Menu

Cursos

Atualizado em 17 de fevereiro de 2010, às 13:38 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Segunda Etapa do SISU: Inscrições 2 Fase SISU MEC

10.06 Sisu2 Segunda Etapa do SISU: Inscrições 2 Fase SISU MECDesenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de selecionar os candidatos com boas notas no ENEM às vagas em instituições federais de todo Brasil, o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) utiliza-se das notas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2009 como parte única do processo seletivo das universidades que aderiram ao sistema. No total, 51 universidades federais de todo o país oferecem 47.913 vagas em cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas.

No site do SiSU os candidatos se inscrevem na primeira fase até o dia 3 de fevereiro de 2010 onde o sistema seleciona os candidatos baseando-se na nota do ENEM. Além da inscrição, o candidato pode consultar as vagas, cursos e universidades disponíveis no sistema. Para realizar sua inscrição SiSU é necessário ter em mãos o número de inscrição do ENEM e sua senha de acesso, utilizada no site do Inep para consultar a nota, e após isso, o sistema SiSU importa automaticamente os dados do candidato, bem como a nota obtida pelo candidato, além de seus dados particulares.

Inscrições 2 Fase SISU MEC: O SISU (Sistema de Seleção Unificada) foi criado pelo MEC com o objetivo de distribuir as vagas dos cursos superiores de faculdades federais. Apesar de o sistema ter sido congestionado por erros, agora ele funciona normalmente e permite o cadastro de todos os estudantes que tiveram um bom desempenho no Enem.

A seleção de candidatos para instituições federais de ensino superior funciona de forma criteriosa, seguindo os requisitos do MEC (Ministério da Educação). Somam-se 47.913 vagas disponíveis para cursos de bacharelado, licenciatura e superior tecnológico. Nessa primeira edição do SISU, são 51 universidades brasileiras cadastradas.

segunda etapa do sisu inscrições Segunda Etapa do SISU: Inscrições 2 Fase SISU MEC

As faculdades cadastradas no SISU estão espalhadas pelo território brasileiro, marcando presença em todos os estados. A primeira etapa para as inscrições foi finalizada no dia 3 de fevereiro, agora os resultados estão sendo processados antes que se inicie a segunda fase SISU. As melhores notas do ENEM terão preferência na distribuição de vagas e os candidatos podem efetuar pesquisas para conhecer as oportunidades em aberto

A segunda etapa do SISU terá início depois da publicação dos resultados da primeira fase. Esse processo tem como proposta preencher o restante das vagas, avaliando a disponibilidade das instituições de ensino e as melhores notas. Os alunos aprovados devem ficar atentos aos prazos de matrículas para não perder a oportunidade de ingressar numa universidade federal, pois todas as vagas em aberto passam a pertencer a etapa seguinte.

images10 Segunda Etapa do SISU: Inscrições 2 Fase SISU MECNo cadastro do SISU, o candidato deverá informar ao sistema o número da inscrição do ENEM, senha, curso e instituição da sua preferência. Nas etapas seguintes, não haverá muitas opções de escolha, por isso os estudantes devem aproveitar as chances disponíveis. Ao todo, o SISU fará a seleção de candidato em três etapas.

Os candidatos que não se inscreveram na primeira fase terão uma nova oportunidade com a abertura de um novo período de inscrição que dura do dia 15 a 20 de fevereiro. Os critérios da segunda etapa SISU seguem o mesmo propósito da fase anterior. Para outras informações acesse o Portal do SISU.