Saúde

Sementes de Sucupira: Quais os Benefícios?

Por Redacao

Você já ouviu falar das sementes de Sucupira? Muitas sementes podem ser de grande ajuda para a saúde do organismo, e dentre estas podemos citar a semente de sucupira. A Semente de Sucupira é uma planta medicinal muito usada para o combate do ácido úrico do corpo, amigdalite, artrite, asma, blenorragia, cistos ovarianos e no útero, debilidade orgânica, dermatoses, diabetes, dor de garganta, dores espasmódicas, feridas, hemorragias, inflamações, reumatismo, sífilis e vermes.

Sementes de Sucupira Quais os Benefícios (Foto: M de Mulher/Abril)
Sementes de Sucupira Quais os Benefícios (Foto: M de Mulher/Abril)

Quais os Benefícios das sementes de sucupira?

Ela também é conhecida como sucupira-branca, sucupira-lisa, faveiro, fava-de-sucupira, fava-de-Santo-Inácio, sapupira, supupira-do-campo, sebepira, sebipira, cutiúba, macanaíba e paracarana. Conheça as sementes de Sucupira: quais os benefícios?

Sementes de Sucupira: a árvore e sua origem

A sua origem é de uma árvore nativa rústica e é mais comum nas regiões intermediárias. Sua madeira é muito procurada e famosa. Nos meses de agosto e setembro apresenta floração roxa e azulada. Os Chá medicinais são muito procurados por serem remédios naturais, além desse motivo, eles não contém elementos químicos em sua composição, o que poderia acarretar algum tipo de problema futuro se usado com frequencia e em grande quantidade.

Propriedades da semente de sucupira

Semente é usada para fazer chá com a promessa de curar vários problemas (Foto: Reprodução/ Plantas Medicinais e Fitoterapia)
Semente é usada para fazer chá com a promessa de curar vários problemas (Foto: Reprodução/ Plantas Medicinais e Fitoterapia)

A sucupira é uma planta rica e é muito cultivada por naturalistas, justamente pelo seu poder de cura em diversos tipos de doença. A ação anticancerígina contida na planta e seu ótimo tônico fazem dela uma planta muito importante para saúde de pessoas debilitadas, principalmente porque seu óleo essencial das sementes são úteis também no combate contra tumores de próstata.

Chá de sucupira

E mais, é excelente para articulação. Com tantos benefícios o ideal é saber preparar o chá de sucupira, veja:

Modo de preparo

Para o preparo do chá, deve-se limpar bem as sementes e cerca-la de quatro pedaços. Ferva 1 litro de água por 10 minutos, após ferever a água, mergulhe 5 sementes por um minuto na água quente. As semenetes devem ferver por cerca de dois minutos para fortalecer o chá. Feito todo esse processo, o chá deve ser esfriado e conservado na geladeira nos dias seguintes.

Contra Indicações e Curiosidade – Sucupira

Tem até óleo e cápsulas de sucupira (Foto: M de Mulher/Abril)
Tem até óleo e cápsulas de sucupira (Foto: M de Mulher/Abril)

Não existem relatos de contra indicações do chá da sucupira, porém, recomenda-se tomar em até 15 dias após o processo. Volte a tomar após mais 15 dias de descanso. Não se tem relatos de contra indicações para o uso da sucupira podendo ser tomada por pessoas de todas as idades. A Sucupira é uma árvore com flor azul que ocorre no cerrado e na faixa de transição para a Mata Atlântica e seu fruto só possuí uma semente.

Especialista alerta para o uso da semente de sucupira

Na medicina caseira, principalmente em regiões como o Centro-Oeste brasileiro, é o comum uso dessa planta para fazer chá e combater problemas físicas como diabetes, artrite, câncer de próstata e inflamações. De acordo com a coodernadora de pesquisar sobre produtos naturais bioativos da Unicamp, Mary Ann Foglio, não há estudo científico que comprove os benefícios da planta. Além disso, ela alerta que o uso não é recomendado para os humanos, já que ainda não se tem noção exata do risco que as pessoas correm ao tomar esse produto.

Produtos fitoterápicos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alerta para os produtos utilizados para criar remédio sem autorização dela. Os chamados fitoterápicos possui uma linha grande de plantas e ervas que permitem a produção de remédio naturais para o uso do ser humano com algum objetivo definido, cuidando exatamente da saúde ou fazendo algum tratamento.

A verdade é que a sucupira não é liberada pela Anvisa e quem produzir qualquer remédio utilizando a semente pode sofrer consequências graves perante ao órgão governamental.

Saiba quais são os benefícios do uso da semente de sucupira (Foto: Reprodução/ Plantas Medicinais e Fitoterapia)
Saiba quais são os benefícios do uso da semente de sucupira (Foto: Reprodução/ Plantas Medicinais e Fitoterapia)

Não é de hoje que as plantas e ervas usadas a partir de sua essência são utilizadas para tratar e curar doenças importantes. Os indígenas fazem isso a milhares de anos e esse conhecimento tem sido repassado e até estudo, de uma maneira formal, para quem quer utilizar a natureza para criar remédios que realmente curam e não afetam nosso corpo como as drogas feitas e utilizadas em grande escala no mundo todo.

Por isso, ao encomendar ou comprar algum remédio, procure o selo da Anvisa. Lembre-se que é sua vida que está em jogo e existem vários outros produtos que podem certamente colaborar para resolver seu problema, independentemente qual for. Todo e qualquer tratamento deve ser bem orientado e guiado por especialista, seja o médico na hora de indicar o remédio, ou até mesmo o especialista fitoterápico, que vai manipular e utilizar as plantas de acordo com sua real necessidade.

