Menu

Criança

Atualizado em 4 de julho de 2012, às 22:55 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Sapatos do bebê: como escolher

Os sapatos podem interferir no crescimento e desenvolvimento dos pés. Saiba quais os cuidados com os pés e confira dicas como escolher os sapatos ideais para o seu bebê.
480295 Os sapatos devem deixar que os pes respirem naturalmente Sapatos do bebê: como escolherOs sapatos para bebês devem ser confortáveis.

A maioria dos pais tem o costume de comprar os calçados para o filho visando a beleza e a moda. Porém, é indispensável saber que o sapato ideal varia de acordo com a idade da criança e deve proporcionar conforto, ajustar corretamente aos pés e não limitar o movimento. Pensando nisso, selecionamos dicas de como escolher os sapatos para bebê. Confira.

Cuidados com os pés

Os pés das crianças, assim como o corpo, estão em constante desenvolvimento até a fase adulta. Por isso, é importante tomar alguns cuidados com os pés dos bebês.

Os bebês não possuem os ossos formados totalmente. Os pés são mais flexíveis, delicados e propensos a perder a forma sem que a criança sinta dores. Os calçados devem ser escolhidos com cuidado para que não prejudiquem os pés ou causem deformidades.

Veja alguns modelos de sapatinhos para bebês 

 

480295 1458245746 62b8cec931 Sapatos do bebê: como escolherOs pés dos pequenos necessitam de cuidados especiais pois estão em constante crescimento.

Dicas de como escolher os sapatos para o bebê

1. Os sapatos não devem atrapalhar o desenvolvimento dos pés. Para os bebês, a palmilha deve ser plana, para que a planta do arco dos pés seja formada naturalmente.

2.  Eles devem ter formato que ajuste bem aos pés e devem ser feitos com materiais que façam com que os pés respirem e transpirem naturalmente, como se estivessem descalços.

3. O sapato deve ter calcanhar firme para que, quando o bebê estiver aprendendo a andar, fique firme e evite torções nos pés. O solado antiderrapante também é indispensável para evitar as quedas.

4. O conforto dos sapatos é essencial para a criança. As sandálias e chinelos duros podem causar problemas nos pés, portanto devem ser evitados.

5. Os sapatos de plástico devem ser evitados, pois causam bolhas e até chulé. O material dos sapatos deve proporcionar transpiração.

6. O couro de excelente qualidade pode ser uma ótima opção de material para sapatos infantis. Além disso, um bom forro ajuda a evitar os machucados nos pés.

Outras dicas

  • Primeiros passos: o ideal é que a criança dê os primeiros passos descalço ou com meias antiderrapantes para estimular o desenvolvimento da musculatura dos pés.
  • Sapato para caminhar: a criança necessita de sapatos sem costura, com solado macio e que facilite a troca dos passos.
  • Sapato para andar na rua: o ideal é aquele que contenha solado mais grosso e que proporcione conforto ao passeio.
  • Não se esqueça: é importante ficar atento para troca de sapatos, pois os pés da criança até os 18 meses de idade aumentam a metade do seu tamanho a cada três meses.

Veja como comprar sapatinhos para bebê na internet 

A escolha dos sapatos certos para os bebês é indispensável para o crescimento e desenvolvimento saudável dos pés. Eles devem proporcionar conforto, respiração, transpiração e flexibilidade. Portanto, fique atento na hora de escolher o sapato do seu filho. Lembre-se que nem sempre moda e beleza são sinônimos de qualidade.