Serviços

Saresp 2009 – Prova, Resultados e Informações

Saresp 2009

Saresp 2009: Este ano cerca de 500 mil estudantes das redes municipais de ensino de São Paulo serão avaliados pelo Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar), dados da Secretária de Estado da Educação revelam que são alunos matriculados em 2.540 escolas de 429 cidades paulistas.

Está será a 13ª edição do Saresp, que é aplicada nos alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, em escolas com ciclo de oito anos, e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. No exame são avaliadas o rendimento escolar das seguintes matérias: língua portuguesa, matemática e ciências humanas, além de redação.

As provas serão aplicadas nos dias 10 e 12 de novembro. O resultado da avaliação tem implicação direta no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo), utilizado para calcular o bônus pago aos professores da rede.

Programação das Provas do Saresp 2009

Dia – 10/11
2ª série do EF – Língua Portuguesa
4ª, 6ª, 8ª séries do EF e 3º ano do EM – Língua Portuguesa e redação

Dia – 11/11
2ª, 4ª, 6ª, 8ª séries do EF e 3º ano do EM – Matemática

Dia – 12/11
6ª e 8ª séries do EF e 3º ano do EM – Ciências Humanas (apenas para rede estadual)

Recomendado para você
Serviços

Papa Jogos

Serviços

Site do PROCON SP – www.procon.sp.gov.br

Serviços

Dadalto Material de Construção

Serviços

Arara com Rodas – Preços, Onde Comprar

Comentários
  1. beatriz disse:

    ontem eu fui chamada na escola de minha filha,e me disserão que minha filha só irá passar de ano,se tirar nota máxima no saresp…pergunto:o saresp faz alguém passar de ano.

  2. everson disse:

    acontece que se sua filha tirar nota baixa isso vai tar no hitorico no curiculo e isso pode tirar varias oportunidades de bons enpregos no futuro.

  3. maria disse:

    Nem sempre o saresp faz com que o aluno seja promovido ou não. Teve um ano que ir bem nesse sistema de avaliação foi um dos criterios para os alunos de final de ciclo serem aprovados ou não para o ano seguinte, na verdade tudo depende do secretáio de educação ou governo.

  4. ana paula disse:

    a minha filha tirou nota 02 mas na escola normal ela é muito boa só tira nota dez e ela repetiu sera que é por causa dessa prova?

  5. gisele aparecida santos disse:

    nao concordo com o saresp,isto é pra engordar o bolço de professores que nem sabem dar aula.Eles passam o ano pensando só no abono,fala isso porque sou estudante,vcs deveriam benificiar os aulos que o esforço são deles pois tem professores muitos burros…………..vamos cuidar das nossas crianças serão o nosso futuro.tem computador nas escolas e o coordenador nem deixa eles usarem,é só pra uso deles,e nem sempre é pra trbalho…qualquer dia vou filmar a escola e por na tv.obs estou cada dia mais triste com nosso Brasil…não tem ninguem que olhe por nós………que Brasil é esse onde anda nosso representante…cade o LULA…SOCORRO LULA….

  6. Silvia disse:

    Bom dia, Beatriz quem falou que caso sua filha não tire a nota máxima no saresp ela irá repetir de ano, é mentira, pois o saresp hoje está mais para avaliar o trabalho dos professores, equipe gestora da escola do que o aprendizado dos alunos.

  7. Júlia disse:

    Concordo com a Gisele, esses professores são um bando de folgados! Pode até não ser todos, mas grande maioria é ¬¬ Eu também acho isso errado do professor ganhar o bônus, já que eles não ensinam nada durante o ano todo.
    Foi como a prova na minha escola, os professores são um bando de ignorantes lá, agora na semana da prova do Saresp eles estavam numa simpátia que só. Aí a gente percebe, só estavam assim porque tavam dependo dos alunos pra poderem ganhar mais porque caso contrário, não estariam…
    Cada vez o ensino tá pior com esses professores que não prestam, e interesseiros ¬¬

  8. Elisângela disse:

    Que isso gente vcs só sabem criticar!!!
    deveriam ter outros interesses em mente…!
    tipo: lutar por um mundo melhor, uma sociedade mais justa ou quem sabe propor politicas publicas, fazer um movimento pela internet reunindo milhares de pessoas para uma passeata a favor do meio ambiente, pela proteção da amazônia e da paz…
    Porque o planeta precisa de atitudes…
    Eu só tô falando isso aki porque tenho certeza que alguém que faz uma crítica assim, pública, que todos podem ver tem potencial suficiente para executar alguma das ações propostas acima, portanto pessoal é isso… =D
    ps.: caso alguém tenha coragem de fazer isso divulga hein gente 🙂 o 1º passo (organizar a manifestação) eu naum tenho coragem de dar, mas participar dela concerteza sim!!!!
    bjoooo

