Menu

Saúde

Atualizado em 5 de maio de 2013, às 9:40 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Sedentarismo: consequências, quais são

O sedentarismo é um problema intimamente relacionado aos hábitos da vida moderna. Conheça as consequências do sedentarismo.

Ter um momento “relax”, assistir TV durante uma tarde inteira, ficar em casa sem fazer nada e comer um monte de guloseimas é o desejo de muitas pessoas. Essas são medidas que podem até beneficiar quem vive sob estresse intenso, mas que, em condições inadequadas, podem trazer vários malefícios à saúde.

618143 O sedentarismo é um problema resultante dos hábitos da vida moderna. Sedentarismo: consequências, quais sãoO sedentarismo é um problema resultante dos hábitos da vida moderna. (Foto: divulgação)

O problema é que em alguns casos essa realidade se repete continuamente e, além de ter um dia improdutivo, na maioria das vezes o indivíduo acaba não se importando com a saúde e deixa de realizar atividade física regularmente e manter uma boa dieta. Fique por dentro do assunto e saiba quais são as consequências do sedentarismo.

O que é sedentarismo

O sedentarismo é um problema que se caracteriza pela escassez ou ausência total de atividade física regular.  Algumas práticas como limpar a casa, subir e descer escadas ou simplesmente ir caminhando para o trabalho são medidas consideradas positivas e ajudam a combater o sedentarismo. Ainda assim, algumas pessoas não fazem absolutamente nenhum esforço físico e gastam pouquíssimas calorias diariamente.

618143 Deixar de praticar atividade física resulta numa série de problemas para a saúde. Sedentarismo: consequências, quais sãoDeixar de praticar atividade física aumenta as chances de desenvolver uma série de doenças. (Foto: divulgação)

Consequências do sedentarismo

Manter um estilo de vida sedentário pode culminar no desenvolvimento de diversos problemas de saúde. Os principais prejuízos de levar uma vida sedentária são:

  • Maior chance de desenvolver hipertensão arterial;
  • Obesidade;
  • Maior chance de desenvolver diabetes;
  • Risco aumento para dislipidemia;
  • Diminuição da imunidade corporal;
  • Risco aumentado para doenças cardiovasculares;
  • Maior propensão a problemas como depressão e ansiedade.

O sedentarismo é um problema tão grave que é capaz de aumentar em 54% as chances de o indivíduo sofrer um acidente vascular encefálico (AVE) ou em 50% as chances de morte por infarto agudo do miocárdio.

Benefícios da prática regular de exercícios

A longevidade está diretamente relacionada com a prática regular de exercícios físicos. Cuidar bem da saúde, realizando alguma atividade física com frequência, é uma medida capaz de aumentar a expectativa de vida em 5 anos, além de proporcionar outros benefícios, como:

  • Bem estar físico e emocional;
  • Manutenção da saúde dos ossos, músculos e articulações;
  • Diminuição do risco de desenvolver câncer;
  • Manutenção do peso;
  • Prevenção de problemas como dislipidemia, diabetes e hipertensão.

Veja algumas dicas para ajudar as crianças a perder peso.

618143 A prática regular de exercícios aumenta a expectativa de vida em 5 anos. Sedentarismo: consequências, quais sãoA prática regular de exercícios aumenta a expectativa de vida em 5 anos. (Foto: divulgação)

O sedentarismo é um problema intimamente relacionado aos hábitos da vida moderna, onde todo mundo vai de carro para o trabalho ou nem levanta do sofá para mudar o canal da televisão. Esse problema aumenta consideravelmente as chances de desenvolver uma série de doenças potencialmente fatais ou incapacitantes, e por isso deve ser combatido.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.