Menu

Notícias

Atualizado em 17 de março de 2010, às 23:57 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Santo Daime: Efeitos, Hinos, Religião

santo daime efeitos hinos religião Santo Daime: Efeitos, Hinos, Religião

O Santo Daime é uma religião criada no início do século XX na Amazônia. Os cultos já foram alvos de sérios questionamentos devido ao consumo de substâncias alucinógenas que interferem no comportamento dos fieis. A manifestação religiosa é cristã, procura fazer uma pregação da fé e buscar o autoconhecimento.

A doutrina espiritual elegeu uma bebida como base sacramental, um chá que leva o nome de Ayahuasca, uma substância feita à base de plantas que costuma ser descrita pelos cientistas como uma droga psicodélica. As pessoas que participam dos ritos e consomem a bebida conseguem bem-estar e catalisam todas as energias espirituais.

A religião Santo Daime foi fundada por Raimundo Irineu Serra depois que ele consumiu a bebida sagrada e presenciou os seus efeitos. Ele encontrou as plantas para preparar a Ayahuasca no território do Acre, época em que ainda trabalhava em seringais. A nova doutrina que começava a ganhar forma misturou traços culturais do catolicismo, esoterismo e também das tradições afro-brasileiras.

Os trabalhos espirituais foram iniciados em 1930, ainda com um pequeno grupo de seguidores. Com o tempo, a religião se tornou conhecida e chegou a outros estados brasileiros, conquistando novos adeptos. Hoje, somam 10 mil pessoas que pregam a doutrina do culto religioso Santo Daime, tanto no Brasil como também em outros países do mundo.

O estilo de liturgia adotado pela religião valoriza o canto de hinos e a sonoridade dos instrumentos musicais, por isso os ritos são sempre muito animados. Nesses encontros também são feitos trabalhos de concentração e cura.

Recentemente a doutrina do Santo Daime se tornou conhecida na mídia devido ao assassinato do cartunista Glauco, que era o fundador de um centro em São Paulo que pregava essa doutrina. O acontecimento chocou o Brasil, porque o homicida foi um dos seguidores de Glauco, Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, de 24 anos. O rapaz alegou que invadiu a chácara com a intenção de seqüestrar Glauco e não mata-lo.

Não foi apenas o cartunista a vítima desse atentado, o filho dele também levou tiros e morreu no local. Logo depois do crime Carlos Eduardo permaneceu foragido, mas não demorou para que a polícia localizasse o paradeiro do criminoso. Tudo indica que o jovem era usuário de drogas e estava sofrendo de problemas mentais, já que alegava ser Jesus Cristo.

Após esse acontecimento que chocou o país, pesquisadores da USP estão estudando os efeitos do chá do Santo Daime, o que a bebida é capaz de causar no cérebro humano. Segundo algumas análises, a substância exerce influência sobre as emoções, gera desequilíbrio e euforia. A droga altera as percepções do indivíduo e provoca visões destorcidas.

Confira a seguir dois hinos do Santo Daime:

Eu Peço

Eu peço, eu peço
Eu peço ao Pai Divino
Quem me dê a Santa Luz
Para iluminar o meu caminho
Eu peço à Vigem Mãe
E a Jesus Cristo Redentor
Iluminai o meu caminho
Nessa estrada do amor
Essa estrada do amor
Dentro do meu coração
Eu peço a Jesus Cristo
Que nos dê a salvação
Eu peço a salvação
Que só vós pode nos dar
Perdai-nos neste mundo
E na vida espiritual

Eu tomo esta bebida

Eu tomo esta bebida
Que tem poder inacreditável
Ela mostra todos nós
Aqui dentro desta verdade
Subi, subi, subi
Subi foi com alegria
Quando eu cheguei nas alturas
Encontrei com a Virgem Maria
Subi, subi, subi
Subi foi com amor
Encontrei com o Pai Eterno
E Jesus Cristo Redentor
Subi, subi, subi
Conforme os meus ensinos
Viva o Pai Eterno
E viva todo ser divino