  9. Fabiola disse:

    Gisele
    Lamento que pense dessa forma.O saresp é um indicativo,onde os alunos são avaliados por suas competências e habilidades (ler, interpretar diversas formas de textos,tomar iniciativas sobretudo reconhecer e valorizar a vida como um todo)e este aluno não tem conhecimento dos valores essenciais(familia)e são o futuro do Pais(Que horror) .Todos os insentivos possíveis e impossíveis são dados para os alunos,no início do ano ganham todo o material escolar, que por muitas vezes não são utilizados por eles,tudo é ao seu favor.O professor na faculdade se comprometeu a passar conhecimento e concordo com vc que ele não esteja preparado para assumir o papel dos pais.Isso é ser burro????Quanto ao bônus infelizmente é uma forma do profº concretizar uma compra ou o que sempre acontece pagar dívidas .E se a gratificação fosse incorporada ao salário que opinião teria do saresp?Que resultados teria o estado?Aprenderia ler e escrever sozinha?
    Entre no site da secretaria da educação e procure saber quais são os programas da sala de informática e se ainda não usou a sala de sua escola é pq alunos da mesma não estão preparados para orientá-la, não critique em vão… tente ajudar a melhorar o que te deixa agoniada.Um forte abraço.

  10. julia disse:

    a minha filha tirou a nota maxima no saresp isso e muito bom né

  11. frederico disse:

    Gisele, pelo visto seu pai deve ser professor, pois so voce esta enxergando besteira.
    minha mae sempre me falou o seguinte, que devemos pensar antes de falar principalmente para não ofender outras pessoas.

  12. eliégi disse:

    gisele não concordo com voce, o andamento da escola depende em grande (maior) parte do aluno, se ele não estiver interessado o professor não faz milagres, antes de procurar culpados faça sua parte, vá alem do que te ensinam, pesquise, vá em busca do conhecimento por voce e para voce, ninguem tem uma formula de inculcar o conhecimento no seu cerebro e nimguem pode tirar de voce o conhecimento adquirido e se a educação te incomoda, vá lá e faça a diferença eu fiz isso e não me arrependo; daí voce verá que suas frustações serão outras,pois muitas coisas no mundo são limitadas(barradas), inclusive para o professor.Aluno e professor são um conjunto e se falam a mesma lingua chegaram longe, voce presta atençõa em seu professor? voce faz suas tarefas? faz pesquisas?Lembre-se o conhecimento ninguem te rouba!ninguem te tira!!!!!!!

  13. Viviane disse:

    Se SARESP realmente “desse dinheiro” para professor, coitados, todos morreriam de fome com o nível dos alunos atualmente… O que existe, e muito, é família relapsa, que acha que toda educação deve vir dos professores e que estes vão consertar o mundo, inclusive a omissão dos pais… Ah, a sociedade também se exime dessa culpa, pois só o professor é responsável… daqui a pouco também é responsável pela dívida externa… pelos miseráveis do mundo… pelas guerras… pelas pestes…

  14. britney disse:

    gisele !!!!!! cada professor é diferente um do outro eu to na quarta serie e tenho uma professora que eu odeio ela sim nao tem paciencia com os alunos mas isso é so com alguns professores nao adianta falar geral !!!!!! e concordo plenamente com a viviane

    abraços britney

  15. lucia disse:

    ninguem aprende sozinho, as pessoas valoriza tanto futebol, programas fútil, e não valoriza um cientista que descobre um remédio importantisimo… eu acho que devemos pesar que a escola é a única oportunidade que a maioria dos brasileiros tem para se tornar um ser crítico e sábio … os professores na maioria deixou de passar conhecimento para ser tornar babas, psicologos, a escola parece um clube, os alunos adora estar lá mas não é para estudar e sim para curtir a galera

  16. Rodolfo Abrantes disse:

    olá, sou professor da rede publica do estado de são paulo, leciono história há mais de 18 anos e afirmo que: o Saresp não tem o poder de reter ou promevor o aluno em hipotese algumaé é uma simples ferramenta do governo para avaliar o ensino no estado.

