Menu

Educação

Atualizado em 12 de setembro de 2012, às 5:05 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Seleção para vagas em universidades americanas: como funciona

Para ingressar em uma universidade de prestígio nos Estados Unidos, é necessário conseguir passar por todas as etapas do 'application'.

As Universidades dos Estados Unidos estão demonstrando cada vez mais interesse pelos estudantes brasileiros e por isso oferecem bolsas de estudos. Os jovens que estão cursando o Ensino Médio ou já concluíram também se interessam em estudar no exterior, principalmente se a empreitada garantir um diploma norte-americano.

513239 Seleção para vagas em universidades americanas como funciona Seleção para vagas em universidades americanas: como funcionaPara garantir uma vaga em uma universidade americana, é necessário vencer as etapas do application. (Foto:Divulgação)

Processo seletivo para estudar nos EUA

Somente os estudantes com as melhores notas no ensino médio são aceitos pelas melhores universidades, por isso é necessário que haja dedicação aos estudos e um bom planejamento. Diferente do vestibular realizado no Brasil, que avalia apenas os conhecimentos da grade disciplinar, os jovens americanos precisam argumentar sobre os sonhos, perspectivas e formas de contribuir com a sociedade para garantir uma vaga no ensino superior.

Tanto os americanos como os jovens estrangeiros passam pela mesma triagem para conseguir a tão sonhada admissão nos institutos de ensino mais cobiçados do país. Para dar conta de todas as exigências da seleção, é essencial que o jovem inicie a preparação com um ano de antecedência e respeite os prazos estabelecidos. Ele também deve procurar conhecer o perfil da universidade para conseguir satisfazer as qualidades que ela busca em seus alunos.

Saiba mais: Ciência Sem Fronteiras 2012: bolsas para brasileiros no exterior

Como funciona a seleção em universidades nos EUA?

513239 Seleção para vagas em universidades americanas como funciona 2 Seleção para vagas em universidades americanas: como funcionaHistórico escolar, atividades extracurriculares e cartas de recomendação são critérios de seleção. (Foto:Divulgação)

Nos Estados Unidos, o processo seletivo para ingressar na universidade se chama ‘application’. Confira como ele funciona:

1. Durante o ensino médio, o estudante deve se empenhar para obter as melhores notas, pois o seu histórico escolar será levado em consideração no processo seletivo.

2. O aluno precisa realizar as provas do SAT (Scholastic Assessment Test), uma espécie de Enem nos Estados Unidos. O College Board aplica o exame não apenas em território americano, mas também em outros países, como o Brasil. O SAT vale 800 pontos, é realizado em duas etapas e avalia os conhecimentos do aluno sobre as disciplinas ensinadas no Ensino Médio.

3. Não basta gabaritar no SAT para ser aceito em uma universidade de renome, é necessário ser aprovado em outros itens da seleção. A próxima etapa consiste na realização o Toefl (Test of English as a Foreign Language), uma prova de inglês direcionada ao aluno estrangeiro, ou seja, que vem de um país onde a língua inglesa não é o idioma oficial. O teste avalia a capacidade de ler, ouvir, falar e escrever em inglês.

4. O estudante deve correr atrás de cartas de recomendação, escritas por diretores, coordenadores e professores.

5. Fazer redações também é uma obrigação do candidato à vaga em uma universidade americana. Ele deve ser condizente com as palavras, refletir sobre os assuntos e usar bons argumentos para defender as ideias apresentadas.

6. O aluno também precisa apresentar para o instituto de ensino suas atividades extracurriculares, como esporte, trabalho voluntário, curso de instrumento musical e até mesmo atividade na igreja.

7. As universidades mais disputadas dos Estados Unidos, como Harvard, Princeton e MIT, costumam entrevistar os candidatos antes de aceitá-los ou não. No caso de estrangeiros, não é preciso sair do país para fazer a entrevista, basta usar o skype como o canal da conversa.

8. Quem deseja passar pelo application precisa preparar o bolso, afinal, os gastos com o processo seletivo chegam a R$ 4 mil. No caso do estudante não ter dinheiro para investir, ele pode solicitar ajuda do Programa Oportunidades Acadêmicas do Alumni Advising-EducationUSA, que financia a candidatura.

Veja também: Bolsas de estudos para intercâmbio ‎nos EUA 2012

513239 Seleção para vagas em universidades americanas como funciona 1 Seleção para vagas em universidades americanas: como funcionaÉ importante se informar sobre os prazos de cada etapa do application. (Foto:Divulgação)

Para se manter informado sobre as regras, datas e prazos de seleção, acesse EducationUSA.