Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Saresp 2016 – Gabarito e Provas

Nesse ano de 2016, o Saresp está previsto ser realizado nos dias 11 e 12 de novembro. As provas têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino.

O Saresp 2016 – Gabarito e Provas vai te ajudar a ficar mais por dentro das informações sobre esse teste. O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2016 devem acontecer nos dias 11 e 12 de novembro. As notas serão divulgadas no primeiro semestre de 2017.  O exame tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos alunos da rede pública, identificando pontos de deficiência no processo de aprendizagem e possíveis evoluções. essa prova pode ser feita por escolas particulares.

Saresp 2016 – Gabarito e Provas. (Foto: Divulgação)

Saresp 2016 – Gabarito e Provas. (Foto: Divulgação)

O Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) é realizado regularmente todo ano desde sua criação em 2003. A prova tem o intuito de avaliar o ensino público brasileiro, principalmente de algumas séries especificas. Normalmente a prova é aplicada no término de cada ciclo, como na 8ª série (9º ano) e também no 3º colegial (4º ano). Por meio do exame é possível avaliar a qualidade do ensino.

Leia mais: Saresp: Cadastro, Provas, Resultado

Saresp 2016 – Gabarito e Provas

Na edição 2016, a prova do Saresp deve ser aplicada nos dias 11 e 12 de novembro, em todas as escolas estaduais de São Paulo. Estima-se que 1,3 milhões de alunos irão participar da avaliação.

As provas estão previstas serem aplicadas nos dias 11 e 12 de novembro. (Foto: Divulgação)

As provas estão previstas serem aplicadas nos dias 11 e 12 de novembro. (Foto: Divulgação)

Assim que a prova for aplicada, o Gabarito Saresp 2016 já estará disponível para consulta. Acessando o Mundo das Tribos você fica por dentro de todos os detalhes sobre o exame.

O Saresp não é uma exclusividade da rede estadual de ensino. As escolas municipais e particulares também podem participar da prova para avaliar o desempenho dos seus alunos. Todos os 645 municípios paulistas serão representados no exame do Saresp neste ano. Muitas instituições da rede particular e da rede municipal aderiram ao sistema, representando um aumento de 7,2% em comparação com o ano anterior.

Como funciona o Saresp?

O Saresp serve para avaliar a qualidade da educação. (Foto: Divulgação)

O Saresp serve para avaliar a qualidade da educação. (Foto: Divulgação)

O exame é aplicado em toda a rede pública e o aluno não é obrigado a fazer. É importante que o mesmo contribua para esse processo avaliatório, por isso os professores e diretores insistem tanto para que todos participem da prova.  Com os resultados dessa avaliação, o governo pode tomar medidas para melhorar alguns pontos da educação.

O Saresp 2016 será aplicado para a 2ª, 3ª, 4ª, 6ª e 8ª série do ensino fundamental, sem falar no 3º ano do ensino médio. A prova Saresp 2016 engloba as principais disciplinas, ou seja, matemática, português e ciências da natureza (biologia, física e química. Além das questões de múltipla escolha, a avaliação também tem uma proposta de redação.

O Saresp vai te ajudar a saber como você está no quesito educação (Foto: Divulgação)

O Saresp vai te ajudar a saber como você está no quesito educação (Foto: Divulgação)

Para que serve o Saresp?

As questões do Saresp são baseadas no que os alunos deveriam estar aprendendo. É exatamente nesse quesito que o governo consegue avaliar o ensino. Será que os professores estão cumprindo com o conteúdo? Os alunos estão assimilando bem os conhecimentos? – Essas são algumas questões que as notas do Saresp conseguem responder.

Além de ser algo que avalia o ensino brasileiro, o Saresp também serve como um treinero para futuras provas, como concursos e vestibulares. Outro motivo pelo qual o aluno deve comparecer no dia da prova. Comparando com provas de processos seletivos, o Saresp é algo simples. As questões possuem conteúdo relacionado com ensino médio ou então com o ensino fundamental. São questões que os alunos devem estar preparados para responder.

Se você é professor e quer se informar mais sobre “Saresp 2016 – Gabarito e Provas”, então assista ao vídeo:

Inscrições Saresp 2016

Muitos alunos se preocupam sobre as inscrições do Saresp, mas na verdade todos os alunos são inscritos automaticamente. Quem deve fazer a inscrição da escola é a diretora e a diretoria de ensino. Com a escola cadastrada, todos os alunos estão automaticamente inscritos. Alguns meses antes da aplicação da prova, notícias são divulgadas em relação às inscrições, mas os responsáveis por isso sempre recebem notificações sobre o assunto.

As escolas se inscrevem e os alunos são inscritos automaticamente. (Foto: Divulgação)

As escolas se inscrevem e os alunos são inscritos automaticamente. (Foto: Divulgação)

Provas anteriores do Saresp

Você quer estudar para o Saresp? Então confira uma seleção de questões que já foram aplicadas nas provas anteriores. Tente resolvê-las conforme o seu ciclo escolar e confira as respostas no gabarito, que se encontra no final no arquivo em PDF.

Se você quer obter mais informações sobre “Saresp 2016 – Gabarito e Provas“, então acesse o site Saresp Resultados. Você vai encontrar opção de visualizar provas de anos anteriores também.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL