Menu

Beleza

Atualizado em 21 de novembro de 2014, às 22:25 por Dany
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Selagem e progressiva: qual a diferença?

Conheça as principais diferenças entre a técnica da escova progressiva e a selagem dos fios.

Cabelos lisos estão cada vez mais na moda e a cada novo dia surgem novas técnicas de alisamento que prometem fazer bem aos fios. Geralmente estas técnicas possuem produtos caros e específicos que, na maioria das vezes, utiliza em seu princípio ativo formaldeídos (o formol que tanto ouvimos falar).

444012 selagem e progressiva Selagem e progressiva: qual a diferença?

Em meio a tantos tipos de escova que surgem por aí, a mais popular é a tradicional escova progressiva, que pode ser encontrada em todos os salões de beleza do país, com um preço que pode variar de acordo com o estabelecimento e o cumprimento dos cabelos. Além da progressiva, a Selagem também é conhecida e cria diversas dúvidas entre os que não conseguem diferenciar ambas. Apesar das aplicações parecidas, ambas as técnicas são extremamente diferentes e tem como principal característica em comum o combate ao frizz.

Leia Também: Conheça as novas opções de progressiva

Progressiva, alisamento e formol

444012 selagem e progressiva 1 Selagem e progressiva: qual a diferença? Escova progressiva possui um processo mais forte e agressivo, com o uso de formol que alisa o cabelo

A escova progressiva até hoje é uma das maneiras mais eficazes de se alisar os cabelos, mas para quem opta por ela, a dúvida sobre os cuidados com o cabelo se mantêm fortes, isto porque, embora seja uma técnica de alisamento eficaz, utiliza em sua formulação formol, um produto químico forte.

Por alterar a estrutura dos fios, muitas vezes ocorre o ressecamento, que faz com que as mulheres que optam por alisar os cabelos precisem de hidratação constante. Os produtos da progressiva saem dos cabelos com a lavagem, portanto é sempre recomendado que a refaça  a cada dois meses.

Além disso, o formol, mesmo dentro dos padrões estabelecidos pela Anvisa, é um produto químico extremamente perigoso e pode causar problemas sérios de saúde caso inalado ou até irritações de pele na aplicação.

Conheça também: Escova progressiva coreana 

Selagem, hidratação e queratina

444012 selagem e progressiva 2 Selagem e progressiva: qual a diferença? A selagem trás um processo de hidratação feito através da queratina, que combate os frizz e alisa levemente aos cabelos

Um dos principais objetivos da selagem não é o alisamento, mas a hidratação conhecida como reconstrução capilar. O alisamento, além do combate aos frizz ocorre devido ao principal ativo da selagem, a queratina. Devido a queratinização dos cabelos eles ficam mais hidratados, macios, com volume reduzido, porém por não ser um alisamento, é consequentemente mais fraca que a progressiva.

Você também pode gostar de ler: Alisamento Temporário: Como funciona

A selagem não possui um cheiro tão forte, e só se pode lavar os cabelos após três dias, para que o produto fixe cada vez mais. Assim como a progressiva, é ideal o uso de xampus sem sal e na primeira lavagem se deve deixar o condicionador de lado.

As diferenças não são tão difíceis de perceber e ficam ainda mais evidentes quando conversamos com nossos cabeleireiros. Se você possui alergia a qualquer produto da progressiva, em especial o formol, o recomendado é a selagem, mas é importante lembrar que o efeito não será o mesmo em questão de alisamento, mas quanto a hidratação, talvez seja a melhor coisa para manter seus cabelos macios, brilhantes e sedosos.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.