  17. Derick disse:

    Acho o SARESP uma avaliação importante para sondar a aprendizagem e nortear rumos e metas da unidade escolar, acredito se bem desnvolvido pode servir de parâmetro para a melhoria de alguns aspectos, pois queira ou não através de tal avaliação é possível identificar algumas “falhas” quanto ao ensino e desnvolvimento de habilidades nos alunos que necessitam ser melhorados, aperfeiçoados e dar condições para que avancem no processo…. Quanto ao critério de bonificação, acho que existem outras maneiras de repassar as verbas de forma mais transparente… Os professores necessitam de cursos de capacitações, formações, aprimoramento e não de avaliações que apenas os frustam e semente de uma conduta tracdional e hipócrita, pois prova não prova nada, apenas reprime, se as crianças soubessem as oportunidades que estão tendo agora e que outrora muitos pais e mães arreigados a ums cultura tradicionalissíma não tiveram, com certeza se empenhariam mais e aproveitariam tudo o que a educação lhe tem a oferecem e explorariam o máximo… Acho que está faltando mais transparência, investir em formação, parada pedagógica, discutir junto a comunidade, esclarecer-lhe certos aspectos para o diriecionamento de uma educação de qualidade e real funcionalidade da escolar ai são os caminhos… Infelizmente as escolas estão ultrapassadas, tudo renova, o mundo renova e a escola continua sempre na mesma…Lousa e giz… Assim vai ser impossível reistir diante da globalização e contemporaneidade, pois novos desafios são colocados: que criança vai querer ficar copiando ou ouvindo bla,blá, bla´… quando o mundo que o cerca e existem coisas mais interessantes: internet, jogos, musicas, entretenimento e não apenas coisas sem sentido como a escola que está fora da realidade… Quer que a escola sobrevica e os alunos aprendam utilizem dos recursos queo mundo apresenta, acompanhe as mudanças, dê oprtunidade de expressão: teatro, dinamismo… Só assim termos um Brasil voltado a formação de cidadão com consciências, hábitos saudáveis, voltados as não violência e a verdade integração de sustabildade e conservação do ambiente em que vivem, pois o estão destruindo… Pense, reflita não reprima os professores, incentive a serem docentes de verdade, a buscar caminhos para solução dos problemas atuais e que a tendência é aumentar mais se não houver união e conscientização das políticas públicas….

  18. Mari disse:

    Pais: olhem livros e cadernos de seus filhos, exija que estudem longe da tevê, do computador, do rádio ou de qualquer aparelho que lhes desviem a atenção. Acompanhem os filhos nas tarefas, ajude-os, ou aprenda com eles, instigue-os a buscar informação, a ler.
    Em vez de ficar pagando coisas da moda, dê livros, revistas.
    Ensine seus filhos a não jogarem lixo na rua, a não deprederam bem público, a respeitarem o próximo. Vocês deixam seus filhos à mercê da televisão e do computador, depois, quando vêm as notas, ficam esbravejando contra os professores. Ora essa, os pais são vocês, a escola cabe ensinar as matérias e cidadania, a vocês, fazer valer nossos ensinamentos e cuidar – reitero : cuidar! – de seus filhos.
    Se vocês cuidassem de quem realmente importa, assumissem a responsabilidade sobre o filho, não ficariam arranjando culpados, mas perguntariam a seus filhos o que eles fizeram o ano todo que tiraram essa nota.
    Buscar culpados, colocar filhos no mundo e achar que a escola é pai-mãe-avó e provedora, é fácil. Difícil é assumir que, como pais, você têm o dever de cobrar notas dos filhos, primeiramente e, por conseguinte, integrar-se a escola a fim de buscar melhorias junto a direção e coordenação. É, meus caros, não é fácil, né?! Demanda tempo, esforça e boa vontade. Você está apto a assumir esse encargo ou vau seguir buscando culpados pela nota que SEU FILHO TIROU?

  19. Cris disse:

    Meu Deus , nós professores somos burros ?????
    talvez sejamos mesmo por insistir tanto com alunos , que não sabem ao menos escrever bolso afff……
    Gisele corra atrás do prejuízo porque precisa urgentemente desses professores que acabou de chamar de burros ….

  20. EDSON disse:

    Fico impressionado pelo sentimento de ódio e raiva que vejo em algumas pessoas pelo professor. Tenho certeza que são os mesmos covardes que assistem calados o professor literalmente brigar para poder dar uma aula (por que os alunos e pais destes supostos interessados não fazem nada por uma aula melhor?). Quem ganha bônus mesmo são os gestores da escola, faça chuva ou faça sol. São bônus que variam entorno dos R$ 10.000,00 enquanto os professores ganham algo em torno dos R$ 800,00. Gestores cuja influência real na qualidade de ensino é nula! Só controlam frequência e entrega de merenda. Quem deve ser valorizado é o PROFESSOR este herói que apesar de tudo não desiste de sua missão…nem dos que o odeiam!!!!

  21. genio disse:

    mentira! saresp não faz ninguém passar de ano, mesmo pq o aluno não é obrigado a fazer a prova. O resto é tudo manipulação.

  22. markus disse:

    gisele…vc se precipitou um pouco!!
    nao que esteja errada..realmente e infelizmente ha professores que pensam apenas no bonus e nao estao nem aí com seus alunos..nao se interessam se o conteudo ensinado foi aprendido,tem que ser apenas decorado momentaneamente apenas para a prova….porem sei que existem professores que sabem de suas responsabilidades e deveres e parabenizo a todos.
    um abraço a todos…

  23. miriam disse:

    Gisele, talvez os professores tentaram lhe ensinar a ortografia para não cometer esses absurdos na escrita e parece que você dormiu nas aulas, ou talvez nem foi à escola! e quanto ao bônus (e não abono) não depende de alunos como você , existem outros critérios. Leia e informe-se! e assista aos telejornais. Um abraço

  24. Mariana disse:

    Chamar nós professores de burros é demais!! Considerando que em sua maioria um aluno do 3 ano do ensino médio não sabe escrever corretamente, não sabe interpretar um simples texto e ainda por cima não respeita seus professores e você gisele chama nós professores de burros??? Nós fazemos de tudo para que vocês tenham um pouquinho de conhecimento, e vejo mais uma vez nosso trabalho sendo desmerecido!

  25. Ale disse:

    Esqueci… essa Gisele e essa Júlia deviam fazer Pedagogia e quem sabe ter a capacidade de serem professores e mudarem essa realidade… pois EDUCAÇÃO VEM DE CASA … e uma parte dos alunos não a recebem… são arrogantes e não acrescentam nada à sociedade… além de ofenderem outras pessoas que elas nem conhecem… elas devem ser SUPER ALUNAS… prefiro continuar respeitando os professores, pois no mínimo eles cursaram uma faculdade, se formaram e estão COM CERTEZA num nível intelectual muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito melhor que o delas… façam algo útil… caderno de caligrafia, afinal é BOLSO… mega inteligente quem escreve BOLÇO…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  26. Re disse:

    Estava procurando algumas idéias para ajudar no desenvolvimento dos meus alunos e no meio do Saresp, encontro uma Gisele…Coitadinha, sofredora, doida pra aprender e rodeada de professores burros…O pior é que são as Giseles que tentam o tempo todo desmerecer o tamanho dos professores, que muitas vezes colocam a mão no bolso, com S que fique claro, pra continuar ensinando…Minha querida, se o bonus fosse nosso único interesse, estariamos perdidos…O que vale a pena nessa profissão, é que MUITOS alunos valem a pena, tem muita gente boa com vontade de aprender…E por eles, não pelo bonus, continuo nessa batalha…Acorda enqto da tempo !!!

  27. juju disse:

    se liga enquanto dá tempo, pequenos, na verdade nem li mas nesse site nem precisa lê tudo aqui é certo a melhor coisa do mundo 100% otimo, ameii!! há, amo o luan santana \o q novidede/

  28. carina disse:

    concordo com você mariana, a maioria dos alunos dos 3 anos do ensino médio mal sabem ler, e ainda nos chamam de burros!? as crianças do C.A. estão lendo melhor que eles e nos chamam de burros!? q isso, por favor né? nós estudamos dias e noites para poder passar um pouco de conhecimento para poder ´saberem o mínimo, pq não prestam atenção querem brincar, gisele fala isso pq ela tem é medo de ser reprovada, palhaçada, não existe pessoa melhor para dar aula do que um professor, por favor, né gisele? você que é burra, sem ofensas, por ter escrito isso, professor, vcs deviam agradecer a eles por ter a paciencia de aguentar aos bagunceiros, agradecer por ter que aguentar você gisele, não sei quem vc é mas quem lê seu comentário vão achar que você é uma completa idiota, mariana se tá comigo, menina mas ÂÂÂ!?

  29. Bruna disse:

    Bom, logo se vê que a culpa de muitos filhos serem o que são, vem dos pais. Quanta ignorâcia e desinformação. Que vergonha, meu Deus!!!!
    O jeito é agradecer pois meus filhos não terão concorrentes para disputar uma vaga. O povo quer viver de esmola do presidente (bolsa escola), vivam!

  30. amanda disse:

    NÃO ACREDITO,perde o tempo falando mal dos outros,cuida da vida de vcs!!

  31. tainara disse:

    acho que o saresp e uma otima oportunidade para conseguir melhorar minhas notas e me ajudar no vestibular daqui 3 anos..

  32. Claudilan da Cruz Ramos disse:

    O Saresp é uma oportunidade de avaliar o nível de conhecimento do aluno,eu acho bem produtivo.
    Se possivel me envie as ultimas edições das provas?…Eu ficarei grata…

  33. monica disse:

    amo vc sandro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *