Menu

Beleza

Atualizado em 30 de agosto de 2011, às 19:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Selagem Térmica para os Cabelos, Como Fazer

260100 selagem térmica 1 300x228 Selagem Térmica para os Cabelos, Como FazerOs cabelos são muito danificados por conta dos produtos químicos que são usados constantemente, e pelos efeitos do tempo como a poluição, sol, etc. Mas é preciso cuidar dos cabelos para que eles permaneçam com saúde e com brilho. Existem milhares de tratamentos oferecidos pelos salões de beleza que prometem reconstruir o fio devolvendo o balanço e o brilho natural. Normalmente esses tipos de tratamento costumam sair muito caro, e não é todo mundo que tem condições de pagar por eles. Alguns podem ser feitos em casa como a Selagem Térmica e os gastos serão feitos apenas com os produtos.

O que é Selagem Térmica?

A Selagem Térmica é um tipo de alisamento feito com produtos químicos, mas que a base é a queratina, que tem como objetivo principal a hidratação dos fios, tratando-os e deixando com aspecto de cabelos com vida, balanço e muito brilho. A Selagem Térmica é bem menos agressiva do que outros tipos de alisamentos, e o efeito que ela causa nos fios é sensacional.

Queratina, o que é?

A queratina é uma substancia que constitui o fio de cabelo, cerca de 90%. Ela tem características que garantem resistência, impermeabilidade e elasticidade aos fios. A queratina forma-se a partir de outras substancias que em camadas cobrem os fios, mas com o tempo essas camadas tendem a começar a sair e os fios ficam escamados. Os cabelos perdem queratina naturalmente por causa dos efeitos das químicas e agressões que sofrem diariamente. Um cabelo normal e saudável costuma repor essa queratina normalmente, mas quando o cabelo é castigado por químicas fica mais difícil a reposição. O excesso de queratina é tão prejudicial quanto à falta, faça um teste antes para saber se o cabelo precisa ou não de queratinização.

260100 selagem térmica 2 300x219 Selagem Térmica para os Cabelos, Como FazerTeste de queratina

Para saber se o cabelo está com deficiência de queratina é só fazer alguns testes com ele, veja como:

- Cabelo elástico, do tipo, puxa e ele estica, depois volta;

- Fios que se partem assim que são puxados, não apresentam nenhuma resistência;

Se os fios apresentam essas características, então esta na hora de fazer uma Selagem Térmica, caso contrário apenas uma boa hidratação já resolve.

Como fazer a Selagem Térmica

Para a Selagem Térmica é preciso alguns produtos como:

- Prancha própria para ser usada em cabelos molhados

- Queratina líquida

- Máscara de reconstrução com queratina;

- Máscara de hidratação de boa qualidade

260100 selagem térmica 300x200 Selagem Térmica para os Cabelos, Como FazerComo fazer

Primeiro os cabelos devem ser lavados de preferência com shampoo antiresíduos. Depois é necessário tirar o excesso de água dos fios com uma toalha e aplicar a queratina por todo o cabelo. Em seguida deve se aplicado a máscara de reconstrução mecha por mecha e fazer massagens por 30 segundos. Depois de aplicada em todo o cabelo deixar agir por 15 minutos e passar a prancha em média de três vezes em cada mecha.

Depois que a prancha for passada é hora de aplicar a mascara de hidratação mecha por mecha e massagear bem, é importante deixar agir por mais 20 minutos e após enxaguar com água fria para selar bem as cutículas dos cabelos. Depois é só deixar secar naturalmente ou se preferir pode passar a prancha normalmente. O efeito é maravilhoso e os cabelos ficam lindos com muito brilho.

Concluindo

Os cabelos necessitam de cuidados especiais, assim como todo o corpo para que se mantenham lindos, brilhantes, com balaço e saudáveis. É importante usar produtos de qualidade no dia a dia para que eles se tornem fortes para suportar as agressões do clima e a poluição comum das grandes cidades. Ter um cabelo lindo faz parte da boa aparência feminina, eleva o ego e faz as mulheres mais felizes.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.