Menu

Saúde

Atualizado em 26 de novembro de 2012, às 9:11 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Sangramento após relação sexual: o que pode ser?

Muitas mulheres apresentam alterações durante a relação sexual. Saiba o que pode ser o sangramento após o sexo.

Em nosso meio, muitas mulheres buscam atendimento médico, com queixa de sangramento pós o ato sexual (coito). São diversas as causas que podem levar ao aparecimento dessa manifestação, entre elas, a mais comum é a infecção uterina. Devido a isso, separamos algumas informações sobre o que pode ser o sangramento após relação sexual.

Saiba o que pode ser a dor após as relações sexuais.

543090 sexo Sangramento após relação sexual: o que pode ser? O sangramento pós coito é um sintoma muito comum entre as mulheres. (Foto: divulgação)

Causas de sangramento após a relação sexual

Segundo especialistas, o sangramento que surge após a prática da relação sexual possui uma variedade de etiologias (causas). Entre todas elas, podemos citar:

  • Alterações do próprio organismo;
  • Lesões no colo do útero;
  • pólipos uterinos;
  • gravidez ectópica;
  • dor pélvica crônica;
  • Pílula anticoncepcional com dosagem hormonal  fraca;
  • Infecção uterina;
  • Endometriose;
  • Câncer de colo de útero, etc.

Além do sangramento, a mulher pode apresentar dor durante o ato sexual. Este sintoma costuma deixá-las  preocupadas, fazendo com que busquem a orientação de um especialista.

Hemorragia – uma grave consequência

O sangramento após a relação sexual pode ocorrer devido a uma doença e pode trazer graves consequências a saúde da mulher. Por isso, é muito importante que a paciente busque a orientação de um médico especialista para evitar complicações potencialmente fatais, entre elas a hemorragia.

543090 409035 A reposição hormonal feminina só poderá ser feita por um médico ginecologista. Sangramento após relação sexual: o que pode ser? Diante de sangramento após a relação, é necessário buscar atendimento clínico. (Foto: divulgação)

Mulheres mais velhas devem ter atenção redobrada

Pequenas feridas ou alguma lesão no colo do útero podem levar ao sangramento após a relação sexual. Além disso, uma infecção ou um mioma pode ser o responsável pelo aparecimento do problema. No entanto, quando a mulher apresenta uma idade mais avançada, a atenção dada ao sangramento pós coito deve ser maior. Isto se deve ao risco de câncer de útero, que é mais prevalente em mulheres que estão na menopausa.

Buscando atendimento médico

Diante de um quadro de sangramento pós coito, é essencial que a mulher busque a orientação de um médico especialista. Através da avaliação desse médico, é possível conhecer todos os dados clínicos, incluindo a frequência do sangramento e chegar a possível causa do problema. Além disso, o ginecologista poderá solicitar alguns exames complementares, assim como realizará o exame prevenção.

543090 A dor geralmente está associada ao sangramento pós relação sexual. Foto divulgação Sangramento após relação sexual: o que pode ser? A dor geralmente está associada ao sangramento pós relação sexual. (Foto: divulgação)

O sangramento que aparece após a relação sexual é um sinal que deixa muitas mulheres preocupadas. Quando esse sinal aparece, é muito importante buscar a orientação de um médico especialista. Através de uma avaliação especializada, é possível realizar uma história completa, seguida de exame físico ideal e que, em conjunto, são essenciais para a verificação da causa do problema.

Conheça mais sobre o câncer do colo útero.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.