Menu

Cursos

por Isah
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Segunda Etapa do SISU: Inscrições 2 Fase SISU MEC

 

Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de selecionar os candidatos com boas notas no ENEM às vagas em instituições federais de todo Brasil, o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) utiliza-se das notas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2009 como parte única do processo seletivo das universidades que aderiram ao sistema. No total, 51 universidades federais de todo o país oferecem 47.913 vagas em cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas.

No site do SiSU os candidatos se inscrevem na primeira fase até o dia 3 de fevereiro de 2010 onde o sistema seleciona os candidatos baseando-se na nota do ENEM. Além da inscrição, o candidato pode consultar as vagas, cursos e universidades disponíveis no sistema. Para realizar sua inscrição SiSU é necessário ter em mãos o número de inscrição do ENEM e sua senha de acesso, utilizada no site do Inep para consultar a nota, e após isso, o sistema SiSU importa automaticamente os dados do candidato, bem como a nota obtida pelo candidato, além de seus dados particulares.

Inscrições 2 Fase SISU MEC: O SISU (Sistema de Seleção Unificada) foi criado pelo MEC com o objetivo de distribuir as vagas dos cursos superiores de faculdades federais. Apesar de o sistema ter sido congestionado por erros, agora ele funciona normalmente e permite o cadastro de todos os estudantes que tiveram um bom desempenho no Enem.

 

A seleção de candidatos para instituições federais de ensino superior funciona de forma criteriosa, seguindo os requisitos do MEC (Ministério da Educação). Somam-se 47.913 vagas disponíveis para cursos de bacharelado, licenciatura e superior tecnológico. Nessa primeira edição do SISU, são 51 universidades brasileiras cadastradas.

segunda etapa do sisu inscrições

As faculdades cadastradas no SISU estão espalhadas pelo território brasileiro, marcando presença em todos os estados. A primeira etapa para as inscrições foi finalizada no dia 3 de fevereiro, agora os resultados estão sendo processados antes que se inicie a segunda fase SISU. As melhores notas do ENEM terão preferência na distribuição de vagas e os candidatos podem efetuar pesquisas para conhecer as oportunidades em aberto

A segunda etapa do SISU terá início depois da publicação dos resultados da primeira fase. Esse processo tem como proposta preencher o restante das vagas, avaliando a disponibilidade das instituições de ensino e as melhores notas. Os alunos aprovados devem ficar atentos aos prazos de matrículas para não perder a oportunidade de ingressar numa universidade federal, pois todas as vagas em aberto passam a pertencer a etapa seguinte.

No cadastro do SISU, o candidato deverá informar ao sistema o número da inscrição do ENEM, senha, curso e instituição da sua preferência. Nas etapas seguintes, não haverá muitas opções de escolha, por isso os estudantes devem aproveitar as chances disponíveis. Ao todo, o SISU fará a seleção de candidato em três etapas.

Os candidatos que não se inscreveram na primeira fase terão uma nova oportunidade com a abertura de um novo período de inscrição que dura do dia 15 a 20 de fevereiro. Os critérios da segunda etapa SISU seguem o mesmo propósito da fase anterior. Para outras informações acesse o Portal do SISU.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL