Menu

Mulher

Atualizado em 18 de julho de 2013, às 10:32 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Secreção no seio: o que pode ser?

A secreção mamilar é um problema sério, que causa preocupação e várias dúvidas em mulheres e homens. Saiba quais as possíveis causas desse sintoma.

Entre as queixas mais comuns com relação às mamas, as secreções mamilares ocupam a terceira posição, logo atrás do aparecimento de nódulos e da dor. A saída de secreção da glândula mamária é um evento que causa várias dúvidas e muito medo na maioria das mulheres, e pode afetar até mesmo alguns homens. Esclareça as principais dúvidas sobre o assunto e saiba o que pode ser as secreções nos seios.

643124 Saiba o que as secreções mamilares podem indicar. Secreção no seio: o que pode ser?Saiba o que as secreções mamilares podem indicar. (Foto: divulgação)

Secreções normais das mamas

De uma maneira geral, o público feminino acredita que a única secreção mamária que pode ser considerada normal é o leite, secretado após o parto. Entretanto, é importante lembrar que as mamas continuam em atividade mesmo fora do período gestacional, pois estão sujeitas às constantes modificações hormonais que afetam o público feminino e até mesmo aos estímulos físicos dos mamilos.

O resultado é que até 80% das mulheres podem apresentar a saída de uma quantidade mínima de leite das mamas (cerca de uma ou duas gotas), mesmo estando fora do período de gestação ou lactação. Apesar desse evento não ser fator de risco para o câncer de mamaou outras doenças, especialistas recomendam que seja investigado, em busca de esclarecimentos.

643124 A presença de dor e sinais inflamatórios locais sugere infecção. Secreção no seio: o que pode ser?A presença de dor e sinais inflamatórios locais sugere infecção. (Foto: divulgação)

Causas de secreção no seio

As secreções mamilares podem variar conforme a cor, consistência, quantidade, acometimento uni ou bilateral e forma de aparecimento. As características clínicas são importantes para a identificação dos possíveis fatores causais.

  • Sempre que a mulher apresentar secreção unilateral, de coloração transparente que varia de incolor a sanguinolenta, deve procurar auxílio de médico especialista o mais rápido possível, pois esse é um sintoma importante que sugere o crescimento de um tumor no ducto lactífero, que pode ser benigno ou até mesmo um câncer.
  • A produção de leite fora do período de gravidez ou lactação é decorrente do aumento de prolactina, um hormônio produzido pela glândula hipófise e que é responsável pela lactação. Essa alteração pode ser secundária a várias causas, como a estimulação mecânica dos mamilos (erógenas ou até mesmo pelo uso de um sutiã mal ajustado), uso de medicação, distúrbios tireoidianos e até tumores hipofisários.
  • Secreção espessa, de coloração amarelada e associado a dor, vermelhidão, inchaço e aumento da temperatura local e febre indicam processos infecciosos, e deve ser prontamente investigados.
643124 Secreção aquosa transparente ou sanguinolenta é um sinal de alerta e necessita de investigação imediata. Secreção no seio: o que pode ser?Secreção aquosa transparente ou sanguinolenta é um sinal de alerta e necessita de investigação imediata. (Foto: divulgação)

A secreção mamilar é um dos problemas mais comuns das mamas, que causa preocupação e várias dúvidas em mulheres e homens. Através da história clínica, exame físico e características do corrimento é possível identificar a causa mais provável do problema, mas isso não exclui a necessidade de procurar um médico especialista para melhor investigação do caso.

Conteúdo avaliado com média: