Semana Farroupilha 2011

PUBLICIDADE

A Semana Farroupilha é um dos eventos mais tradicionais do Rio Grande do Sul e responsável por fortalecer os traços culturais do estado. Desde que começou a ser organizada, essa semana é destinada a atrações que relembram a saga farroupilha e colocam o povo gaúcho em uma grande e deliciosa confraternização.

Em sua nova edição que acontece em setembro de 2011, a Semana Farroupilha ainda está tendo as suas atrações organizadas, mas tudo indica que o evento seguirá o perfil das edições anteriores. Desfiles, exposições, acampamentos, apresentações de grupos folclóricos são apenas algumas são alguns dos itens que se destacam na programação. A Semana Farroupilha recebe apoio do Governo do Estado e Ministério da Cultura para conseguir ser realizada.

Os acontecimentos históricos são importantes para que a Semana Farroupilha aconteça. Na verdade os dias de evento se responsabilizam por uma homenagem a Revolução Farroupilha que durou 10 anos e representou um dos maiores movimentos brasileiros. A confraternização relembra traços importantes do acontecimento que marcou a história gaúcha e atrai principalmente os ativistas sulistas.

PUBLICIDADE

As atrações da semana Farroupilha são imperdíveis para quem mora no Rio Grande do Sul e costumam mobilizar as principais cidades gaúchas. A saga farrapa é relembrada pelo povo com muita empatia e respeito entre os dias 14 e 20 de setembro, resgata uma das mais importantes revoltas civis do Brasil através dos seus festejos.

Antes de participar da Semana Farroupilha, é importante que as pessoas procurem conhecer detalhes sobre a Revolução e também alguns dos principais traços culturais do povo gaúcho. A Guerra dos Farrapos que durou de 1835 a 1845 é bem conhecida pelo povo do Rio Grande, mas os turistas costumam ficar um pouco perdido sobre os motivos para tal movimento revolucionário. Trocando em miúdos, a revolta tinha como objetivo separar o Rio Grande do Sul do restante do Brasil, que na época estava sob o domínio do Império.

A Semana Farroupilha 2011 está em fase de preparação, com suas atrações ainda sendo definidas. Com certeza os dias de festejos serão marcados pela cultura gaúcha expressada em várias linguagens, tais como dança, vestuário, culinária e música. Como já aconteceu em edições passadas, a Semana Farroupilha também é motivo para homenagens de grandes personalidades gaúchas.

O Rio Grande para em decorrência dos festejos farroupilhas, principalmente as cidades do interior. Até mesmo a movimentada Porto Alegre é cenário de atrações, como é o caso do Acampamento Farroupilha que atrai principalmente os tradicionalistas. Nos galpões temáticos montados na capital do Rio Grande é possível interagir com a cultura gaúcha e voltar às raízes de uma forma bem acolhedora.

A maior festa popular do Rio Grande do Sul terá sua programação definida provavelmente no mês de agosto, movimentando a capital gaúcha e algumas cidades do interior, como Alegrete, Arroio Grande, Bagé, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Santa Maria, Passo Fundo, São Leopoldo. Como se trata de um evento cultural importante e abrangente, a Semana Farroupilha conta com grandes patrocinadores, entre os quais estão Nestlé, Oi e Banrisul.

Os desfiles que acontecem pelas ruas das cidades gaúchas correspondem ao principal atrativo da programação da Semana Farroupilha 2011, mobilizando milhares de pessoas vestidas com roupas tradicionais para participar do evento. Os carros temáticos contribuem para a composição dos desfiles e relembram episódios importantes para a história do Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE

A cada edição da Semana Farroupilha um novo tema é escolhido pelos organizadores para caracterizar os festejos. Em 2011 a proposta consiste em organizar toda a programação em torno da temática “Nossas Raízes”. Para mais informações AA respeito dos preparativos, acesse o site oficial da Semana Farroupilha.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.