10 motivos para usar sementes de sucupira

Muito tem se falado sobre o chá de sementes de sucupira e com essa popularização do tema as pessoas estão buscando conhecer cada vez mais os benefícios que elas trazem para o nosso organismo.

A procura pelas sementes tem crescido no setor fitoterápico, que é a especialidade que elabora remédios a partir de plantas naturais. Algumas pesquisas apontem os seguintes benefícios a partir do uso da semente.

1) Combate ao câncer

Existe na casca da semente um espécie de óleo e essa líquido é muito usado para fazer várias coisas. Acredita-se que a substância ajuda na luta contra o câncer de próstata, problema que atinge muito os homens a partir dos 40 anos.

2) Desinflama

Substâncias anti-inflamatórias estão presentes no óleo e isso ajuda a eliminar algumas toxinas do corpo, desinflamando também pontos do corpo que possam estar inchado, por exemplo.

3) Antibiótico natural

Como um remédio, o chá de sementes de sucupira age como um antibiótico, matando bactérias e infecções em qualquer parte do corpo, dando força ao nosso organismo para reagir.

4) Elimina impurezas do corpo

As sementes possuem propriedades que são capazes de agirem como antioxidantes, limpando toxinas do corpo, eliminando o que ele não precisa e promovendo assim a saúde do organismo.

5) Alivia o sistema nervoso

Uma das propriedades encontradas nas sementes são as anestésicas, que trava o sistema nervoso em determinada região, aliviando assim sintomas de dores, febres e outros que podemos sentir.

6) Indicados para diversas doenças

Quem tem bico de papagaio, gastrites, hemorragias, vermes, dermatoses, ácido úrico, amigdalite, aftas e dor espasmódica. Ainda não uma comprovação científica sobre os benefícios, quem utiliza a planta há centenas de anos acredita que ela possa curar qualquer um.

7) Dores ósseas

Quem for beber o chá e tiver problemas como dores nos ossos, reumatismo, nas articulações e artrite vai poder sentir um certo alívio. A bebida também é indicada para aliviar os sintomas dessas enfermidades.

8) Atividade física

Como agem como antioxidantes, o extrato das sementes de curupira são ótimos após períodos longos de atividade física muita intensa.

9) Retarda o envelhecimento precoce

Algumas substâncias compostas no óleo das sementes são ótimas para combater os radicais livres, o que vai retardar o envelhecimento. Existem vários produtos a partir das sementes de sucupira, como óleo, cápsulas e bebidas.

10) Doenças corriqueiras

Além de tudo o que já citamos acima, há alguns estudos que apontam que o chá ajuda no combate a infecção de garganta, gripes e resfriados, rouquidão, aftas e amigdalites.

O uso desta planta ainda está sendo discutido pela Anvisa para liberação da mesma como uso filantrópico e alguns especialistas tem dado o alerta para que o consumo não seja exagerado e dependendo da doença que a pessoa possa ter, que nem seja consumido.

Uma dica legal é que antes de tomar ou mesmo comprar as sementes de sucupira é que procure um especialista fitoterápico para que ele possa avaliar seu caso, de repente indica outra erva que possa fazer o efeito esperado e que seja mais segura, principalmente em certas enfermidades.

Existem vários tipos de produtos feitos a partir de semente e alguns possuem o efeito direto no corpo e outros não, como é o uso do óleo aromático, por exemplo, que pode .

Se você está pensando em comprar, aguarde um pouco mais pois quem está vendendo pode não estar de acordo com as normas da Anvisa, logo qualquer problema desenvolvido a partir desse consumo você não terá muitos direitos garantidos, até por não saber quem fabricou e até mesmo a negação que virá por parte da empresa que vendeu.

 

Quer mais dicas sobre plantas naturais e remédios? Então confira nossos outros artigos sobre este e vários outros temas, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!!!

Recomendado para você
Saúde

Benefícios do arroz integral

Saúde

Conheça os Benefícios da Pimenta

Saúde

Como Manter o Peso na Gravidez

Saúde

Benefícios do maxixe para saúde

Comentários
  1. clinger alves disse:

    ola gostaria de receber informacoes por favor se prejudica quem tem pressao alta e como poderei fazer os chas.

    obrigado

    clinger

  2. Santina Denigro disse:

    Não consegui saber se o cha de sucupira é bom para hipertenso.

  3. suely do rio de janeiro disse:

    olá , tenho 3 filhos , ha 30 anos atras conheci essa semente de sucupira,minha filha mais velha todo mês tinha que tomar antibiótico por causa da garganta inflamada ,o médico não queria operar porque ela era muito novinha e êle disse que era melhor esperar ,ela completar 3 anos e nesse periodo nós mudamos para Brasília ,quando ela teve outra crise e comentei com minha prima, e ela me ensinou a receitinha caseira que ela deu para os filhos dela ,e foi uma benção e dei para meus filhos e agora para os 3 netos:depois que tirar da crise com antibiotico, passando uma semana . iniciei o tratamento: 1 vidro de biotônico fontoura, com 3 semente de sucupira , modo de fazer: quebrar cada semente em 4 pedaço , colocar dentro do biotónico deixando em fusão 24 hs e dar 1 colher de sopa 3 x ao dia, acabando ,faz outro , dei varios vidro que perdi a conta nunca mais tiveram nada não precisarão operar (amidalite). eu só não sabia que era bom para outras coisas, agora eu estou tomando ,para artrite artrose com vinho , e esta dando certo, ja tomei tamben o chá, mais preferi tomar com o vinho tinto.

  4. Maria Izabel A. Andrade disse:

    Gostaria de saber o telefone da representante da Cimas aqui em Curitiba, pois desejo comprar o Bitter de Sucupira.Aguardo resposta. Maria Izabel

  5. Sérgio disse:

    Tem alguem aqui com a responsabilidade de responder às perguntas, ou é assim mesmo? “não sei quem” pergunta e “sei lá quem” responde ou não responde… e aí fica essa bagunça… PERDI O INTERESSE NESSA SEMENTE…

  6. marilena custodio de oliveira disse:

    GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR O EXTRATO DE SUCUPIRA,POIS TENHO HIPERTENSÃO E DISPINÉIA(FALTA DE AR) DEFICIÊNCIA DO PULMÃO

  7. Ana C. disse:

    Minha amiga tomou o chá de sucupira e está amando !!! Ela é deficiente , estava quase sem andar , irei dar pro meu pai , muito bom as pessoas ajudarem umas as outras com o q é bom. ISSO É SOLIDARIEDADE !!!

  8. Laci de Oliveira Marmelo disse:

    Desejaria saber se a sucupira faz mal pra quem é hipertenso e qual tipo de semente eu devo é a verdadeira.
    Obrigado.

  9. carlinho cabral disse:

    oi eu gostaria de saber se vcs podem me mandar a composição da sucupira para mim porque eu não consigo em lugar nenhum. muito obrigado

  10. Adenilson Santos Santana disse:

    bom dia,recentemente fiz uma ultrassom e constatou que tenho artropatia da articulação coxofemural / calcificação do labro anterior da articulação coxofemural / calcificação nos componentes capsulares da articulação coxofemural / tendinopatia do glúteo médio / tendinopatia do glúteo minino. E estou começãndo o tratamento com um medicamento chamado CONDROFLEX 1,5. gostaria de saber se posso tomar o chá da sucupira e continuar tomando o condroflex.

  11. RONALDO DE CURITIBA disse:

    Olá coloquei as sementes de sucupira no vinho,Gostaria de saber se há o mesmo benfícios que o no chá ou se tem alguma contra indicação?

  12. mario disse:

    olá , quero saber se eu tomar sucupira em capsulas se tem alguma contra indicação ou efeito colateral pois sou hipertenso e tenho diabetes do tipo 2 tenho artrose na coluna e acido urico, quais as possibilidades de tomar e em que quantia diaria eu posso utilizar?
    agradeço se puder me esclarecer.

  13. lucilia silva disse:

    boa tarde estou desesperada espero que me ajudem eu sou portadora de esclerose multipla e eu gostava de saber se as sementes de sucupira me fazem bem. fico a aguardar uma resposta vossa ,porque é mais uma esperança penso em vencer este cavario que já não aguento mais ,gostava de ter forças e equilibrio porque só tenho 41 anos .UM BEM AJAM

  14. Fabiano Coutinho disse:

    Bom Dia a todos.
    Estou com suspeita de Artrite nas mãos e tenho bico de papagaio na coluna. Quero começar a fazer uso da Sucupira. Gostaria de saber se existe diferença entre as capsulas de Sucupira e no chá que é preparado pela pessoa mesma. Qual é o melhor? E por quanto tempo devo fazer o uso da Sucupira?
    Aguardo Resposta
    Grato,

  15. krika marques disse:

    OLA MINHA MÃE TINHA ASTROSE, DORES MUSCULARES E NOS OSSOS MINHA MÃE NÃO PODIA NEM CAMINHAR , TINHA QUE TOMAR UMAS INJEÇÕES PARA OS OSSOS VERMELHAS, PRA COLUNA HORRIVEIS
    ELA NÃO PODIA NEM CAMINHAR!!! QUER IMAGINAR SUBIR ESCADAS ENTÃO !!! NEM SONHANDO!!! DEPOIS QUE ELA CONHECEU A SEMENTE DE SUCUPIRA ELA FEZ O CHÀ… E PESSOAL SERIO…. ELA TA A 6 MESES TOMANDO O CHA E NA PRIMEIRA SEMANA QUE COMEÇOU A TOMAR ELA JA MELHOROU!!!!! EU NÃO ACREDITAVA … MAS ELA MELHOROU … CAMINHA FAZ DE TUDO E ATEH HOJE ELA TOMA 1 LITRO POR DIA E NUNCA MAIS SENTIU DORES TERRIVEIS !! NA REAL NEM DOENTE ELA TA FICANDO MUITO COMO ERA ANTES
    PESSOAL VALE A PENA E MUITO NÃO ACREDITEM EM PESSOAS CÉTICAS !!! FUNCIONA MESMOOOOO!!!! EU ESTOU COM 34 ANOS E COM CERTESA JA VOU TOMAR TAMBEM … O RUIM É QUE EU NÃO SOU CHEGADA NO CHA… MAS COM CERTESA VOU TER QUE DAR UM GEITO DE TOMAR!!! MEU DEUS!!!!

  16. Hamilton P G disse:

    Neide li seus comentários e tenho uma coisa para te dizer. Não adianta nada ser educado com certo tipo de pessoa. Engolir desaforo, só se for por muitooooo dinheiro e isso depende se estamos mesmo precisando desse dinheiro. Portanto mande quem tiver que ir para o lugar que essa pessoa está pedindo, sem medo de ser feliz. Quanto ao chá de sucupira apenas relato que acabei com o foção novo de inox da minha esposa, é uma m… fazer o chá mas espero para o caso que um dito especialista disse para mim que eu iria implorar para ele fazer uma cirúrgia no meu quafdril para colocação de prótese, ao qual respondi que ele como especilaista devia em primeiro lugar tentar algo alternativo, mas hj tudo é comércio. então comecei a tomar o chá, melhorou um pouco, mas precisa melhorar muito mais. A fé eu tenho seja lá quem for há de me ajudar a curar meu problema com esse chá.

  17. juarez j de lima disse:

    Boa tarde venho de uma cirurgia de epicondilite lateral do cotovelo direito a 06 meses , quase se resultado sera que a semente da sucupira é indicado
    existe alguma contra indicação? sou hipertenso

  18. Luciano Schelb disse:

    Pessoas com pressão alta, pode tomar o cha?
    Pessoas com outros tipos de dores e problemas de
    saúde de um modo geral; pode tomar este chá? por qual período ou pode-se tomar para sempre sem nenhuma contra indicação.

    Por favor, aguardo resposta

  19. Karla Paiva disse:

    Gostaria de saber quantas sementes de sucupira se coloca dentro do vinho? É vinho seco, suave, branco ou tinto? E no Biotônico é só pra garganta? Ou pra artrose, artrite também? Desde já agradeço e espero anciosamente a resposta! bjus!!!!

  20. Nelson Lopes disse:

    Gostaria de saber por quanto eu posso beber o Chá de Sucupira, pois eu já bebo há 18 dias, e uma pessoa avisou-me que eu não poderia beber por muito tempo, pois o chá usado mais de um mês afinaria o meu sangue. Gostaria de saber a opinião sobre o caso. Obrigado!!!

  21. ana rita disse:

    bom dia o meu ploblema e nervo siatico ja tomei varios remedio mais eu notei quando eu tomei a semente de sucupira no vinho que vir uma melhora. salvador ba

  22. David Matos da Rocha disse:

    Gostaria de saber como faço para adquirir este medicamento. Pois minha espôsa tem serios problemas de artrose, por isso, eu gostaria de adquirí-lo.

    Além do site de vocês, vi o depoimento do artista Juca de Oliveira, falando a respeito do chá da semente de sucupira e como prepará-lo. O JÕ Soares falou muito bem a respeito deste medicamento.

    Aguardo respostas.

    Att.

    David

  23. Francisca Maria Moura de Sousa Montenegro disse:

    1- Gostaria de saber se uma pessoa que tem problema crônico da hipotireode, e que já afetou a circulação e os ossos, pode tomar o chá da semente de SUCUPIRA.

    2- Peço me informar com quantas sementes de SUCUPIRA se faz o vinho, como fazer, e por quanto tempo deve consumir?

  24. Adenilson Santos Santana disse:

    Boa tarde, estou com muitas dores no quadris no lado esquerdo ( no fêmur )e na virilha também do esquerdo, fiz uma ultrassonografia e constatou uns problemas relacionado a calcificação, tanto no femur como na virilha, ESTOU TOMANDO UM MEDICAMENTO CHAMADO CONDROFLEX, GOSTARIA DE SABER SE COMEÇAR O TRATAMENTO COM O CHA DA SUCUPIRA, E AO MESMO TEMPO CONTINAR TOMANDO O CONDROFLEX .

  25. gilson gomes disse:

    Queria saber quem tem poblema de pressão alta, e colesterol e trigliciridio alto, se pode tomar cha de sucupira. (Obigado)

  26. zoraide alves disse:

    OI, QUERO SABER SE A SEMENTE DE SUCUPIRA CURA OU ALIVIA AS DORES REUMÁTICAS? E QUANTO TEMPO DEVO TOMAR.
    UM ABRAÇO.
    ZORAIDE.

  27. zenide disse:

    Gostei muito da crianção do site e dos depoimentos pois ter dor não é fácil, Gostaria de receber mais depoimentos de pessoas que utilizaram a semente de sucupira e que estão percebendo resultados, quero saber quanto tempo pode ficar tomando e qual a dose diária, é também se pessoas hipertensas podem utilizá-las, quero fazer a garrafada para meu pai pois o mesmo já fez cirurgia nos dois joelhos e sente muitas dores!!! Como ele é hipertenso tem medo que possa aumentar sua pressão!!! Obrigado a todos um grande beijo e um forte Abraço. Que Deus abençoe todos vcês!!!

  28. VANDA DOS SANTOS SILVA disse:

    ESTOU TOMANDO CHÁ DA SEMENTE DE SUCUPIRA HA UM MES+- JÁ TO COM UMA MELHORA CONSIDERÁVEL, GRAÇAS A DEUS Q TUDO CRIOU. E TENHO UMA NOVIDADE DESCOBRI COMO TIRAR A RESINA Q FICA NA VASILHA: PONHO AGUA PRA FERVER NA VASILHA COM ALGUMAS GOTAS DE OLEO DE COMIDA, LIMPA A VASILHA TODA!

  29. Prof. Antonio Carlos disse:

    Gostaria de passar uma informação a todos .O chá da semente de sucupira realmente tira a Dor , mas quando vcs for fazer o chá ,quebra a casca da semente e verefica se a semente e nova ou se ela ja secou ,pois é dela que faz o chá ,não confundir com o oleo que sai ,pois ao quebrar a casca ela tambem solta oleo . O que é mais importante é o oleo da semente e não da casca .A verdadeira semente da sucupira é da espécie Pterodon emarginatus .

  30. augusto nascimento disse:

    prezado amingo gostaria saber quem tem artrite remautoide e atrose e quanto temo posso tamar as minha articusâo do joelho da minha mueca estâo enchada eu quero tamar

  31. marcia sodre disse:

    Eu fiz a semente de sucupira com vinho do porto na primeira garrafa coloquei 12 semente deixei 7 dias depois foi 1 cálice por dia na segunda garrafa foram 7 semente não sentia mas dores estava bem ate que parei de bebe,as dores voltaram,a minha pressão arterial aumentou,ouvi dizer que quem tem pressão alta não pode bebe.

  32. João disse:

    Por favor, alguém me responda: o chá de semente de sucupira aumenta a pressão arterial ou abaixa a pressão arterial. Ou não altera a pressão sanguínea?
    Todos os sites falam muito bem desse chá, mas em nenhum encontrei informação sobre o mesmo causar ou não alteração na pressão arterial, bem como se altera causando hipertensão ou hipotensão?
    Preciso saber a resposta antes de começar a tomá-lo.
    Obrigado!
    P.S. Muitas pessoas perguntam se esse chá altera a pressão sanguínea, nos sites, mas em nenhum encontrei resposta!

  33. FABIOLA disse:

    Boa tarde,
    Indicaram o sucupira para minha mãe,ela tinha dor no corpo todo.
    Há um mês ela esta tomando o sucupira e melhorou muito .
    Eu comprei o extrato já pronto, na
    PÇA DA SÉ , NA FARMÁCIA – ALBERTO SEABRA.
    ABRAÇOS

  34. CIDCLEY AMAMBA DA ROCHA disse:

    Boa noite, gostaria de saber se os benefícios que o chá da semente de sucupira proporcionam são benefícos para quem sofre de hérnia discal lombar?

  35. josé viana disse:

    Para quebrar a semente é só pegar um alicate de corte( casa de eletrônica) que corta facìlmente.

  36. Romero de Oliveira disse:

    Para limpar a panela e os utensílios usados para fazer o chá de sucupira basta untar a panela com óleo de cozinha e depois usar uma esponja com sabão.

  37. luiz mario ramiro disse:

    Boa Tarde, gostaria de saber se posso tomar o chá da sucupira pois sou hipertenso, tenho um problema na coluna.

  38. Jessica Fernandes disse:

    Boa tarde!

    Estava com reumatismo e ouvi falar que sucupira era bom para isso! Utilizei e realmente obtive um resultado muito bom…
    Ouvi falar também que sucupira é muito bom para artrites entre outras coisas.
    Antes de comprar pesquisei bastante na internet para poder começar a tomar, e achei vários sites legais, entre eles achei esse:
    http://www.oficinadeervas.com.br/detalhe.php?id_produto=535&p=sucupira

    Acabei comprando nesse site e chegou certinho em minha casa.

    Grande Abraço!

  39. magali da silva schlosser disse:

    Olá,gostaria de saber se posso tomar o cha de sucupira pois estou amamentando,tenho hernia de disco,desde ja agradeço.

  40. maria delourdes disse:

    minha mãe tem forte dores nos ossos, mas tem poblema no coração. sera q ela pode toma cha de sucupira. por favor gostaria de uma resposta urgente. desde já agradeço.

  41. Marli Bomfim disse:

    Meu filho de 26 anos tem artrose, toma condroflex, (Devido a uma luxação no ombro. Já operou o ombro 3 vezes e tinha dois pinos, agora tem dois no ombro).(sulfato de condroitina e glicosamina). Será que haveria algum problema em tomar o chá abençoda.
    Marli Bomfim,

  42. ariane nunes saldanha disse:

    Bom dia! tomei uma pancada no meu dedo mínimo do meu pé direito na quina do meu guarda-roupa,ficou bem roxo e inchado,agora duas semanas depois ainda dói quando tento fazer movimento de rotação p/ fora. Comecei a tomar o chá de sucupira,a minha pergunta é,devo tomar por quanto tempo?Muito obrigada aguardo retorno.

  43. ROZANA PAGLIARES disse:

    Quero saber quantas sementes posso colocar dentro de um litro de vinho? Esta semente tem que ser quebrada? Quantas vezes tomo por dia? Com quantas sementes faço o um litro de chá? Com semente inteiras ou quebradas? Quantas vezes tomo por dia?
    Tenho artrose. Isto tudo é bom para o meu problema?
    obrigada
    Rozana

  44. Liz disse:

    Ola,

    Tive os mesmos sintomas que a Sonia Ferrugini comentou acima em 2009 nos primeiros 10 dias de tratamento, mas estou insistindo e nos últimos dias as dores estão melhorando.Comecei a tomar o chá de sucupira há 15 dias e estou esperando para ver o que acontece.
    Tenho 48 anos, poliartrose, e dores fortes. A medicina tradicional não resolveu. As artroscopias de joelho e quadris ajudou bastante, mas as dores de ombro e coluna continuam.
    Para mim ficou evidente o aumento de pressão arterial e pulsação. Como sempre tive pressão arterial baixa,(9/6) e verifico sempre, subiu para 11/8 e a pulsação que era 65, foi para 80, em média. Tenho urinado mais e a cor da urina ficou bem mais clara. Não sei se tudo isso é bom ou não. Entretanto, quando a dor fica insuportavel tentamos tudo….

    Na minha opinião, devemos ter cuidado com propaganda de tratamentos fitoterápicos, (muito lucrativos para quem vende) principalmente com aqueles de efeitos colaterias não esclarecidos.

    Se vc tiver estes sintomas procure aconselhamento médico, avalie o risco/benefício, verifique a pressão arterial sempre. Acho que devemos ter em mente, que existe um planta de aparencia inocente chamada cicuta, que pode matar.

    Liz

  45. marcos ariel ricardo disse:

    Estou com problema no joelho,na verdade,não tenho certeza do que possa ser,mas como surf,acredito que seja do movimento contínuo de anos forçando o joelho e nunca ter me cuidado muito,meu joelho estava inchado e com compressas de gelo,teve uma relative melhora,agora me orientaram tomar o cha de sucupira,fiz seguindo todas as orientações de preparo,como ainda não tomeiquero saber se tem alguma contra indicação,pois no mais,tenho uma boa saude,agradeço desde ja …..

    Abraço

    marcos Ricardo

  46. Creuzelina disse:

    As perguntas que eu quero fazer, já tem no blog, só não vejo as respostas. ou vocês respondem por e-mail?

  47. jair camargo disse:

    Gostaria de saber, demora quanto tempo pra fazer efeito, e por quanto tempo posso tomar, tenho muita dor e estraladeira, nas junta e na coluna.obrigado.

  48. Liliânes Salete de Mattos disse:

    Olá, tenho uma anomalia na cervical, lado direito(uma pequena costela), também bursite no ombro direito. Já fiz 6 infiltrações e bloqueios, melhorei um pouco. Me informaram da semente de sucupira com biotônico fontoura. Hoje preparei e daqui à 9 dias comecarei tomar cnfme me indicaram. Tomo muito antinflamatório. Gostaria de saber se é indicado para estes casos que citei, e como devo tomar.
    Vcs respondem por e-mail?
    Aguardo resposta e obrigada!

  49. romildo disse:

    as sementes de sucupira tem contra indicação? porfavor me ajudem moro em salvador qual o lugar que compros essas sementes se é em feiras ou em outros lugares me informen fico grato

  50. José Adauto Martins disse:

    Vendo semente de SUCUPIRA para todo o Brasil.

  51. FRANKLIN disse:

    Olá, gostaria de saber se o chá de sucupira pode ser consumido para o tratamento de hernia de disco? Desde já agradeço.

  52. Glaubecia disse:

    Gostei de saber os efeitos da semente de sucupira.
    Tenho algumas dúvidas.Quem tem impertenção e/ou diates, pode tomar esse chá? Quem não tem mais vesícula biliar, pode tomar esse chá? Por favor fico aguardando uma resposta.

    Obrigada!!

  53. Valdelice Santos disse:

    Gostaria de saber se chá da semente de sucupira,altera a pressão arterial?l

  54. Carin disse:

    tenho pressão alta e artrose , gostaria de saber se posso fazer uso do chá da semente de sucupira?
    Como limpar o óleo (grude) que se forma na panela onde se ferve o chá? Ou há outras maneiras de fazer o chá para evitar este transtorno?

  55. estou tomando cha de sucupira estou bem melhor das dores disse:

    estou bem melho das dores santinha do rio grande do norte

  56. kaly prestes disse:

    Óla! Amigos a semente de sucupira realmente é muito benéfica para a saúde,´Há 5 anos venho me tratando com a semente e foram fantásticos os resultados,Eu tinha uma infecção de garganta q nenhum antibiótico resolvia, E a semente me curou do problema sem falar de anêmias q obtive c/ um exçelente resultado também! se quizérem passo-lhes a reçeita ok?

    Abraços!!!

  57. Jessica disse:

    Boa noite!

    A tempos que sofria com dores de reumatismo. Me indicaram a sucupira, comecei a usar e melhorei bastante!
    Achei vários sites interessantes entre esse que estou passando. Ele é muito bom, pois explica diversas ervas além da sucupira!

    http://www.oficinadeervas.com.br/detalhe.php?id_produto=535&p=sucupira

    Abraço!

  58. Sandra disse:

    Olá, boa tarde.
    Estou abaixo do meu peso, fui até a famacia e a farmaceutica me indicou Sadol e me falou pra colocar tres sementes de sucupira cortadas pela metade dentro do sadol.
    Segundo ela, isso ira abrir meu apetite e assim ganhar alguns quilinhos.
    Isso é verdade, a sucupira ajuda a engordar?
    Grata.

  59. edileuza disse:

    Gostaria de saber se é melhor tomar a semente de sucupira com pinga ou feito chá p/ dor.

  60. maria jose tenorio cavalcante disse:

    tomei o cha de sucupira para minha artrose e fiquei surpresa realmente posso dizer que me tirou completamente a dor indico para quem interessar todavia tem que tomat td o dia 4 sementes para 1 litro de agua ferver por 10 minutos porem tem que socar antes substituir a agua pelo cha alguma vzs alguma vzs ao dia com certeza tera um resultado

  61. Marlene Vitoria disse:

    Eu tem Artrose, gostaria de saber se Manipular e Remédio eu terei o mesmo resultado? No aguardo muito obrigado . Marlene.

  62. Marlene Vitoria disse:

    Gostaria de saber se o chá de sucupira engorda?

    E fiz uma cirurgia no joelho, e foi retirado a Fíbula.

    Deste então não posso engordar.

  63. Liange Angeli - Equipe Mundo das Tribos disse:

    Marlene,

    Antes de comprar um remédio manipulado, converse com um médico dE sua confiança para saber se realmente vai funcionar.

    Obrigada pela sua visita!

  64. Claudia disse:

    Olá, gostaria de saber se o extrato de sucupira tem o mesmo efeito que o chá e quanto tempo depois sentimos a melhora. Obrigada

  65. Maria de Fátima Mesquita Novaes disse:

    Bom dia! Encontrei todos esses comentários sobre Sucupira e fique feliz em saber que esta semente tira ou cura estas dores de artrose e outros problemas, Tambem tenho artrose e estou começando tomar condroflex e gostaria de saber se posso acrescentar a semente de sucupira em meu tratamento?Aguardo uma resposta pelo meu e mail.Obrigada

  66. Nome disse:

    gostaria de saber se quem tem pressão alta e calculos renais pode tomar o chá da semente de sucupira,obrigada!!!!!!!!!!!

  67. ELIZETE disse:

    bom dia!por quanto tempo devo tomar o chá,tenho:artorse.bursite,tendinite,etc,obrigada!!!!!!!!!!

  68. cica disse:

    Sucupira é um ótimo remédio para sinusite,meu filho depois que está tomando não tem adoecido mais.Vale apena experimentar !!!!

  69. Jussara disse:

    Deus abençoe com mta saúde os que ajudam os sofredores de artrite e artrose, pois são doenças que atrapalham a vida de quem os tem. Eu tenho artrite desde os meus doze anos de idade, hoje com cinquenta e três anos, sempre fazendo tratamento com remédios fortes que mais estragam a saúde que ajudam…Estou esperançosa com a semente de sucupira, se Deus quiser vou alcançar o esperado.
    Tenho problema de tireóide, será que posso tomar sucupira, pois todos os dias tomo hormônio da tireóide. Quanto tempo posso tomar o chá de sucupira, e tb quais os efeitos colaterais.

    Obrigada!

  70. Jussara Muller disse:

    Deus abençoe com mta saúde os que ajudam os sofredores de artrite e artrose, pois são doenças que atrapalham a vida de quem os tem. Eu tenho artrite desde os meus doze anos de idade, hoje com cinquenta e três anos, sempre fazendo tratamento com remédios fortes que mais estragam a saúde que ajudam…Estou esperançosa com a semente de sucupira, se Deus quiser vou alcançar o esperado.
    Tenho problema de tireóide, será que posso tomar sucupira, pois todos os dias tomo hormônio da tireóide. Quanto tempo posso tomar o chá de sucupira, e tb quais os efeitos colaterais.

    Obrigada!

  71. mary disse:

    poso dar esse cha para minha filha de 2 anos e 5 meses, pois ela tem infecção de garganta todo mes!! obrigada

  72. Karen - Equipe Mundo das Tribos disse:

    Olá, Mary.

    O interessante no caso de sua filha, seria levá-la à um otorrinolaringologista para verificar o porque de tantas infecções.

    Obrigada!

  73. Fabio disse:

    Excelente reportagem, bem ao encontro do que queremos divulgar.
    Os benefícios da Semente de Sucupira, e do Chá de Semente de Sucupira devem ser divulgados.
    Um abraço.

  74. Donizete disse:

    TENHO CONDROMALACIA PATELAR,TOMEI O CHÁ DE SUCUPIRA E AS DORES SUMIRAM.GRAÇAS A DEUS!RECOMENDO A TODOS ESTE CHÁ MILAGROSO!!!!

  75. RUT. disse:

    Oi,minha dúvida é parecida com a de muita gente,qual a composição do remédio SUCUPIRA ?E a contra indicação?tenho artrose,osteoporose,bico de papagaio,tomo ALGINAC no ato da dor por 5 dias e ACTONEL uma vez ao mes.Comprei SUCUPIRA EM CAPS.mas gostaria de saber se posso fazer uso do mesmo como manutenção sem provocar reações.Já ouvi vá comentários a respeito dessa semente e, gostaria de uma resposta

  76. cleusa 11/01/2012 disse:

    Oi pessoal eu estava fazendo a pesquisa da semente de sucupira porque tambem preciso desse cha porque, tenho dores horriveis nos pes e tambem nos joelhos ,mas jamais pensei que iria rir tanto ,depois de ver o comentario do Sergio la em cima que disse nao entender quem tem responsabilidade de responder as perguntas e ja que ninguem responde ele perdeu o enteresse pela semente de sucupira foi muito engraçado valeu Sergio…por me fazer rir abraço a todos

  77. Jorge disse:

    Olá, me mudei recentemente para Mato Grosso, uma pequena cidade, Porto estrela, fica entre Cuiabá e Tangará da Serra, bom, tive o prazer de conhecer a árvore e as milagrozas sementes, aqui o povo comenta muito, que os antigos mascavam as sementes, até sugar todo o óleo.
    quando seguiam para a roça, ao passar por baixo das arvores, juntavam algumas sementes, que serviam como balas, que os mantiam fortes o dia todo no trabalho.
    juntei um montão delas, e masco uma por dia, seu sabor é incomparavel, um ardido refrescante, minha saúde é perfeita, mas vamos ver o que muda.
    Jorge Porto Estrela MT

  78. Maria valany de Jesus disse:

    A semente de sucupira realmente cura artrose, comecei a tomar e chá da semente em 11/05/2011, fiquei curada e recomendo para todas as pessoas que vejo com problemas.

  79. MARINA disse:

    Sofro de artrite reumatoide, DORES HORRÍVEIS, MAS HOJE COMEÇAREI TOMAR O CHÁ DAS SEMENTES DE SUCUPIRA, DEPOIS DIGO O RESULTADO.ESTOU TB EM TRATAMENTO MÉDICO., TOMANDO MEDICAÇÕES , E MESMO ASIM AS DORES ME ATERRORIZAM,.

  80. Dircelene disse:

    ola! É SO BATER O MARTELO POR FORA DO PACOTINHO COM UMA 20 CEMEMENTES E COLOCAR DENTRO DE M LITRO D EVINHO SUAVE E SACUDIR DE VEZ E QUANDO E TOMAR UMA COLHER, OU MEIO COPINHO DE LICOR. ABRAÇOS

  81. simone disse:

    tenho muita dor na coluna gostaria de saber como tomar o cha de sucupira, tenho tambem tireoide, prejudica em alguma coisa tomar o cha? engorda fazer o uso continuo? quanto tempo devo usar?

  82. Donizete disse:

    TENHO CONDROMALACIA PATELAR, E FIQUEI SABENDO DO CHA DE SEMNTE DE SUCUPIRA E TOMEI DURANTE 2 SEMANAS…………..ESTOU MARAVILHADO,AS DORES,SIMPLESMENTE SIMIRAM……..SANTO CHÁ

  83. Renat disse:

    Muitas sementes podem ser de grande ajuda para a saúde do organismo, e dentre estas podemos citar a semente de sucupira.

    A sua origem é de uma árvore nativa rústica e é mais comum nas regiões intermediárias.
    Sua madeira é muito procurada e famosa. Nos meses de agosto e setembro apresenta floração roxa e azulada.

    Qual a indicação: o chá de sucupira é usado para combater a úlcera, gastrite, ácido úrico, aftas, amidalite, artrite, artrose, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, ronquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, além disso, é anticancerígeno e combate as inflamações no útero e no ovário. E mais, é excelente para articulação. Com tantos benefícios o ideal é saber preparar o chá de sucupira, veja:

    Modo de preparo:

    Você tem que lavar bem as sementes e quebrá-las, usar 4 sementes para cada litro de água.
    Deixe ferver por 10 minutos. Após esfriar conserve na geladeira.
    Você deve beber assim como você bebe água.

    Agora você tem conhecimento de um chá natural e com muitas propriedades a favor da sua saúde, aproveite!

  84. Isi disse:

    Achei muito boa essa matéria, estar de parabéns o autor foi muito útil.

  85. nájina disse:

    descobri hoje atravez de uma amiga, ja fiz depois digo o resultado, se a semente de sucupira é boa

  86. denizete campos frois disse:

    estou esperando ser curada de dores no braço na coluna por isso tomo a semente ,econfio no poder de cura

  87. Ismael Cariri dos Santos disse:

    è preciso usar para acreditar a mais de trinta anos que eu venho sofrendo com umdesvio na coluna assistir uma entreviksta de Jô soares sobre a sucupira dias depois comecei ausar as dores desapareceu parece que estou com o corpo na linha da coluna vcertebral toda anestesiada se não estou bom tambem não vivo atormentado com as fortes dores que sentia sou hoje um usuário do chá de sucupira tomo as vezes um litro de chá e vou superando as dores Parabens pela descobnerta

  88. Rita Costa disse:

    Eu fiz o licor e me dei muito bem tinha dores em um dos meus joelhos tomei e me dei bem fiquei totalmente curada até minha coluna que estava com duas vertébras com osteoporose nunca mais senti dor ainda não voltei ao médico para saber se estou boa então comigo funciou bem por este motivo estou enviando esse comentário espero que seja de grande valia para alguem que tem o mesmo problema que eu tive xau um grande abraços pra todos.se quiserem um contato é só entrar no meu [email protected].

  89. Zita Matilde Arduini disse:

    Gostaria, de saber do preparo do chá da semente de sucupira. Lavamos, e quebramos a semente, e, fazemos um chá usando 4 semente e 1 litro de água. A minha pergunta é: fervemos as sementes quebradas com casca e tudo? visto que o conteúdo a semente é um óleo.
    Pergunto se, o óleo pronto num frasquinho, vendidos em lojas de produtos naturais, são bons?..Obrigada. Zita

  90. rosely disse:

    por favor gostaria de saber qdo a pessoa tem problemas de coração pode tomar remédio á base de semente de sucupira? grata Rosely

  91. shirley ribeiro martins disse:

    quem ja fez uso desta planta ,gostaria de saber se realmente ela funciona ,estou cansada de tomar os analgesicos tradicionais ,tenho artrite freuatoide ,e agora esta aparecendo a artrose , também tenho lupus e outros

  92. Andre Luiz Tanus disse:

    Estava com varias dores pelas articulações, faço esporte e estava precisando diminuir a quantidade por causa das dores. Gostaria de saber as contra-indicações ao chá de Sucupira, será que posso tomar o ano inteiro duas vezes ao dia.

    Muito obrigado.

  93. Zélia disse:

    Gostaria de saber se so fervendo as semementes sem quebra-las vou usufruir dos benefícios, estou fazendo para a minha cachorra, gostaria de saber também se e muito amargo o óleo, porque se não fica difícil dela tomar, o chá ela toma numa boa. Agradeço desde já a atenção.

  94. cesar rossil disse:

    minha esposa 31 anos descobriu que esta com artrose posso controlar tomando cha de sucupira

  95. Karla disse:

    Ola Cesa, Muitas sementes podem ser de grande ajuda para a saúde do organismo, e dentre estas podemos citar a semente de sucupira, Que também é indicada para o combate de Artrose . Mas muito importante também é uma orientação medica e tomar os remédios corretamente . Obrigada

  96. vialdo disse:

    A amostra contradiz perto da disposição necessaria para boa dose, indicando que incluindo de maneira eficaz, fortalece mesmo que atitude oleosa da epiderme se faça.
    Fica claro a mesma situação permitida, variando juntamente
    na proposição aversa a latitude.

  97. mariadefatimalimasilva disse:

    tenho bico de papagaio.artrose hernia de disco.o nervo arsiatrico inflamado.sera que posso tomar o cha de sucupira pois sou diabetica.e tenho colesterol alto.

  98. sonia eli disse:

    gente eu estava há 4 anos me tratando do estomago com gastrite esofagite hernia de iato refluxo cheguei a fazer 6 endoscopia e estava cada uma pior que a outra e nada de melhorar até que eu vi a entrevista com juca de oliveira no programa do jo soares botei fé e comecei a fazer o cha de sucupira e comecei a tomar só um copo por dia tomei 3 messes e voltei e fiz outra indoscopia olha é purinho DEUS na minha vida estive ontem dia 20 /06/13 no medico no retorno ele me deu alta estava tudo limpo graças ao bom DEUS e a sucupira hoje eu nao tenho mais nada

  99. hugo disse:

    O óleo de sucupira pode fazer mal para o coração?

  100. adriana disse:

    tenho artrose no tornozelo ….devido a um mal jeito no pé estava sem conseguir caminhar , nao conseguia nem colocar o pé no chão.
    Em torno de um mês e meio venho tomando a capsula da semente de sucupira duas vezes por dia .Um santo remédio, ando normalmente sem sentir dor.

    funciona mesmo e eu indico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *