do uso da semente de sucupira (Foto: Reprodução/ Plantas Medicinais e Fitoterapia)

Não é de hoje que as plantas e ervas usadas a partir de sua essência são utilizadas para tratar e curar doenças importantes. Os indígenas fazem isso a milhares de anos e esse conhecimento tem sido repassado e até estudo, de uma maneira formal, para quem quer utilizar a natureza para criar remédios que realmente curam e não afetam nosso corpo como as drogas feitas e utilizadas em grande escala no mundo todo.

Por isso, ao encomendar ou comprar algum remédio, procure o selo da Anvisa. Lembre-se que é sua vida que está em jogo e existem vários outros produtos que podem certamente colaborar para resolver seu problema, independentemente qual for. Todo e qualquer tratamento deve ser bem orientado e guiado por especialista, seja o médico na hora de indicar o remédio, ou até mesmo o especialista fitoterápico, que vai manipular e utilizar as plantas de acordo com sua real necessidade.

10 motivos para usar sementes de sucupira

Muito tem se falado sobre o chá de sementes de sucupira e com essa popularização do tema as pessoas estão buscando conhecer cada vez mais os benefícios que elas trazem para o nosso organismo.

A procura pelas sementes tem crescido no setor fitoterápico, que é a especialidade que elabora remédios a partir de plantas naturais. Algumas pesquisas apontem os seguintes benefícios a partir do uso da semente.

1) Combate ao câncer

Existe na casca da semente um espécie de óleo e essa líquido é muito usado para fazer várias coisas. Acredita-se que a substância ajuda na luta contra o câncer de próstata, problema que atinge muito os homens a partir dos 40 anos.

2) Desinflama

Substâncias anti-inflamatórias estão presentes no óleo e isso ajuda a eliminar algumas toxinas do corpo, desinflamando também pontos do corpo que possam estar inchado, por exemplo.

3) Antibiótico natural

Como um remédio, o chá de sementes de sucupira age como um antibiótico, matando bactérias e infecções em qualquer parte do corpo, dando força ao nosso organismo para reagir.

4) Elimina impurezas do corpo

As sementes possuem propriedades que são capazes de agirem como antioxidantes, limpando toxinas do corpo, eliminando o que ele não precisa e promovendo assim a saúde do organismo.

5) Alivia o sistema nervoso

Uma das propriedades encontradas nas sementes são as anestésicas, que trava o sistema nervoso em determinada região, aliviando assim sintomas de dores, febres e outros que podemos sentir.

6) Indicados para diversas doenças

Quem tem bico de papagaio, gastrites, hemorragias, vermes, dermatoses, ácido úrico, amigdalite, aftas e dor espasmódica. Ainda não uma comprovação científica sobre os benefícios, quem utiliza a planta há centenas de anos acredita que ela possa curar qualquer um.

7) Dores ósseas

Quem for beber o chá e tiver problemas como dores nos ossos, reumatismo, nas articulações e artrite vai poder sentir um certo alívio. A bebida também é indicada para aliviar os sintomas dessas enfermidades.

8) Atividade física

Como agem como antioxidantes, o extrato das sementes de curupira são ótimos após períodos longos de atividade física muita intensa.

9) Retarda o envelhecimento precoce

Algumas substâncias compostas no óleo das sementes são ótimas para combater os radicais livres, o que vai retardar o envelhecimento. Existem vários produtos a partir das sementes de sucupira, como óleo, cápsulas e bebidas.

10) Doenças corriqueiras

Além de tudo o que já citamos acima, há alguns estudos que apontam que o chá ajuda no combate a infecção de garganta, gripes e resfriados, rouquidão, aftas e amigdalites.

O uso desta planta ainda está sendo discutido pela Anvisa para liberação da mesma como uso filantrópico e alguns especialistas tem dado o alerta para que o consumo não seja exagerado e dependendo da doença que a pessoa possa ter, que nem seja consumido.

Uma dica legal é que antes de tomar ou mesmo comprar as sementes de sucupira é que procure um especialista fitoterápico para que ele possa avaliar seu caso, de repente indica outra erva que possa fazer o efeito esperado e que seja mais segura, principalmente em certas enfermidades.

Existem vários tipos de produtos feitos a partir de semente e alguns possuem o efeito direto no corpo e outros não, como é o uso do óleo aromático, por exemplo, que pode .

Se você está pensando em comprar, aguarde um pouco mais pois quem está vendendo pode não estar de acordo com as normas da Anvisa, logo qualquer problema desenvolvido a partir desse consumo você não terá muitos direitos garantidos, até por não saber quem fabricou e até mesmo a negação que virá por parte da empresa que vendeu.

 

Quer mais dicas sobre plantas naturais e remédios? Então confira nossos outros artigos sobre este e vários outros temas, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!!!

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL