Menu
Você está em: MundoDasTribos > Scribd: como funciona

Conheça o serviço que permite o compartilhamento online de vários tipos de documentos, como trabalhos acadêmicos, livros eletrônicos, textos do Word, planilhas do Excel e arquivos em PDF, além de muito mais.
Por Andre -

Lançado em 2006, o Scribd é um serviço de compartilhamento de documentos digitais que tem atualmente cerca de 100 milhões de usuários cadastrados, consistindo em uma espécie de rede social que reúne leitores, escritores e pessoas interessadas em baixar e compartilhar textos.

No Scribd você pode compartilhar e baixar uma série de documentos, livros digitais, trabalhos acadêmicos e fotos, entre outros conteúdos (Foto: Divulgação)

Através do sistema, é possível compartilhar livros digitais (e-books), poemas, textos, trabalhos acadêmicos, planilhas de cálculos, apresentações de slides, páginas da web e até mesmo fotos, além de ser um espaço de interação entre as pessoas que tenham determinados interesses em comum.

Os usuários do Scribd podem fazer uploads de arquivos que possuam e compartilhá-los com quem quiserem e também pesquisar por textos que estejam precisando e baixá-los. A plataforma aceita documentos em diversos formatos, como PDF, PPT, RTF, XLS, ODG e ODF, entre outros, além de textos simples e arquivos do Word.

Novo app do Facebook para Android: Facebook Home – como instalar

Como funciona o Scribd

Através do Scribd, você pode procurar por conteúdos de seu interesse e interagir com outros usuários (Foto: Divulgação)

Apresentado pelos desenvolvedores como a “maior biblioteca online do mundo”, o Scribd é um serviço que permite ler, publicar, compartilhar e baixar documentos e trabalhos escritos, divididos em diversas categorias (literatura, artes, saúde e bem estar, design, viagem, comida, ciências, ficção, esportes, jornalismo, história, política, etc).

O funcionamento do Scribd se dá de forma semelhante às redes sociais, ou seja, é necessário criar uma conta, gratuitamente, para ter acesso aos recursos oferecidos pelo serviço, que possui grande integração com o Facebook, Twitter, WordPress e outras plataformas.

A partir daí, já é possível fazer upload de arquivos e escolher se eles poderão ser visualizados e baixados por qualquer usuário ou somente para um determinado grupo de pessoas que você escolher; criar documentos de forma colaborativa, contando com a ajuda de outros membros do serviço; converter os documentos para diferentes formatos; e interagir com os demais usuários, entre vários outros recursos.

Saiba mais: Como trocar livros pela internet

Como se cadastrar no Scribd

O cadastro no Scribd é gratuito (Foto: Divulgação)

Para usar o Scribd, é necessário criar uma conta, acessando o site http://pt.scribd.com. Clique em “Registre-se”, no canto superior direito da tela, e em seguida preencha o formulário. Também é possível utilizar o serviço fazendo login com a sua conta do Facebook.

O Scribd também possui versão para iPhone e Android (Foto: Divulgação)

A rede social também pode ser acessada através do aplicativo Scribd, que possui versões para Android e iPhone, cujos downloads estão disponíveis gratuitamente no Google Play e App Store, respectivamente.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL